FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ixora - Ajuda
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Sussegado

MensagemEnviada: Seg Jan 07, 2008 8:27 pm    Assunto: Ixora - Ajuda Responder com citação

Sempre adorei a arte do bonsai e ja acompanho os tópicos deste fórum a um tempo, porém só agora venho a postar.

Para ingressar no mundo dos bonsais antes de mais nada achei interessante comprar um bonsai e aprender a cuidar dele. Com isso eu me motivaria e ganharia um pouco de experiência na area. A idéia é começar a criar os meus, assim que eu souber cuidar bem do que eu comprei.

Enfim, a um ano atrás comprei uma Ixora e até agora não tive nenhum problema com ele a não ser uma infestação de caramujos que foi contornada graças a alguns tópicos que tratavam deste assunto aqui (usei a tecnica da cerveja para atrai-los).

Aqui segue as fotos após uns 4 meses de ter comprado ele:

Agora as fotos atuais:

Ele já deu umas 4 temporadas de flor des que o comprei. Passa uns pequenos periodos sem dar flor, sendo que durante esse tempo eu o adubo a cada 15, 20 dias ate ele voltar a dar flor (seguindo a recomendação da pessoa que me vendeu).

Agora ele esta demorando um pouco mais do que o normal para da flor, então resolvi criar um topico para fazer algumas perguntas que já tenho faz algum tempo.

1) Esse bolor/mofo (não sei ao certo qual dos 2 seriam), no tronco dele é normal? Devo me preocupar e retira-lo de alguma forma? Se sim, oq devo fazer?

2) O bonsai esta muito cheio não é? Comparado com quando comprei, a copa esta muito densa. Algum problema com isso? Tenho medo que isso possa ser prejudicial de alguma maneira... Eu sempre aparei galhos que nasciam no tronco para não deixar ele perder a característica de arvore. Mas além disso só arranquei um ou outro galho da copa. Se devo dar uma "desbastada" nele, como devo prosseguir? Algum criterio para ir podando, tanto quanto no lado tecnico como no lado estético? (se possível, nada muito radical)

3) Diz o vendedor que ele tinha sido replantado a não muito tempo neste vaso. Des de então se passou 1 ano. Mais para frente devo começar a pensar em podar a raiz dele, ou trocar o substrato? Ou não devo me preocupar com isso tão já?

Basicamente é isso pessoal. Fora isso, cultivei bastante musgo em um local separado que pretendo transplantar para o vaso para enfeita-lo novamente.

Abraços, obrigado e desculpas pelo tanto de perguntas.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jan 08, 2008 9:10 am    Assunto: replantio Responder com citação

Sussegado, olhando as fotos, não consegui visualizar os fungos a que se refere. Gostaria de opinar a respeito do substrato que se encontra o seu bonsai, me pareceu um tanto compacto, seria interessante na próxima primavera efetuar o replantio e acomodá-lo em um substrato mais drenante. Dá uma navegada no que tem um lugar que trata do assunto sobre substratos.
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Sussegado

MensagemEnviada: Ter Jan 08, 2008 11:03 am    Assunto: Responder com citação

Opa, então irei me informar sobre isso para quando chegar a proxima primavera eu possa fazer o replantio.

Os fungos/bolor (nem sei oq é ao certo) não aparecem direito nesta foto pq eu tinha regado o bonsai a pouco tempo. Mas é basicamente isso que eu circulei:

Tem épocas que tem mais, épocas menos...
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jan 08, 2008 12:47 pm    Assunto: Responder com citação

Bom, tanto sendo fungos ou bolor, bem não farão a sua planta. Retira eles com uma escovinha.
盆栽、ライフスタイル。
Sussegado

MensagemEnviada: Ter Jan 08, 2008 2:18 pm    Assunto: Responder com citação

Feito, deu pra tirar quase tudo. Tenho pinceis de varios tamanhos, então fui utilizando eles para remover o fungo/bolor. Amanha eu torno a remover mais e deve completar. Smile

E quanto a pergunta 2 (volume de folhas), alguma sugestão? Esta bom assim?

Des de ja, muito obrigado pelas dicas.
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jan 08, 2008 2:38 pm    Assunto: Responder com citação

Quanto ao volume das folhas, ele está bom, mas deve tentar uma triangulação, não posso opinar muito, pois seria bom ver a estrutura dos galhos para saber qual decisão tomar.
盆栽、ライフスタイル。
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jan 08, 2008 10:08 pm    Assunto: É so seguir Responder com citação

Seja muito bem vindo. Grande Junior também notei o substrato muito compactado, na minha modesta opinião seria 50% terra vegetal e 50% caco de telha. Também observei um pratinho no fundo do vaso, acho um risco muito grande de apodrecer as raizes. Sei o quanto é dificil manter o substrato úmido, principalmente neste calor, mas é melhor encontrar uma alternativa. Aqui em casa como trabalho a maior parte do dia fico fora, pedi para alguem sempre regar no meio do dia evitando regar quando o sol estiver muito forte e batendo diretamente nas folhas..
Quanto a estilização, gostei do tronco inclinado, porém a copa é imposivel falar algo, esta totalmente fechada e o nebari deve ser desenvolvido. Nada que um escorredor e uma mamadeira não de jeito.
Junior não seria interessante passar uma calda bordalesa nestes fungos??

