FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Dúvidas de todo iniciante:poda de raiz,desfolha,substrato...
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Rafael Damasceno

MensagemEnviada: Dom Jan 06, 2008 9:15 pm    Assunto: Dúvidas de todo iniciante:poda de raiz,desfolha,substrato... Responder com citação

Boa Noite a todos!

Sou iniciante no cultivo de bonsai, e através de pesquisas em revistas e internet, venho alimentando algumas dúvidas sobre essa maravilhosa arte, que acho eu, devem ser dúvidas também de muita gente. Por não ter encontrado informações precisas, apesar de pesquisar muito, ou na maioria das vezes encontrar informações contráditórias, já que cada um tem sua técnica, resolvi colocar todas as dúvidas aqui para esclarecer melhor. Aí vão Elas:

1 - Recentemente adquiri alguns bonsai que vieram com um substrato que eu não conhecia, composto por pedriscos, areia, tijolos e carvão bem pequenos, e pouca terra vegetal adubada (cerca de 20%). Gostaria de saber se essa mistura é recomendável, visto que possui pouca terra em relação ao total, se representa uma boa alimentação para a planta ou devo adicionar mais terra?

Aí vai uma foto do substrato em um ulmus
[/img]]

2 - Quanto a poda, qual é a época certa para fazer? Qual a diferença entre poda drástica e poda de educação? Como a planta responde? E o principal: estimula apenas o crescimento de novos ramos e folhas ou ajuda a desenvolver o tronco?

3 - Sobre a poda de raízes, qual é a época certa? Para que serve a poda de raízes? Estimula o crescimento da planta ou apenas serve para ela permanecer do mesmo tamanho? Quais reízes não devo nunca cortar?

4 - Com relação à desfolha, qual é a sua verdadeira finalidade? Em que época deve ser feita? O que estimula na planta? Devo desfolhá-la totalmente ou deixar algumas folhas?

5 - As plantas de pleno sol, como a caliandra ou a serissa, podem passar a viver num ambiente de meia sombra, tomando sol apenas algumas vezes por semana? Ou devo colocá-las e tirá-las do sol diariamente?

Como podem ver, na maioria das porguntas eu procuro saber apenas a finalidade real de cada item. De tanto pesquisar, acho que ja aprendi a fazer razoavelmente esses trabalhos, e já até fiz algumas vezes em outros bonsai que tenho. Preciso saber apenas para que estou fazendo Wink

Desculpem a incoveniência, pois são muitas perguntas, mas acho que desse modo talvez seja mais esclarecedor e fácil de achar para quem estiver com as mesmas dúvidas que eu.

Aguardo as respostas dos amigos
Grande abraço!!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jan 06, 2008 10:10 pm    Assunto: FAQs Responder com citação

el (?)

Você fez muitas perguntas, mas de maneira organizada. Vamos por partes:

Citação:
1 - Recentemente adquiri alguns bonsai que vieram com um substrato que eu não conhecia, composto por pedriscos, areia, tijolos e carvão bem pequenos, e pouca terra vegetal adubada (cerca de 20%). Gostaria de saber se essa mistura é recomendável, visto que possui pouca terra em relação ao total, se representa uma boa alimentação para a planta ou devo adicionar mais terra?

1) Pela sua descrição o substrato parece bom, proporcionando boa drenagem. Se adicionar terra prejudicará a drenagem e poderá provocar a morte das raízes. A adubação fornecerá os nutrientes necessários à planta;

Citação:
2 - Quanto a poda, qual é a época certa para fazer? Qual a diferença entre poda drástica e poda de educação? Como a planta responde? E o principal: estimula apenas o crescimento de novos ramos e folhas ou ajuda a desenvolver o tronco?

2) a) A melhor época para intervenções pesadas, como podas e transplantes, é a primavera. b) Poda drástica deixa apenas o tronco (ou poucos galhos) e a poda de educação dirige para uma forma ou estilo. A primeira poda de educação pode ser drástica. c) A resposta da planta à poda drástica depende da espécie, sendo que algumas não suportam. d) A poda estimula (ou obriga!) o desenvolvimento de ramos ou folhagens, mas como freia temporariamente o desenvolvimento, retarda o engrossamento do tronco;

Citação:
3 - Sobre a poda de raízes, qual é a época certa? Para que serve a poda de raízes? Estimula o crescimento da planta ou apenas serve para ela permanecer do mesmo tamanho? Quais reízes não devo nunca cortar?

3) a) Primavera. b) Poda de raízes estimula a produção de novas raízes finas de absorção. Também serve para reduzir o volume para acomodar no vaso. c) Sempre que se faz poda, aérea ou de raíz, o cerescimento da planta é interrompido temporariamente, retornando aos poucos ao ritmo normal. d) A única!

Citação:
4 - Com relação à desfolha, qual é a sua verdadeira finalidade? Em que época deve ser feita? O que estimula na planta? Devo desfolhá-la totalmente ou deixar algumas folhas?

4) a) A desfolha serve principalmente para reduzir o tamanho das folhas e obter folhagem uniforme, em tamanho e coloração. b) Em geral, na primavera, mas pode variar conforme a espécie e o objetivo. c) Fisiologicamente, a desfolha funciona como uma poda intensa. d) Existe desfolha total ou parcial, dependendo do objetivo e da espécie. Algumas espécies não toleram bem a desfolha;

Citação:
5 - As plantas de pleno sol, como a caliandra ou a serissa, podem passar a viver num ambiente de meia sombra, tomando sol apenas algumas vezes por semana? Ou devo colocá-las e tirá-las do sol diariamente?

5) Depende da espécie. A serissa poderá suportar melhor a meia-sombra. A caliandra poderá perder as folhas e até morrer se permanecer muito tempo na sombra. Pode deixar sempre no sol ou dar longos banhos de sol diários todas as manhãs.

Claro, outros colegas podem dar mais detalhes.

"Recife (PE)"
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: