Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Marcelo R. Guazzi

|
Enviada: Sex Dez 28, 2007 6:22 pm Assunto: Ajuda com pé de Acerola |
|
|
Bem pessoal, estou iniciando e gostaria da ajuda de vcs, transplantei esse pé de acerola para o escorredor já faz 2 dias, e gostaria de saber se da pra definir algum estilo, se tem que fazer alguma poda drástica nele etc.
agradeço a ajuda de todos.
 _________________ Mαлcε∫σ Guazzi |
|
|
 |
nabase 2.o PASSO

Registrado: 27/08/06 Mensagens: 377 Localização: Limeira - S.P. -
|
Enviada: Sex Dez 28, 2007 6:38 pm Assunto: |
|
|
Belo exemplar Marcelo! Mas eu faria uma poda radical neste dois galhos, uns 5 cm acima da forquilha, e deixava ele mais um tempo no escorredor para fortalecer.
Vai dar um belo Bonsai. Vamos aguardar novos comentários.
Um forte abraço.
Natalino Sampaio _________________ "Tudo passa" |
|
|
 |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Sex Dez 28, 2007 8:17 pm Assunto: |
|
|
Eu faria o mesmo que te disse sobre a serissa
Joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
Franz Lopes 3.o PASSO

Registrado: 28/02/07 Idade: 50 Mensagens: 522 Localização: João Pessoa - PB
|
Enviada: Dom Dez 30, 2007 4:24 pm Assunto: |
|
|
Amigo,
É bem prematuro ainda fazer uma projeção eficaz da planta...
Mas eu retiraria o galho da direita (podendo deixar um toco para futuro efeito de madeira morta), e cortaria acima da segunda ramificação do galho da esquerda.
Talvez os amigos que fazem projeções possam ajudar...
Ademais, deixaria a planta se desenvolver por enquanto...
Boa sorte.
Franz |
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Dez 30, 2007 10:27 pm Assunto: |
|
|
deixa ela se recuperar da mudança de vaso dai um mes vc volta a olhar pra ela. _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |
duprat 5.o PASSO

Registrado: 29/05/06 Mensagens: 942 Localização: Niterói - Rio de Janeiro
|
Enviada: Seg Dez 31, 2007 1:48 am Assunto: |
|
|
Eu não podaria ainda não. Ela tem uma bifurcação baixa boa. Imaginaria a altura desejada mas deixaria correr livre ate ela alcançar a espessura do tronco correspondente a altura desejada. Podar agora reduzirá o fluxo de seiva e demorará muito mais para engrossar o tronco. _________________ Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.
Duprat |
|
|
 |
pedrotv 2.o PASSO

Registrado: 12/04/07 Mensagens: 264 Localização: Nova Friburgo - RJ
|
Enviada: Seg Dez 31, 2007 2:09 am Assunto: |
|
|
Vou com o Duprat! Por no escorredor e fazer poda radical atrasa o processo. Quanto mais folhas, mais rápido o engrossamento. Deixa ela crescer livre e engordando. Depois você vê o que acontece, pois pode até pintar alguma brotação baixa, ou pode ser interessante fazer uma alporquia, etc...
De qualquer forma, boa planta e muito potencial. _________________ Um amigo é uma estrada, um inimigo é um muro - provérbio chinês.
Abraços,
Pedro Bessa
http://pedrobonsai.wordpress.com |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Seg Dez 31, 2007 9:42 am Assunto: |
|
|
Marcelo,
as opiniões são muitas, mas acho que todas dariam certo. Se transplantou a pouco deixe recuperar. Retire um pouco de folhagem do galho da direita que é o mais grosso e retira mais seiva da planta que está em recuperação. De quebra isto ajudaria a não deixar o galho mais grosso ficar ainda mais grosso que o da esquerda. Seria ideal para o estilo vassoura.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Marcelo R. Guazzi

|
Enviada: Seg Dez 31, 2007 4:41 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pela ajuda de todos, realmente vou deixar ela engrossar o tronco e se recuperar do transplante, mais a minha duvida é deixar no escorredor, ou colocar em um vaso maior, ou em plena "terra" livre???
Acredito que no escorredor ela vai crescer muito e não vai suportar, qualquer vento ela ira tombar... estou certo???
abraço a todos. _________________ Mαлcε∫σ Guazzi |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Seg Dez 31, 2007 8:08 pm Assunto: |
|
|
Marcelo,
o escorredor não tem a intenção de fazer a vez do vaso. Ele irá ajudar a conter certa quantidade de raízes dentro dele e facilitar o transplante para um vaso de treinamento menor, economizando um bom tempo na retirada para reenvase do primeiro vaso de treinamento. Assim que as raízes começarem a sair pelos lados coloque em um vaso com muita matéria orgânica.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
|