|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Dez 27, 2007 2:26 pm Assunto: bonsai |
|
|
Carlos, se sua planta está saudável, vigorosa, para que irá reenvasar? Melhor priorizar a poda, vez que fazendo isso pode dar-lhe um formato mais peculiar, mais atrativo que o atual.
Além do mais, 5 meses é muito pouco tempo para forçar uma nova readaptação da planta, que sofrerá um estresse desnecessário com outro reenvase. Faça uma poda de limpeza, elimine os galhos desnecessários, adeque um estilo interessante, aramando caule e galhos, dando-lhes movimento levemente sinuosos. Lembre-se que, ao fazer isso, deverá ficar atento a que o arame não comprima em demasia, para evitar marcas indeleveis, ok?
Mantenha a planta no vaso atual pelos próximos dois ou tres anos, enquanto cuida apenas da estilização. Depois, aí sim, poderá estar escolhendo um vaso mais de acordo com o estilo que escolheu para seu bonsai, fazendo o envase com mais tranquilidade.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
robinsonalexandre

Registrado: 19/11/07 Mensagens: 80 Localização: Franco da Rocha
|
Enviada: Sex Dez 28, 2007 12:27 am Assunto: Re: bonsai |
|
|
Muito obrigado pelo conselhos.
Isso é realmente o que procuro por aqui, pois sei que muito amigos aqui do forum tem vasta experiência e poder usufluir desses conhecimentos é uma honra para mim.
Eu já havia realizado a poda e mantenho a muda a meia sombra com terra apenas húmida, sem encharcamento.
Mas como você já imaginou... Acho que a muda, trintemente, não se recuperará mais.
Vou estudar mais a espécie antes de adquirir outra muda da mesma.
Ps.: Acredito que o problema foi a temperatura. Mesmo não a deixando em sol direto todos os dias e nem pelo dia todo, essa planta aparenta gostar de clima frio, tipo montanhoso..
Um grande abraço e pode mandar conselhos avontade. Vou anotar todos e fazer deles minha cartilha.
Até mais _________________ Robinson A. de Assis
Franco da Rocha - SP
Cultivando idéias e a Natureza |
|
|
 |
Carlos Estevez

|
Enviada: Sex Dez 28, 2007 10:09 pm Assunto: Re: bonsai |
|
|
robinsonalexandre escreveu: |
Ps.: Acredito que o problema foi a temperatura. Mesmo não a deixando em sol direto todos os dias e nem pelo dia todo, essa planta aparenta gostar de clima frio, tipo montanhoso. |
Valeu, Nickfury! Sua sugestão está anotada e será seguida à risca. Estou pensando em fazer a poda área e aramá-la no final do outono/início de inverno.
Porém, gostaria de deixar aqui um toque pro Robinson: se a temperatura alta matasse nana, a minha já estaria morta há 1 ano! Exceto quando a reenvasei, quando ficou um mês à sombra, antes e depois disso foi sol pleno direto, inclusive no verão passado! E moro no nível do mar à beira da Baía de Guanbara!  _________________ The busy bee has no time for sorrow.
William Blake |
|
|
 |
robinsonalexandre

|
Enviada: Dom Dez 30, 2007 11:34 am Assunto: Re: bonsai |
|
|
Carlos Estevez escreveu: | robinsonalexandre escreveu: |
Ps.: Acredito que o problema foi a temperatura. Mesmo não a deixando em sol direto todos os dias e nem pelo dia todo, essa planta aparenta gostar de clima frio, tipo montanhoso. |
Valeu, Nickfury! Sua sugestão está anotada e será seguida à risca. Estou pensando em fazer a poda área e aramá-la no final do outono/início de inverno.
Porém, gostaria de deixar aqui um toque pro Robinson: se a temperatura alta matasse nana, a minha já estaria morta há 1 ano! Exceto quando a reenvasei, quando ficou um mês à sombra, antes e depois disso foi sol pleno direto, inclusive no verão passado! E moro no nível do mar à beira da Baía de Guanbara!  |
Caramba Carlos!
Então eu tive foi um asar danado mesmo!
A minha Nana já estava com 9 Anos e derrepente começou a morrer, uma coisa de louco.
Um dia vou entender tudo iddo melhor e vou poder ajudar muitos colegas.
Ps.: Cuide muito bem da sua e uma coisa que eu comprovei é que:
- A nana não gosta de substrato cheio de pedriscos (cacos de telhas, pedrinhas, etc..)
- E ela odea o solo quando a terra fica muito compactada, pois a água não circula e suas raizes seguram muita água. Você olha para a terra do vaso e pensa que ela está igual a uma ameixa seca, mas na verdade, por baixo das raízes está igual a um mangue.
Fica aí um pouco da minha experiência também.
Vamso trocando ideias e crescendo juntos.
Pessoal, agora estou pensando em cultivar mudas de Caliandra.
O que vocês acham dessa espécie? _________________ Robinson A. de Assis
Franco da Rocha - SP
|
|
 |
Carlos Estevez

|
Enviada: Dom Dez 30, 2007 1:18 pm Assunto: Re: bonsai |
|
|
robinsonalexandre escreveu: | Pessoal, agora estou pensando em cultivar mudas de Caliandra.
O que vocês acham dessa espécie? |
Robinson, é uma excelente espécie para o cultivo de bonsai. Tenho 4 exemplares aqui: uma vermelha, que comprei com quase 2m e fiz uma poda radical, que ela suportou muito bem e mais 3 rosas, que obtive por intermédio de misho há 2 anos. Essas 3 últimas pretendo fazer uma poda estrutural aérea neste inverno e transplantá-las para vasos de bonsai na primavera. Se tiver paciência sugiro o misho, caro queira obter resultados mais rápidos, tente yamadori ou sashiki.
Abs. e um feliz ano novo!  _________________ The busy bee has no time for sorrow.
William Blake |
|
|
 |
robinsonalexandre

|
Enviada: Sex Fev 22, 2008 9:46 pm Assunto: Valeu Pessoal |
|
|
Bom, a notícia não boa, pois a minha Tuya Anã infelizmente morreu.
Mas consegui aprender muito aqui com o pessoal e hoje estou cuidando muito melhor das outras espécies que tenho.
Agora adquiri uma Tuya Jacaré.
Apesar de não ser favorável a muitos estilos ela parece ser bem mais resistente e mais fácil de mater.
Em breve colocarei fotos dela aqui no forum.
Um grande abraço a todos e valeu pelas aulas  _________________ Robinson A. de Assis
Franco da Rocha - SP
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|