FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ajuda com Jabuticabeira
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jan 04, 2008 8:04 pm    Assunto: Ajuda com Jabuticabeira Responder com citação

Olá pessoal, venho novamente pedir ajuda aos amigos no bonsai. A minha jabuticabeira está mal, obeserve as fotos:
Essa abaixo é a foto da muda que peguei direto na natureza há uns dois anos e meio.

Ela ficou nesse vaso até o início de dezembro 2007 quando eu por inesperiência transplantei ela na primavera para um vaso maior para engordá-la. Olhe a foto.

Só que desde o início desse mês ela está ficando com as folhas queimadas, observe:

Será que ela está recebendo muito sol nas suas folhas ou está recebendo pouca água, ou eu transplantei na época errada? Se quiserem possa tirar mais fotos e enviar. Desde já agradeço toda a ajuda.
Marcos.
joellagunasc
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jan 04, 2008 10:17 pm    Assunto: Responder com citação

Se voce transplantou em dezembro , seria bom deixa-la em local protegido do sol , tem feito uns dias extremamente quentes e rega-la diariamente , sua terra parece não estar muito umida nem com uma boa drenagem.
Eu quando transplanto uma jabuticaba eu costumo desfolha-la toda.

Abraços e boa sorte

Joel
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Diego Santana
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jan 04, 2008 10:25 pm    Assunto: Responder com citação

Desculpe mas com 2 anos e meio ja era pra sua planta estar bem desenvolvida, tente mudar o substrato na proxima vez que fazer o transplante, use 50% de terra vegetal e 50% de serramica moida, pois elas gostam bastante de umidade, tenho plantas com 1 ano, reproduzidas a partir de sementes e estão com o dobro do tamanho desta...............
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Geraldo Magela f. da silv

MensagemEnviada: Sáb Jan 05, 2008 11:09 am    Assunto: Responder com citação

Geralmente quando uma planta fica na meia sombra e é colocada no sol pleno ela queima as folhas.
Falte de agua tambem pode queimar as folhas.

Jabutica não tem muito misterio quanto a época da poda,desfolha e transplante. É uma planta guerreira.
Quanto a desfolha se for realisada no inverno incentiva a uma boa brotação.
Gui Lopes Soares

MensagemEnviada: Sáb Jan 05, 2008 5:17 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Marcos!

Seguindo a opinião dos amigos acredito seriamente que seja a questão do sol mesmo. Eu tenho 3 mudas de Jaboticaba que estão um pouco mais bem formadas que a sua. A uns meses atrás eu fiquei fora por 1 dia, deixando-as sem rega. O sol e a falta de água queimaram bastante as folhas assim como as suas.

Mudei de casa recentemente tendo que remanejá-las de lugar. Como o sol aqui no interior é muitoooo forte, e com a mudança pra casa nova, novamente elas se queimaram. E nem foi por questão de água, pois rego no verão 2 vezes por dia (de manhã e de tardezinha) quando o sol está mais baixo. Eu retirei todas as folhas queimadas e mais aquelas que ja estavam mais velhas ou "ressecadas" e troquei as mudas de lugar, para um canto onde bate sol somente das 15 às 17hrs, mais ou menos (infelizmente é o único lugar onde bate pouco sol em casa Crying or Very sad ) O ideal seria que elas tomassem apenas o sol da manha e da tardezinha, pois o sol do horário de pico é muito forte.

Experimente fazer o mesmo por enquanto. E assim que vc perceber uma melhora, se possivel troque o substrato assim como os amigos recomendam. As minhas mudas estão em areia grossa pura ja vai pra 1 ano e meio. Assim que puder vou adicionar um pouco de pedriscos ou cacos de telha moida.

Vou tentar tirar umas fotos e postae aqui pra vc vê-las!

Abraços!

Wink
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jan 07, 2008 7:15 pm    Assunto: Jabuticaba Responder com citação

Olá Guy!!!

Agradeço a sua ajuda e o que você acha que devo fazer retirar as folhas que queimaram e esperar uma nova brotação mesmo estando no verão?
Ou você acha que ela não brota mais?
Marcos.
Léo ( Pépe )
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jan 07, 2008 7:54 pm    Assunto: Jabuticabeira Responder com citação

Ola amigos, sou novo no forum, mas deixo minha opinião.

Notei que o substrato que você usou esta com aparencia de que é adubado !!!
Se for isso pode ser um dos motivos por sua planta esta com as folhas queimadas!!!
Outro motivo e por coloca-la logo depois do transplante no sol, devesse deixar a planta no minimo 1 mês na sombra.
Mas pelas fotos não parecem queimaduras do sol ou substrato.
Esta parecendo uma doença chamada popularmente de ferrugem ( deixa as folhas com um tom acobreado) e muito comum nas mirtaceas.

"Os ignorantes, que acham que sabem tudo, privam-se de um dos maiores prazeres da vida: APRENDER"
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Gui Lopes Soares

MensagemEnviada: Qua Jan 09, 2008 12:20 am    Assunto: Responder com citação

Marcos,

Assim como o Léo ta falando pode ser o substrato tbm. No meu caso acredito eu realmente que seja o sol e a água. Pois meu substrato além de ser constituido apenas de areia grossa e telha moida, é de hiper drenagem, rsrsrs. Vc coloca a água em cima e ela ja escoa embaixo.

Nas minhas mudas eu fiz o que disse, desfolhei as folhas "manchadas" e mais uma porção delas, coloquei em outro lugar com mais sombra. Agora estou dando maior cuidado com a rega, não deixando faltar água. As minhas 3 mudas que estavam assim, agora já estão brotando.

Tente fazer um teste. Deixe na sombra e desfolhe-a bem, deixando apenas as folhas mais "saudáveis". Cuidado para não regar muito pois seu substrato é bem compacto. Se ela se recuperar e o problema desaparecer, então deixe para fazer a troca do substrato mais para frente. Caso não aconteça, e ela não de sinal de recuperação, e continuar "secando", mude o substrato pelo que a gente lhe indicou.

A Jaboticaba é bem forte e uma ótima planta de trabalhar, mas mesmo assim mantenha os olhos abertos.

Desculpe pela demora, eu tenho entrado pouco na internet.

Forte abraço!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: