|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
J.Marcos
Registrado: 02/12/07 Mensagens: 6 Localização: Nova Friburgo - RJ
|
Enviada: Dom Dez 02, 2007 7:50 pm Assunto: Ajuda com bonsai de jabuticabeira. |
|
|
Olá sou proncipiante e cheguei até aqui através do fórum jardineiro.net
Possuo uma bonsai de quase 90 centímetros de altura de jabuticaba. Esse bonsai já está no vaso de cimento há 11 anos, sem nunca ter tido podado suas raízes. Atualmente ele vem perdendo alguns dos seus galhos que estão se tornando secos.
Gostaria de saber se é a época ideal para retira-lo do vaso e proceder uma poda em suas raízes e efetuar a troca do substrato?
Caso positivo, aqual seria o substrato ideal para o mesmo?
Como poderia podar essas raízes?
Quais deveriam ser podadas?
Informo ainda que o mesmo não está florido nem com frutos.
Qual tipo de adubo poderia utilizar no mesmo?
Enfim, qualquer informação que puderem tecer sobre o assunto, ficaria muito agradecido. |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Dez 02, 2007 8:54 pm Assunto: |
|
|
Marcos
Seria muito interessante você mostrar uma foto da jabuticabeira, para que a avaliação das condições dela seja melhor. Além disso, no seu perfil não há informação sobre qual sua cidade ou estado, de maneira que não podemos dizer se o momento seria o mais adequado para o transplante em sua região.
Mesmo assim, eu recomendaria o seguinte:
1) Como os galhos estão morrendo, faça transplante de emergência o mais rápido possível;
2) Use um vaso maior que o atual, para que não seja necessário podar raízes, visto que as condições delas não devem estar muito boas, depois de 11 anos no mesmo vaso;
3) Reduza o comprimento de alguma raiz muito longa, mas antes veja se tem outras para nutrir a planta. No entanto, verifique se existem raízes secas ou podres e remova;
4) Faça uma poda leve de redução de galhos;
5) Use um substrato bastante drenante, composto de 50% chamote (tijolo quebradinho), 30% pedriscos de rio ou aquário e 20% compostagem;
6) Depois do transplante, mantenha em local de semi-sombra por uma semana e aumente a exposição solar ao poucos;
7) Reinicie a adubação somente depois de 45 dias após o transplante;
8) Espere a recuperação da planta e na época adequada (máximo de 1 ano), faça o transplante programado, com poda moderada de raízes e modelagem de galhos. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
J.Marcos
|
Enviada: Dom Dez 02, 2007 9:12 pm Assunto: |
|
|
Ferreira, muito obrigado pelas orientações e atenção.
Peço-lhe desculpas por não ter colocado os dados do meu perfil.
Sou de Nova Friburgo, RJ, região serrana.
De todas as vossas orientações, a única que não consegui entender foi a
Ferreira escreveu: | 5) Use um substrato bastante drenante, composto de 50% chamote (tijolo quebradinho), 30% pedriscos de rio ou aquário e 20% compostagem; |
Deixe-me ver se entendi.
Tenho que usar 50% de chamote, mais 30% de areia de aquário e só 20% de compostagem?
Não possuo essa compostagem. Gostaria de saber se posso usar húmus de minhoca de excelente qualidade, já que apanho direto do "minhocodromo".
Outra pergunta:
Não é pouco substrato não? |
|
|
 |
pedrotv 2.o PASSO

Registrado: 12/04/07 Mensagens: 264 Localização: Nova Friburgo - RJ
|
Enviada: Dom Dez 02, 2007 9:13 pm Assunto: |
|
|
Marcos, faz o que o Ferreira indicou! Acho que ninguém terá nada a acrescentar! Ô sujeito que entende do assunto, sô!!!
Mas, de qualquer maneira, tenta postar uma foto da sua jabuticabeira... _________________ Um amigo é uma estrada, um inimigo é um muro - provérbio chinês.
Abraços,
Pedro Bessa
http://pedrobonsai.wordpress.com |
|
|
 |
pedrotv 2.o PASSO

Registrado: 12/04/07 Mensagens: 264 Localização: Nova Friburgo - RJ
|
Enviada: Dom Dez 02, 2007 9:15 pm Assunto: |
|
|
Cara, a gente postou junto e somos da mesma cidade!!! Não use o húmus não... Posso te indicar usar um substrato rend-max com areia na proporção 50%-50% que tenho certeza que fará bem à sua planta, seguindo ainda as recomendações do Ferreira! Te mando por mp meu telefone, para contato. Estou procurando pessoas de Friburgo que sejam interessados na arte. _________________ Um amigo é uma estrada, um inimigo é um muro - provérbio chinês.
Abraços,
Pedro Bessa
http://pedrobonsai.wordpress.com |
|
|
 |
J.Marcos
|
Enviada: Dom Dez 02, 2007 9:40 pm Assunto: |
|
|
pedrotv.
Vou seguir a risca as informações passada pelo Ferreira. De qualquer forma, vou lhe contatar para obter maiores informações de onde adquirir tal substrato.
Veja a coincidência, estamos tão pertos e eu vou procurar ajuda nesse
mundão.
Ahh, editando para maiores informações.
Amanhã posto algumas fotos do referido bonsai. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|