Abraço fraterno
Sussegado

MensagemEnviada: Qua Jan 09, 2008 12:30 am    Assunto: Responder com citação

Opa, obrigado pelas dicas pessoal. Estão me ajudando muito. Quanto a copa, irei tirar uma foto melhor e photoshopar os galhos para dar uma ideia. Realmente desse jeito não da para ver nada.

Sobre o pratinho no fundo, uso ele só pra não sujar o móvel onde o bonsai fica caso escorra agua do vaso. Não deixo acumular agua lá não, mas de qualquer forma é bom saber para que eu não venha a cometer inocentemente esse erro no futuro. Smile

Quanto ao substrato, eu tive uns problemas com caramujos no passado que infestaram todo o musgo que recobria a superfície. Só consegui elimina-los completamente ao retirar o musgo e usando estopas de cerveja para atrai-los. Acontece que quando retirei o musgo, junto saiu um pouquinho do substrato. Completei com um pouco de terra vegetal e realmente essa parte eu compactei um pouco. Será que de emergência, vale a pena eu retirar essa terra que coloquei (é só a parte muito superficial. menos que 1 dedo de terra) e colocar novamente de forma menos compactada? Ou deixo assim e na primavera faço o replantio?
Sussegado

MensagemEnviada: Qua Jan 09, 2008 12:54 am    Assunto: Responder com citação

Tentei photoshopar, mas naquelas fotos estava tão denso que até eu me confundia. hehe

Tirei umas fotos bem de perto e de outro angulo de forma que da pra ver um pouco melhor a copa do bonsai. Não sei se chega a ajudar, mas de qualquer forma segue aqui:

Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jan 09, 2008 10:49 am    Assunto: Responder com citação

Oi sossegado Laughing

A saúde demonstrada com as florações revela os seus bons tratos Exclamation

Eu particularmente não gostei da frente com a pedrinha...
na foto abaixo, e projeção, me parece ter um nebari muito belo:

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jan 09, 2008 1:01 pm    Assunto: Responder com citação

Show de projeção Alexandre. Very Happy
盆栽、ライフスタイル。
Sussegado

MensagemEnviada: Qua Jan 09, 2008 2:10 pm    Assunto: Responder com citação

Realmente muito legal essa projeção. Gostei tanto que me determinei a caminhar nesta direção. Smile
Ainda essa semana irei fazer a aramação para curvar alguns galhos para baixo. Assim que conseguir curvar os galhos até a posição necessária para obter esse formato eu já posso poda-lo ou devo esperar pela primavera? Será uma poda somente para dar o formato desejado, nada muito severo.

Aproveitando, tenho visto que cola branca com pasta de dente da bons resultados como selantes de galhos podados. Procede? Uso mais ou menos que proporção de cada uma? É só aplicar diretamente na parte podada do galho e ir aplicando novamente sempre que eu note que ela esta sendo removida até que o galho esteja totalmente cicatrizado?
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jan 09, 2008 10:01 pm    Assunto: Viu so ??? Responder com citação

Realmente show de projeção do Alexandre. Mais uma entre tantas.

Pelas suas palavras, nota-se que esta com receio de podar sua planta. É muito bem justificado todo este temor e na realidade parte dele é necessário. Porém observando as fotos desta planta, nota que esta com uma saude vigorosa, verde brilhante, logo desde que escolha a epoca correta e use algum selante sua planta resistirá sem problemas.
Quanto a parte de terra vegetal colocada, quando aguar sua planta observe se a agua esta passando com facilidade por esta camada. Caso a resposta seja negativa recomento que retire sim.
Quanto ao nebari o Alexandre tem toda razão, esta lindo.

Abraço fraterno
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jan 11, 2008 11:41 am    Assunto: Responder com citação

Pessoal,

obrigado pelas palavras!

Sussegado,

realmente são pequenas podas e você pode realizar nesta época.
O uso da fórmula citada para selante pode ser na proporção meio-a-meio... outra bastante acessível é a massinha de modelar, aquela de criança Wink

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Sussegado

MensagemEnviada: Sex Jan 11, 2008 1:09 pm    Assunto: Responder com citação

Boa pessoal! Sou muito grato a todos que ajudaram.
Já fiz a aramação tomando todo cuidado possível que li nos outros topicos. Ainda não tem como obter esse formato pois preciso esperar que alguns galhos crescerem para compensar os galhos projetados para baixo.

Alexandre e Edmilson, eu realmente estava com um pouco de medo de fazer a poda. Me informei um pouco, comprei as ferramentas necessárias e agora após ler o reply de vcs já estou decidido. Irei efetuar a poda das partes não necessárias amanha. Smile

Sobre o substrato, dei uma leve revirada na parte superficial que eu tinha completado, deixando menos compactado. A drenagem parece boa, então irei deixar assim um tempo. Por outro lado, o problema com fungos/bolor ainda persiste. Eu tenho escovado as partes com fungo todo o dia, removendo quase que totalmente, mas no outro dia já parece ter novos focos na mesma area... Estou com medo de acabar machucando o bonsai de tanto escova-lo. hehe

Como o Edmilson disse, uma calda bordalesa não seria uma boa alternativa? Ou existe riscos na sua utilização, mesmo que moderada?

Mais uma vez obrigado pessoal. Smile
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: