|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Marco
Registrado: 19/07/07 Mensagens: 59 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Ter Nov 20, 2007 11:43 am Assunto: Considerações sobre Jaboticabeira |
|
|
Amigos, gostaria que os mais experientes no cultivo de Jaboticabeira me respondesem algumas dúvidas:
1- Jaboticabeira responde bem à poda radical (drástica)?
2- Ela cicatriza bem ou tende a ficar com as marcas das podas abertas?
3- Para fazer alporque em tal espécie deve se retirar suas folhas por completo ou é melhor deixar a folhagem até que as raizes se desenvolvam?
Abraço.
Editado pela última vez por Marco em Ter Nov 20, 2007 1:30 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

Registrado: 14/09/05 Idade: 45 Mensagens: 921 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Ter Nov 20, 2007 12:50 pm Assunto: |
|
|
Marco,
tudo bem amigo????
Jabuticabeiras respondem bem a poda radical. Demora um pouco para cicatrizar...mas o correto é colocar um bom cicatrizente e depois com o tempo ir mordendo nas bordas com o "bola"..isso vai fazer com que ela mesmo feche esta cicatriz.... mas uma coisa é certa sempre vai ficar alguma marca. Qdo for fazer a poda radical faça com que este corte fique na parte de tras, justamente para não aparecer muito...mas para isto teras que ter muito sorte nas brotações.
Enquanto a alporquia nas Jabuticabeiras é uma coisa complicada, pois demora muito e tem que ser bem feito. _________________ Felipe Costa
Clube Floripa Bonsai
https://www.facebook.com/pediquejardinagem
http://pedique.blogspot.com.br/ |
|
|
 |
Wilson Fracassi 3.o PASSO

Registrado: 23/03/06 Idade: 55 Mensagens: 470 Localização: Jaú -S.P
|
Enviada: Ter Nov 20, 2007 2:35 pm Assunto: |
|
|
Marco,
Só completando a resposta do Felipe, a alporquia de fato demora, em torno de 1 ano, mas é perfeitamente viável. A única diferença que eu costumo fazer no alporque da jabuticaba é escavar um pouco mais o lenho em vez de apenas retirar a casca , para evitar que ela feche o corte, e melhore a emissão de raízes. Quanto à poda radical, pela experiência que tenho indico que faça acima da primeira bifurcação de galhos. Podas radicais onde ficam apenas um toco podem ocacionar a perda da muda, pode até brotar, mas..... há o risco e não precisa desfolhar não. |
|
|
 |
Marco
Registrado: 19/07/07 Mensagens: 59 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Ter Nov 20, 2007 3:35 pm Assunto: |
|
|
Vlw grande Felipe.
Vlw Wilson.
Se o alporque for a um palmo de onde saem as raizes hj, será que é possivel fazer o procedimento do corte, colocar esfagno e hormonio, transplanta-la em vaso fundo e cobrir de terra até onde esta o esfagno (inclusive este). Assim, rego ela normalmente e não corro o risco de ficar com aquela bola do alporque por um ano. Vai parecer que não há alporque, vcs entendem, pq o esfagno vai estar coberto por terra.
O que vcs acham? |
|
|
 |
Wilson Fracassi 3.o PASSO

Registrado: 23/03/06 Idade: 55 Mensagens: 470 Localização: Jaú -S.P
|
Enviada: Ter Nov 20, 2007 4:00 pm Assunto: |
|
|
Marco,
Eu optaria pelo alporque tradicional, ou seja deixando o alporque exposto, não da forma como voce descreve, mas.... |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Qua Nov 21, 2007 10:01 am Assunto: |
|
|
Marco,
eu tentei fazer uma alporquia em jabuticabeira mas não obtive sucesso. Provavelmente pela minha pouca experiência no assunto e porque a minha ansiedade de principiante não me deixou esperar o tempo necessário (~1ano).
Comprei uma muda já produzindo e das podas que fiz retirei algumas estacas. Estou tentando agora a técnica de estacas mergulhadas numa lata e cobertas com substrato conforme artigo no fórum MATÉRIAS...
Um abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|