 |
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
nabase 2.o PASSO

Registrado: 27/08/06 Mensagens: 377 Localização: Limeira - S.P. -
|
Enviada: Qua Nov 28, 2007 1:16 pm Assunto: Acer Palmatum |
|
|
Pessoal, o que posso fazer com este Acer?
 _________________ "Tudo passa" |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Gui Lopes Soares

Registrado: 13/11/06 Idade: 40 Mensagens: 65 Localização: Bebedouro/SP
|
Enviada: Qua Nov 28, 2007 1:20 pm Assunto: |
|
|
Olá Natalino!
Como mero aprendiz e inciante, minha humilde opinião seria tirar um pouco da altura, escorredor e mamadeira, e depois, paciencia. Ela a meu ver ainda "parece" bem novinha.
Mas vamos ouvir a opinião dos outro colegas, assim aprendemos todos juntos!
Qual a altura dela!?
Abraços! |
|
Voltar ao topo |
|
 |
GIULLIANO CARNEIRO 2.o PASSO

Registrado: 06/11/06 Idade: 52 Mensagens: 250 Localização: Porto Velho/RO
|
Enviada: Qua Nov 28, 2007 11:00 pm Assunto: |
|
|
Como o Gui Lopes, acredito que o melhor a fazer é reduzir a altura e a partir das novas brotações pensar em um estilo, depois disso é ter paciência. _________________ GIULLIANO CARNEIRO COSTA |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Rodrigo-RS 3.o PASSO


Registrado: 09/04/05 Idade: 44 Mensagens: 409 Localização: Vacaria RS
|
Enviada: Sex Nov 30, 2007 9:45 am Assunto: |
|
|
olá nabase
posso acrescentar outra opinião, ao iniciar um bonsai uma boa tecnica é deixa-lo ganhar altura para engrossar o caule na base, eu deixaria ate o fim do proximo inverno e faria sim uma redução, uns 20cm do solo, trabalharia com um novo apice e galhos primarios, deixaria ganhar altura e efetuaria a poda para galhos secundarios... e posterior apice
existe algumas tecnicas de engrossamento de caule seriam interessante....
rodrigo _________________ Rodrigo |
|
Voltar ao topo |
|
 |
FrK_leal 3.o PASSO


Registrado: 19/07/05 Idade: 42 Mensagens: 589 Localização: Joinville - SC
|
Enviada: Sex Nov 30, 2007 10:32 am Assunto: |
|
|
No último encontro da niponbonsai o Mestre Hidaka ensinou uma técnica bem interessante para engrossar o tronco.
O que ele fazia era usar o conceito do galho de sacrifício, um galho que vc deixa cresecer à vontade para depois eliminá-lo da estrutura. Vc inclusive pode trabalhar o restante da planta.
Isso não é nada novo, já teve bastante gente no forum que mencionou a técnica, mas o que é novo, pelo menos p/mim, são as sucessivas desfolhas que o mestre faz no galho de sacrifício, deixando folhas só na ponta e não no meio do galho, evitando que se faça sombra na estrutura principal....
Acho que vc pode fazer a poda baixa e escolher um dos galhos para a aplicação da técnica, ou fazer uns aplorques antes.... _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
(Meu aquario é minha televisão)
frkdesign.blogspot.com |
|
Voltar ao topo |
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO


Registrado: 15/03/07 Mensagens: 936 Localização: brasilia df
|
Enviada: Sex Nov 30, 2007 1:11 pm Assunto: |
|
|
nabase essa tecnica do galho de sacrifio e muito boa fiz uma e deu muito certo acredito que seria interessante no seu caso.
abraço _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
joellagunasc PARTICIPANTE


Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Sex Nov 30, 2007 10:21 pm Assunto: |
|
|
Nabase , acrescento so uma sugestão nas dicas dos colegas.
Apos engrossar um pouco mais o tronco , em vez de simplesmente cortar o galho para reduzir a altura faça uma alporquia da parte superior , ou de repente ate mais de uma , e dos galhos mais finos faça estaquias.
De um acer vice poderá ter varios filhotes.
Joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Sex Nov 30, 2007 10:47 pm Assunto: |
|
|
Olá a todos
FrK_leal escreveu: | ...mas o que é novo, pelo menos p/mim, são as sucessivas desfolhas que o mestre faz no galho de sacrifício, deixando folhas só na ponta e não no meio do galho, evitando que se faça sombra na estrutura principal.... |
FrK_leal
O que refere deve-se ao facto de que aquilo que se pretende, é que o ramo de sacrificio, se desenvolva ainda mais...ao podá-lo dessa forma está-se a estimular que o denvolvimento se faça com maior evidencia na ponta o ramo (crescimento, e consequentemente encorpar) coisa que a árvore por si só já faz, distribui a energias para os ápices, só que agora com maior prioridade .
Se a poda fosse nas pontas dos ramos, estar-se-ia dessa forma a estimular a rebentação de novos ramos ao longo do ramo secundário e tal facto representa pelo retroceder de energia uma diminuição de metabolismo nesse local.
Uma das normas que nós não usamos ( eu incluido ) é que os ramos só deviam ser podados apenas quando tivessem a grossura pretendida, sendo que estes devem ser aramados para terem as sinuosidades pretendemos, e de pois levar uma dobra, vira-lo para cima, para crescer à vontade.
Caro Nabase
Eu concordo em pleno com a opinião do Amigo Rodrigo-RS...se tiver espaço para tal, é claro
Boa sorte
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
Voltar ao topo |
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|