Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
vhobus Visitante
|
Enviada: Qui Dez 13, 2007 9:40 am Assunto: Ficus organensis (nativo) 2004 - 2007 |
|
|
Olá...
Este Ficus já apareceu tempos atrás neste forum, mas vou postar novamente, agora com sua atual formação!
Este foi um presente que ganhei de meu grande amigo Pedro Stumm!
2004
2005
maio 2007
dez. 2007
Trabalho dessa semana:
Desfolha, aramação, escolha de nova frente e replantio.
Vaso: Chines.
 |
|
|
 |
juliano
|
Enviada: Qui Dez 13, 2007 10:20 am Assunto: |
|
|
Valdir...
Excelente exemplar...
Parabéns!!! _________________ Juliano Bolognini |
|
|
 |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Qui Dez 13, 2007 11:39 am Assunto: |
|
|
Valdir tu tambem humilha heim!!!
Show de Bola
Joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
Sambarilove 2.o PASSO

Registrado: 25/12/06 Mensagens: 261 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qui Dez 13, 2007 12:53 pm Assunto: |
|
|
Valdir,
Não veja nisso uma crítica; estou apenas querendo aprender um pouco mais.
Olho para a foto MAIO-2007 e para mim está ótimo. O dia em que possuir uma planta assim, penduro a chuteira.
Gostaria de saber o que vc está pretendendo com a intervenção posterior? Que melhoramentos vc quer conseguir? _________________ O primeiro grande desafio é mantê-las vivas... |
|
|
 |
vhobus Visitante
|
Enviada: Qui Dez 13, 2007 1:24 pm Assunto: |
|
|
Olá pessoal... obrigado pelos comentários...
Sambarilov:
Uma das coisas que é interessante no bonsai é exatamente isso: vc nunca termina o trabalho.
Quando fiz a foto maio2007, ele estava bom para mim. Mas, como nosso crescimento na arte é continuo, cheguei a conclusão que, 6 meses mais tarde, eu já estava mais exigente do que antes.
Por isso resolvi mudar a planta mais um pouco.
Invertendo a frente, consegui dar ao tronco uma sinuosidade mais acentuada, dando mais equilibrio e estabilidade ao conjunto. E escondi uma cicatriz que me incomodava.
Trocando o vaso, cheguei mais perto do que é o "vaso ideal". Este vaso chines é muito melhor que o vaso comum que eu tinha antes. Isso se refere tanto ao estilo, formato como também ao tamanho. O outro vaso era de cerâmica de baixa queima, redondo e pequeno. O novo é cerâmica de alta queima (mais resistente e saudável), oval e mais largo.
Não sei se me fiz entender... mas essas foram minhas motivações para estas mudanças, que possivelmente daqui a um tempo acontecerão de novo, porque já evolui mais minha visão.
Obrigado pela pergunta! |
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Dez 13, 2007 4:58 pm Assunto: |
|
|
que beleza de ficus , muito bom mesmo a diferença de agora e muito grande pra qdo vc o ganhou.
e gostei mais dele agora depois que fez essa ultima mudança da frente e do vaso realmente ficaram otimas as mudanças .
e o resultado final e essa maravilha de planta .
parabens valdir ! _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |
Sambarilove 2.o PASSO

Registrado: 25/12/06 Mensagens: 261 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qui Dez 13, 2007 5:38 pm Assunto: |
|
|
Valdir,
Perfeito! Sem dúvida o vaso atual é mais apropriado. Mas o que me chamou a atenção é que, após vc mencionar, ficou evidente a sinuosidade do tronco, antes escondida.
Obrigado. _________________ O primeiro grande desafio é mantê-las vivas... |
|
|
 |
BAIORS 2.o PASSO

Registrado: 04/06/07 Idade: 41 Mensagens: 298 Localização: Cuiaba-MT
|
Enviada: Qui Dez 13, 2007 6:43 pm Assunto: |
|
|
Valdir,
So elogios para planta e parabens pela otima visão. Realmente um trabalho digno de premiação essa e minha modesta opinião. |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Sex Dez 14, 2007 9:35 am Assunto: |
|
|
MUITO BOMMMMMMM
As fotos falam por sí
Esta possibilidade de poder mudar sempre é uma das coisas que mais me fascinam na arte bonsai! _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Dez 14, 2007 12:30 pm Assunto: bonsai |
|
|
Valdir,
Realmente, com essa nova frente vc incrementou ainda mais esse bonsai, dando-lhe um aspecto mais interessante que o anterior. A escolha do vaso tambem contribui grandemente para a melhoria como um todo, pois apresenta melhor o magnifico tronco dessa planta.
Acredito que, na continuidade, certamente uma redução no comprimento dos galhos mais baixos iria agregar mais densificação à massa de folhagem. Certamente, com sua perícia técnica, é possível ampliar a estruturação dos galhos, aumentando-lhes a ramificação, o que irá redundar numa massa mais compacta e interessante.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
vhobus Visitante
|
Enviada: Seg Dez 17, 2007 7:51 am Assunto: |
|
|
Com a nova brotação e a pinçagem, pequenos detalhes serão acertados ainda... Como por exemplo, deixar os galhos de cima esticarem um pouco, para aredondar a silhueta da planta.
Obrigado pelas dicas! |
|
|
 |
Ivo 2.o PASSO

Registrado: 03/11/05 Mensagens: 219 Localização: Nova Petrópolis - RS
|
Enviada: Ter Dez 18, 2007 9:06 am Assunto: |
|
|
Vhobus,
você mudou de SBS? _________________ Quem faz bonsai viaja... Wer Bonsai kultiviert, tut Reise... Weer macht ponsay tuut reese |
|
|
 |
vhobus Visitante
|
Enviada: Ter Dez 18, 2007 9:22 am Assunto: |
|
|
Olá Ivo,
sim, mudei...
Agora moro em Jataí - GO |
|