FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Falta de Nutrientes
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Alberto Alves
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 13/06/07
Idade: 35
Mensagens: 642
Localização: Goiania-Goias

MensagemEnviada: Qui Nov 08, 2007 9:17 pm    Assunto: Falta de Nutrientes Responder com citação

Toda planta necessita de nutrientes para sua sobrevivência, mas cada uma exige mais ou
menos alguns deles. Entretanto, a falta desses nutrientes acarreta em problemas comuns
às plantas. Segue abaixo uma lista do que ocorre com as plantas na falta de cada nutriente.


- Nitrogênio: A planta inteira fica verde claro. As folhas de baixo ficam amarelas e o
crescimento é retardado.

- Fósforo: A planta inteira fica verde azulada, podendo desenvolver um aspecto vermelho
ou roxo. As folhas de baixo devem ficar amarelas, secando de um marrom esverdeado para o preto. O crescimento é retardado.

- Potássio: As folhas ficam com aspecto de papel, com áreas mortas ao longo dos limites das folhas. O crescimento é retardado.

- Magnésio: As folhas de baixo ficam amarelas ao longo das pontas e das margens e entre as veias. As folhas de baixo murcham.

- Cálcio: Os talos e as folhas novas morrem.

- Zinco: Os tecidos das folhas entre as veias ficam mais claros e amarelados, com aparência de papel.

- Ferro: Os tecidos das folhas ficam amarelados, enquanto as veias permanecem verdes.

- Cobre: Os limites das folhas ficam verde escuro ou azul, além de se curvarem para cima. As folhas jovens murcham permanentemente.

- Enxofre: As folhas jovens ficam verde pálido, enquanto as mais novas permanecem verdes. A planta fica atrofiada e delgada.

- Manganês: O crescimento da planta é retardado. As folhas de baixo ficam quadriculadas em um padrão de verde e amarelo.

- Molibdênio: As folhas ficam mirradas, verde pálido e com má formação

Grande abraço
_________________
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário Endereço AIM Yahoo Messenger MSN Messenger
Felipe
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 14/09/05
Idade: 43
Mensagens: 921
Localização: Florianópolis - SC

MensagemEnviada: Sex Nov 09, 2007 9:46 am    Assunto: Responder com citação

Alberto,
boa matéria.
_________________
Felipe Costa
Clube Floripa Bonsai
https://www.facebook.com/pediquejardinagem
http://pedique.blogspot.com.br/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 11/06/06
Idade: 49
Mensagens: 799
Localização: Ribeirão Preto - SP

MensagemEnviada: Sex Nov 09, 2007 11:30 am    Assunto: Bela postagem Responder com citação

Somente reforçando o que o Felipe disse: GRANDE, EXCELENTE materia.

Uma pergunta, E no caso de excesso??? quais os sintomas?


Abraço fraterno
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Alberto Alves
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 13/06/07
Idade: 35
Mensagens: 642
Localização: Goiania-Goias

MensagemEnviada: Sex Nov 09, 2007 3:07 pm    Assunto: Responder com citação

Edmilson e felipe obrigado por terem gostado.
E a pesquisa continua...

Micronutrientes
Principais Funções:

Fe, Mn, Cu, Ni: Constituinte de enzimas (metaloproteínas)

Mn, Zn: Ativação de enzimas

Fe, Cu, Mn, (Cl): Envolvimento no transporte de elétrons na
fotossíntese

Mn, Zn, Mo: Envolvimento na tolerância ao estresse

Cu, Mn, Zn, B: Envolvimento no crescimento reprodutivo
(indução ao florescimento, polinização,
estabelecimento do fruto)

B, Zn: Constituinte de paredes celulares e
membranas
.
.
.
Agora vou buscar os sintomas de excesso a coisa é complexa... Mr. Green
_________________
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário Endereço AIM Yahoo Messenger MSN Messenger
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 11/06/06
Idade: 49
Mensagens: 799
Localização: Ribeirão Preto - SP

MensagemEnviada: Sex Nov 09, 2007 4:18 pm    Assunto: Não me segura não Responder com citação

Sensacional, muito obrigado por dividir conosco seus conhecimentos.
Sem dúvida alguma não é nada fácil, mas certamente irá valer o esforço.

Abraço fraterno
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Sex Nov 09, 2007 6:05 pm    Assunto: Re: Bela postagem Responder com citação

Edmilson escreveu:
Uma pergunta, E no caso de excesso??? quais os sintomas?


Olá Edmilson

Não sou nenhum expert na matéria (nem noutras), mas pelo que sei, os sintomas provocados pelo excesso, são aqueles que são visiveis nas carências...isto porque um determinado nutriente em excesso impossibilita/afecta a disponibilidade de outro.

Por ex: um adubo muito rico/alto em Nitrogénio afecta a disponibilidade de Cobre e Ferro, não quer dizer que eles não estejam presentes no adubo que administra, mas sim que estes, por excesso de nitrogénio não serão assimilados ou serão muito menos do que se deveria, o resultado visivel desse mesmo excesso, será/serão os mesmos da carência dos respectivos nutrientes Wink...e muitos deles são de dificil detecção podendo inclusive, vir a ser confundidos com uma possivel praga Confused

O Site do Atelier de Bonsai tem um artigo com uma tabela que pode e deve ser consultado ver em
"ALTERAÇÃO DE ELEMENTOS PELA FALTA OU PELO EXCESSO DE OUTROS ELEMENTOS. Importante matéria para o todo bonsaísta"

Cptos.

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 11/06/06
Idade: 49
Mensagens: 799
Localização: Ribeirão Preto - SP

MensagemEnviada: Sex Nov 09, 2007 11:19 pm    Assunto: Quanto mais ajuda, melhor Responder com citação

Grande Castro, muito obrigado pela sua atenção e pela pronta resposta. Tenho algumas plantas que estão apenas em caco de telha, estou adubando quimicamente, porem não estou conseguindo grandes resultados, realmente não sei se esta havendo uma falta ou seria excesso de adubação.

Infelizmente não consegui localizar o topico sugerido, poderia por gentileza enviar o link?



Abraço fraterno
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Sáb Nov 10, 2007 10:08 am    Assunto: Responder com citação

Oi Edmilson Very Happy

http://www.atelierdobonsai.com.br/bonsai.html
Se não me enganei é o 24.º artigo a contar de baixo Wink


Não sei, mas pode acontecer que por estarem em caco de telha (inerte)
na sua totalidade, não existe muita CT (capacidade de troca) logo grande parte desses nutrientes acabam por ser descartados pela lexiviação.

Eu à 2 anos também fiz o mesmo aos meus, coloquei alguns em 100% de Akadama e não volto a fazê-lo...corri demasiados riscos com as temperaturas que se fizeram sentir, e acredito que muito dos nutrientes que lhes administrei, acabaram por se perder dessa forma.
Agora leva sempre um pouco de matéria orgânica, para haver uma melhor uma assimilação dos nutrientes por parte das raizes.
Num solo inerte torna-se mais complicado a existência de um ecosistema, cuja flora microbiana tem um papel fundamental no processamento desses mesmos nutrientes.

Cuidados com os adubos quimicos, hein! Wink.

Boa sorte

Abraço,

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Alberto Alves
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 13/06/07
Idade: 35
Mensagens: 642
Localização: Goiania-Goias

MensagemEnviada: Sáb Nov 10, 2007 11:10 am    Assunto: Responder com citação

Prezado Castro obrigado pelas mensagens,como sempre ajudando da melhor maneira possível Wink
Realmente essa máteira do Mário é muito boa vale a pena conferir...
Grande abraço
_________________
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário Endereço AIM Yahoo Messenger MSN Messenger
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 11/06/06
Idade: 49
Mensagens: 799
Localização: Ribeirão Preto - SP

MensagemEnviada: Sáb Nov 10, 2007 7:14 pm    Assunto: Obrigado Responder com citação

So tenho a agradecer a voces pela atenção.
Realmente muito interessante a tabela, ainda não tinha observado. Já imprimi e coloquei em minha pasta.

Já tirei dois pitecos do caco te telha e coloquei em solo com materia organica. Farei isto em todas as plantas que estas apenas em telha.


Imensamente grato
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/07/04
Mensagens: 965
Localização: Morrinhos-GO

MensagemEnviada: Qui Nov 15, 2007 9:31 pm    Assunto: Responder com citação

Alberto,

Muito boa sua matéria, com certeza vai ajudar muita gente. Como o Castro, eu também não abro mão de colocar matéria orgânica no substrato. Qualquer que seja a formulação, sempre coloco matéria orgânica no meio, ajuda muito a equilibrar o metabolismo da planta evitando também o aparecimento de pragas.

Do amigo Geraldo Inocêncio
_________________
web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil