|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
pedrotv 2.o PASSO

Registrado: 12/04/07 Mensagens: 264 Localização: Nova Friburgo - RJ
|
Enviada: Qui Jan 10, 2008 11:29 pm Assunto: O futuro do Bonsai no Brasil |
|
|
Amigos,
Não sou nenhum mestre, expert ou mesmo experiente em bonsai. Sou e serei sempre um aprendiz na arte e muito aprendo todos os dias em livros, revistas, sites e, principalmente, em fóruns como este aqui. Não posso dizer qual é ou se existe um "melhor estilo" para o bonsai brasileiro ou quais seriam suas regras. Os que aprecio e o que me emociona na arte são referências pessoais baseados na minha historia de vida. Então porque estou aqui?
Porque quero trazer à discussão a necessidade de avançarmos. Minha profissão me fez ver que é preciso sempre inovar, sempre por em discussão as idéias já concebidas. Não devemos ficar presos a regras e padrões para sempre... É claro que precisamos conhecer as regras que tanto fizeram por nossa arte e que norteiam nosso aprendizado. Mas estou aqui para dizer sinceramente e em alto e bom som: o bonsai brasileiro é MEDÍOCRE!
Medíocre porque pouco respeita as nossas nativas. Medíocre porque sempre que qualquer discussão ou estudo que fuja dos chokkans, hokidashis (ou qualquer outro termo japonês, que mais acabam servindo para engessar do que realmente outra coisa), acaba em... NADA!
Recentemente um tópico neste fórum e/ou outros fóruns levou a alguma discussão acerca de um estilo: o naturalistic, que eu traduzo por naturalístico (uma palavra que existe já há muitos anos no vocabulário português e não é um neologismo). Legal! Discutimos bastante, mas quando se pede para por no papel os resultados, novamente... NADA. Senão que voltamos sempre aos cânones do bonsai japonês.
Eles (os japoneses) levaram para o bonsai a estética das árvores que crescem lá, onde tem terremoto, vulcões, maremotos, neve, nevascas, tufões, etc. Nós não temos nada disso! Então porque fazer tudo igual? O que eu luto não é para que se faça apenas o estilo naturalístico, mas para que se faça também esse estilo. E aqui no Brasil, podemos adaptar isso nas nossas nativas. Se alguns querem insistir em achar que naturalístico é deixar a planta crescer solta, então que fiquem com seus preconceitos ou, se aplicarem a idéia, com seus arbustos. E não é só o naturalístico. Isso serve para QUALQUER estilo. O que precisamos é criar uma possibilidade de ESTUDAR o bonsai. Nós apenas copiamos, não estudamos. Ou melhor, estudamos a técnica e os estilos dos outros. O Walter Pall ousou fazer a diferença na Europa e foi muito criticado no começo e ainda hoje.
Mas também não precisamos imitar o Walter Pall! Volto a repetir: precisamos estudar a arte. Desenvolver o estilo brasileiro. Esse terá como base a mesma matéria-prima que os japoneses, chineses ou europeus: nossa natureza. Aquilo que vemos crescer nas nossas matas e montanhas. Chineses primeiro encontraram em Huangshan (a montanha amarela) árvores que cresciam pouco, mas com a mesma idade e aparência geral daquelas outras que tinham liberdade para suas raízes.
Huangshan:
Japoneses receberam de braços abertos a cultura chinesa e a adaptaram. Criaram ao longo de séculos uma cultura própria, rica e hoje cultuada no ocidente (mesmo sem se compreendê-la realmente). Do penjing fizeram o bonsai. E observaram suas próprias montanhas.
Yakushima:
Porque não fazemos o mesmo? Porque nossos bonsai parecem em duas dimensões? Porque tantas jabuticabeiras em forma de pinheiro negro japonês?
Uns poucos têm um olhar mais distante e nos trazem as excessões: Sergivaldo, que nos brinda com um estudo de nativas de sua região que deveria ser aplicado por todos nós em nossas matas e montanhas. Cláudio Ratto, que pensa e estuda o desenvolvimento de técnicas e insumos para o nósso clima. Roberto Gerpe que tem a vivência com um dos maiores mestres e que daí tira a essência da arte e aplica em suas obras-primas. Existem outros, não vou listá-los todos. Alguns são reverenciados por seu conhecimento teórico, mas não vejo esse conhecimento adaptado à nossa realidade. Os livros são maravilhosos. Um Tomlinson realmente é capaz de encher os olhos com as técnicas japonesas e a didática que ele próprio tem. Mas não adianta nada ficar repetindo cegamente e surdamente o que está escritos nesses livros. Um livro não é um bonsai! Então não avança nada na arte decorar os termos japoneses (mesmo que lendo um dos principais livros do Harry Tomlinson percebi que ele não usou praticamente nenhuma palavra japonesa), nomes de estilos pouco conhecidos também ditos em japonês e mostrar todo o seu conhecimento em fóruns. Isso NÃO MUDA NADA! CONTINUAMOS MEDÍOCRES!
Seriamente, qual árvore brasileira seria digna de participar de um kokufu-ten ou mesmo de um Ginkgo Awards? Me mostrem uma... Ou melhor, várias, porque uma seria a exceção...
Vejo nos fóruns que sempre que uma árvore ainda em projeto é mostrada, imediatamente se preconisa colocar no escorredor, podar drasticamente e manter sempre bem podada sem fugir do "desenho". A técnica do escorredor é realmente funcional, inspiradora e a aplico também. Mas precisa ser SEMPRE? E as projeções são sempre árvores japonesas! Eu mesmo faço isso, não vou negar. Conheço a minha mediocridade e tento mudar isso. Que atire a primeira pedra quem nunca fez uma projeção de um moyogi para uma jabuticabeira ou até mesmo um fícus, quando este era apenas um palitinho! Uma mudinha! Como descobrir o potencial de uma árvore se não a deixamos se revelar? E acho mais triste ainda quando isso ocorre com um yamadori... O sujeito pega uma árvore na natureza, que já começou a mostrar sua essência, como iria crescer... E aí poda até deixar um toquinho... Porque não quer um naturalístico, ou um duplo tronco, mas sim um moyogi, ou um han-kengai. É preciso respeitar a árvore! O bonsai não é uma arte do homem sobre a natureza, mas sim uma comunhão, uma simbiose. E nos esquecemos disso sempre. Daí vem a mediocridade. E fazemos bonsai com cara de foto de catálogo kokufu-ten ou de um livro do Tomlinson. Tudo 2D. Sem vida. Não são árvores.
E agora cheguei ao âmago da questão: cadê as árvores? Um grande bonsaísta brasileiro que se reconhecerá, disse que queria ver árvores. Uma árvore de verdade, com estrutura de árvore natural. Mas num vaso. Walter Pall faz isso. Shinji Suzuki faz isso. Malaios, filipinos e chineses fazem isso.
http://internetbonsaiclub.org/index.php?option=com_smf&Itemid=133&topic=22946.0
http://internetbonsaiclub.org/index.php?option=com_smf&Itemid=133&topic=22944.0
Não vejo árvores assim aqui no Brasil. Ou melhor... Até existem algumas parecidas com essas fotos; mas não com essas árvores. São planas, sem vida.
Quando vejo que uma revista como a "Como cultivar bonsai" vai acabar, acho muito natural. É a declaração de causa perdida... As galerias da revista eram de dar dó... Com certeza não poderiam ser as mais belas árvores do Brasil, pelo menos espero que não... Mas de qualquer maneira, chamar de REVISTA uma coleção de páginas com as mesmas pessoas, os mesmo encontros e apenas 3 números no ano, é realmente difícil. Quando se falava de técnica, mostrava-se um trabalho inacabado, não muito avançado, fraco... Interessante para os iniciantes, talvez... Mas é pouco para aquela que era a única publicação nacional sobre a arte. Precisamos de muito mais do que isso.
Nosso país é imenso. Nossa biodiversidade é a maior do planeta. Enquanto copiamos as idéias de uma ilha, essa mesma ilha e outros países enxergam as nossas possibilidades, botam um nome de Brazilian Rain Tree (o que diabos significa isso???) para uma árvore, Leopard Brazilian Tree para outra... E fazem obras maravilhosas!!! Muito acima do que vemos aqui. Com a rara exceção de um Marcelo Martins da vida...
ABRAM OS OLHOS! Percebam o quão fraco está a arte aqui. Precisamos mudar este quadro. É claro que é muito bonitinho ficar falando, criticando e não propor nada de concreto, então vou sugerir um primeiro passo:
Prcisamos unir os clubes, organizações, sejam elas físicas, simples encontros ou virtuais. É preciso que uma discussão que se faz num fórum continue no clube ou numa demonstração. Uma pergunta feita num lugar, deve ter suas respostas expostas para todos. Proponho a criação de uma Federação Nacional do Bonsai. Talvez algo inspirado em um modelo estrangeiro mas adaptável a nossa realidade. Um exemplo: na França, uma federação nacional, criou um sistema de níveis para instrutores. São 3 níveis que se adquire ao passar uma espécie de exame, onde se testa a capacidade de ensinar, a empatia e o conhecimento do bonsaísta. Apenas 13 têm o diploma de nível 3, correspondente a um animador/formador nacional. O nível 2 corresponde a animadores de nível regional e o nível 1 aqueles de clubes e cidades. É muito burocrático? Claro que sim, mas está mudando a face do bonsai francês. AS discussões não fiam mais no vazio. São levadas até os "professores" com algum nível que põem em discussão nas esferas seguintes. O que leva a uma análise profunda por aqueles que tem experiência e conhecimento capazes de mudar o panorama.
Um Tramujas pode nos ensinar muito. Um Hidaka, idem. Mas se for de evento em evento, de encontro em encontro, nunca chegará a uma audiência maior. E nada mudará no bonsai brasileiro. As discussões recomeçarão sempre... É assim com o estilo naturalístico, por exemplo. A mesma discussão que se viu nos fóruns recentemente, é a mesma que já houve em outros momentos no passado. E, se não fizermos nada, se não conclírmos essa discussão, será a mesma no futuro... E o resultado o mesmo: NADA!
Faço um apelo para que ampliemos o nosso discurso. Que esqueçamos nossas diferenças, ou melhor, para que as tornemos nosso trunfo. O que é polêmico é bom porque leva ao questionamento. Um órgão um pouquinho centralizado que seja, poderá colher as diversas opiniões e levar aos melhores "professores" que temos para que daí saiam as futuras regras e padrões que norteiam e sintetizam uma arte. Nós já fizemos isso com a arte no Brasil, no que ficou conhecido com a Semana da Arte Moderna. Um movimento de jovem guarda fez isso com a música. Outros exemplos existem e em todos, a arte cresceu quando houve uma discussão e união para mudar para melhor, para avançar. Precisamos da nossa Semanda da Arte do Bonsai Moderno e Brasileiro! Somos elogiados no mundo da publicidade mundial por nossa criatividade, pela nossa música alegre... Nossas regiões, tão múltiplas e diferenciadas permitem uma riqueza na arte do bonsai que nenhum outro país pode ter igual. Sergivaldo lá em cima, Tramujas lá embaixo, Cláudio Ratto ou Hidaka aqui no meio... São tantas opções e possibilidades. Que seria realmente uma lástima deixar de aproveitar.
Escrevo muito e canso aqueles que leram até aqui. Fico sonhando com um concurso de bonsai com uma diversidade de espécies e estilos que faria salivar um Walter Pall, emocionar um Kimura. Vamos nos unir. Discutir sempre, mas avançar ao mesmo tempo. Vamos deixar para trás nossos preconceitos e julgamentos de valor. Não peço para esquecer os termos japoneses ou suas regras, mas desenvolver uma cara nossa, brasileira. Sou um iniciante, e sempre serei, eu acho... Mas quero me inspirar nos trabalhos maravilhosos daqueles que PODEM produzir obras fantásticas. Aqueles que desfilam seu conhecimento nos fóruns, podem contribuir adaptando seu discurso, criticando objetivamente, tendo em vista o que seria melhor para nós, brasileiros. Vamos apresentar árvores! Com copas cheias, muita ramificação e folhagem (um literati será sempre um literati, e não é disso que estou falando). Com cara de árvore em miniatura. E não um desenho num papel. Não um moyogi com curvas perfeitas. Esses podem continuar a serem criados, expostos, sem problemas, mas não são brasileiros!!! Pode até existir em algum lugar uma jabuticabeira han-kengai natural, mas não é normal. Então vamos pensar em como deve ser tratada uma jabuticabeira em bonsai... Pode ser um moyogi com "esses"? Pode!!! Mas não seria bonsai brasileiro...
Enfim, estou apenas jogando a bola. O jogo se fará, espero, com os craques em campo. Quero participar das jogadas e tenho minhas idéias, vou passá-las aqui, mas o objetivo principal é ESTUDAR E CRIAR UM BONSAI BRASILEIRO... E vamos largar a hipocrisia!!!
Obrigado pela atenção e pelas críticas.
Pedro.
P.S.: Sr. Moderador: se achar este tópico ofensivo, sem qualidade ou sem propósito, apague-o imediatamente, por favor. _________________ Um amigo é uma estrada, um inimigo é um muro - provérbio chinês.
Abraços,
Pedro Bessa
http://pedrobonsai.wordpress.com |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Jan 11, 2008 1:04 am Assunto: |
|
|
Pedro,
Embora não seja moderador, posso afirmar que não vi em seu tópico nenhuma ofensa. Sinceramente, me entristece saber que pensa desse jeito, mas respeito seu desabafo.
Às vezes faço questão de colocar em negrito o verbo conjugado na primeira pessoa porque só posso assegurar aquilo que está ao meu alcance.
Muitos amigos sabem que a maioria das espécies que cultivo são nativas da região nordeste, onde moro; que foi a alternativa que encontrei para cultivar bonsai sem que eles morressem tão facilmente.
Sou muito sincero em dizer que jamais imaginei criar um estilo próprio, embora nada tenha contra aqueles que tem esse desejo. Aprendi a gostar do bonsai da forma que o conheci, através dos singelos filmes do Karatê Kid, das revistas e dos poucos livros que tive acesso. Sou fã declarado da cultura oriental e isto me influenciou (e influencia) bastante nas trilhas dessa arte apaixonante.
Cultivo bonsai porque ele me dá prazer, porque me faz feliz e com que o tempo passe sem que eu perceba. Mas, assim como em tudo que tenho feito na minha vida, procuro fazer da melhor forma possível, ou seja, sempre buscando o aperfeiçoamento. A crítica, quando é feita de forma construtiva, nos leva à reflexão e ao crescimento. Sei que se ficarmos isolados não iremos crescer em nada e por isto busco os fóruns, os sites especializados, a discussão que nos ensine alguma coisa. Não gosto de postar apenas por postar, elogiar apenas por elogiar, criticar apenas por criticar.
Eu acho, sinceramente, que se tiver que existir um estilo ou escola que caracterize o bonsai brasileiro, isto não ocorrerá a partir de discussões ou reuniões locais ou regionais. Isto surgirá naturalmente, a partir do momento que deixarmos de nos preocupar com isto e passarmos a estudar e a fazer bonsai, qualquer que seja a vertente que escolhermos para seguir.
Todas as vezes que dizemos que não adianta pular etapas, que não existe atalhos, criamos essa sensação de mal estar. É porque não adianta dizer, é necessário que cada um siga seu próprio caminho e descubra, por si mesmo, o valor do fazer, do quebrar a cara. É só isso que posso dizer.
Um grande abraço,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
Vitor Martin

Registrado: 17/06/06 Mensagens: 96 Localização: Maceió - Alagoas
|
Enviada: Sex Jan 11, 2008 1:55 am Assunto: |
|
|
Carissimos amigos,
Vejo essa discussão em duas vertentes: Criação de um Bonsai brasieiro ou naturalístico E a Melhoria do Bonsai no País.
Em relação à melhoria, crescimento, divulgação da Arte Bonsai no Brasil, assino embaixo, concordo com você. Como foi levantado: união, clubes, grupos, associações,ou seja lá o que for, isso com certeza ajudará e muito a termos o Bonsai mais presente e aparente, e com isso traria mais praticantes, o que por consequencia, acredito eu, elevaria o nível da prática, das leituras/livros, dos debates etc. Ainda por outro lado, tendo mais praticantes, teriamos mais demanda para Bonsai, mais revistas e de melhor nível técnico, mais produtos, mais produtores etc.
Fiquei surpreso e feliz quando vi aqui mesmo no forum, uns dias atrás o surgimento de alguns grupos e associações lá no sul do país. Surpreso com a qauntidade de pessoas que havia naquela reunião de fundação. Acho que o caminho é esse.
Em relação ao Bonsai Brasileiro/ naturalistico, discordo em algo com você. Não acho que algo que se pode "programar", tipo, Pessoal, hoje vamos nos reunir para criar um Bonsai no estilo brasileiro. !?!?
Acho que a Arte Bonsai é algo que nos inspiramos na cultura oriental como disse o Sergivaldo, mesmo. Colocando mais figurativamente: O futebol não foi inventado no Brasil, mas em lugar nenhum do planeta se joga como aqui, jogadores do mundo todo se inspiram no estilo, nas jogadas, nos dribles brasileiros. Os "gringos" podem até inventar dribles novos, ms veja bem: será uma cópia de um brasileiro. Já viu algum gringo "pedalando" ??? é beeeem tosco.
É por isso que acho que, se tentarmos inventar de bate-pronto um estilo nacional, além de parecer artificial, depois vai se perceber que ficou uma "cópia derivada" de um Bonsai oriental. Então...como o Sergivaldo disse, aos que se dedicarem ao naturalístico, se surgir um com cara de brasileiro, no futuro veremos.
Aliás, Sergivaldo, parabéns mais uma vez pelos seus trabalhos, que para mim, como já disse diversas outras vezes, são os que eu mais me identifico e os que eu acho mais brasileiros.
Abraços a todos
Vitor Martin |
|
|
 |
pedrotv 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Jan 11, 2008 9:38 am Assunto: |
|
|
Citação: | Eu acho, sinceramente, que se tiver que existir um estilo ou escola que caracterize o bonsai brasileiro, isto não ocorrerá a partir de discussões ou reuniões locais ou regionais. Isto surgirá naturalmente, a partir do momento que deixarmos de nos preocupar com isto e passarmos a estudar e a fazer bonsai, qualquer que seja a vertente que escolhermos para seguir. |
Citação: | Em relação ao Bonsai Brasileiro/ naturalistico, discordo em algo com você. Não acho que algo que se pode "programar", tipo, Pessoal, hoje vamos nos reunir para criar um Bonsai no estilo brasileiro. !?!? |
Amigos, obrigado pelas primeiras respostas. Meu desejo é realmente que haja o debate, em primeiro lugar. Concordo com vocês. Obviamente não se vai criar um grupo de estudos e botar no papel o que é o bonsai brasileiro. Isso vai e até já está surgindo naturalmente, e repito, o Sergivaldo é um dos poucos que faz isso e o faz muito bem. Entendo que ele não desejou criar um estilo próprio. Nem o Walter Pall. Mas também não criaram nada, nenhum dos dois, porque quem o fez foi a natureza.
Agora uma imagem como essa, me emociona muito:
Já essa, nem tanto. Me parece apenas uma exposição de técnica e estilo, com certeza perfeitos e dignos, mas artificial...
Vitor, será que um Beckenbauer, um Platini, um Eusébio, um Just Fontaine, um Bobby Charlton, ou um Maldini imitaram o futebol brasileiro?
Pedalar? Tosco? Um Cristiano Ronaldo, um Ibrahimovich, estão pedalando muito melhor do que os brasileiros e acrescentando uma objetividade européia que os faz diferentes. E o que dizer de um Kaká, que não pedala, não joga como um "brasileiro", mas como um europeu, e é considerado o melhor do mundo. Mas se ficar apenas na cópia, isto é, se o Cristiano Ronaldo apenas copiar o Ronaldinho, então o resultado será o mesmo que bonsai japonês no Brasil: será um bonsai japonês e só isso. Sem paralelos com o nosso país.
A mudança pode fazer a diferença. Por não se conformar, o Paolo Rossi acabou com os nossos canarinhos. Nunca jogou nada, e nunca mais fez nada de diferente, mas mostrou que imitar não leva à frente, apenas à imitação.
Se fosse assim com todas as artes, ainda estaríamos pintando em cavernas, ou com figuras representadas de lado como no Egito, ou não teríamos inventado a perspectiva na pintura e tudo seria como na baixa Idade Média, sem profundidade. Ou não teríamos captado a luz no impressionismo.
Amigos, precisamos acreditar no nosso potencial e das nossas árvores. É claro que existem belíssimos exemplares de nativas estilizados como um han-kengai que ficam LINDOS, emocionam e são perfeitos... Mas basta um olhar pela janela para mostrar que não é natural. Mas isso não é o problema. Não estou denegrindo os outros estilos, apenas quero ver coisas diferentes e melhorias na arte.
O que não pode acontecer, é ficarmos parados no tempo, criticando negativamente sempre que alguém faz algo diferente, inovador, fora das "regras". Como aconteceu com o Walter Pall e aconteceu aqui com outras figuras que não vou citar mas que todos conhecem.
Sergivaldo, me desculpe por, mais uma vez, ilustrar meus propósitos com trabalhos seus, mas considero-o um mestre, alguém que pode mostrar o caminho para o crescimento, como seus trabalhos provam. São TODOS maravilhosos. Frutos de muito estudo e trabalho.
Vitor, não será de bate-pronto que vamos mudar e crescer. Nada avança assim. Mário de Andrade não escreveu Macunaíma para participar da Semana da Arte Moderna, mas foi um movimento que surgiu da necessidade de crescimento das artes nacionais. E uma vez que começou, tomou de assalto a arte e mudou o panorama. Surgiu algo de brasileiro. E não foi cópia de ninguém! Por isso acredito que um bonsai brasileiro não será cópia de nada oriental, porque somos muito diferentes culturalmente e geograficamente. E olha, não foram os brasileiros que inventaram o drible... Falei do Fontaine porque ele driblava e entortava os adversários e marcou 13 gols numa Copa do Mundo em que se ele não estivesse doente contra o Brasil, talvez não o mundo teria que esperar para conhecer o talento do Pelé.
E da mesma maneira que os brasileiros criaram um estilo próprio de jogar, devemos encontrar uma forma própria de fazer a arte do bonsai. _________________ Um amigo é uma estrada, um inimigo é um muro - provérbio chinês.
Abraços,
Pedro Bessa
|
|
 |
joaoporto 3.o PASSO

Registrado: 10/11/04 Idade: 56 Mensagens: 589 Localização: São José do Rio Preto-SP
|
Enviada: Sex Jan 11, 2008 10:02 am Assunto: |
|
|
Olá pessoal,
Olá Pedro, sua iniciativa é louvável em querer uma cara nacional para o bonsai aqui em nossa terra, mas como bem citou o Sergivaldo essas peculiaridades de cada país ou região do mundo apresenta são decorrentes de um lento processo de aprendizado em que o conhecimento tradicional é assimilado, não é para desanimar não ! Mas é importante que sejamos realista para evitar frustações desnecessárias, e acho importante dizer e assumir aqui que não acho em hipótese nenhuma que o bonsai no Brasil seja medíocre, estamos aprendendo é verdade, mas para um país em que a arte tem tão pouco tempo e tão poucos praticantes, em relação a outros centros, acho que estamos muito bem sim, mas precisamos ser humildes e aceitar que talvez o que você apregoa como bonsai nacional seja atingido em uma época em que nem eu nem você estejamos aqui para presenciar. Eu acho que este processo de assimilarmos o conhecimento e termos peculiaridades própias é inevitável mas leva tempo.
Quando você citou a semana de arte moderna, não se esqueça que um dos motes da semana de 22 era o "antropofagismo" que dizia para os artistas nacionais "devorarem" tudo o que vem de fora para criar uma arte brasileira, e que esse processo avança e continua até hoje.
um abraço
p.s. esta nativa (pau-mulato do Sergivaldo) é realmete belíssima inclusive eu a coloquei na galeria de meu site, e é um moyogui de uma nativa, Sergivaldo me corrija se estiver errado. _________________ Porto Bonsai
São José do Rio Preto-SP
www.portobonsai.com |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Sex Jan 11, 2008 10:41 am Assunto: |
|
|
Oi Pessoal,
antes de mais nada, acho que o Pedro trocou as fotos dos belos trabalhos do amigo Sergivaldo... ou não!!!???
Ainda assim, criticamente falando, acredito que o bonsai de pau-mulato ainda não esteja finalizado, ao contrário da jabuticabeira... porém só nosso amigo e criador pode comentar...
Pedro,
também louvo sua preocupação no futuro desta arte em nosso país, e como não sou de escrever muito, concordo com as "palavras" do amigo João porto... este processo de assimilarmos o conhecimento e termos peculiaridades própias é inevitável mas leva tempo
De tal forma, peço que o amigo continue defendendo e levantando esta bandeira e não preocupe-se com os obstáculos, preconceitos, críticas... pois isto será normal e humano ... com algum tempo aqui no fórum e em eventos ou encontros que temos na nossa "associação" aqui em Pernambuco, já ví muitos bons amigos/artístas que nos abandonam simplismente por não aceitar tais modificações, críticas, comentários... ISTO TAMBÉM É NORMAL E HUMANO
Rogo para que no final todos façamos bonsai  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Jan 11, 2008 11:45 am Assunto: |
|
|
Amigos.
Muito obrigado pelos elogios às minhas plantas. Isto aumenta ainda mais o desejo de continuar aprendendo.
Por incrível que pareça, Pedro, este bonsai de pau-mulato não é daqueles que mais me agrada. Aos meus olhos, ainda falta muito para que eu possa achar que se trata de um belo bonsai. O Alexandre percebeu que ele ainda está inacabado, como, de fato, está, veja:
Sei que você gostava mais dele da forma anterior, é apenas uma questão de gosto pessoal.
Quanto às analogias feitas, posso dizer que qualquer um desses craques do futebol tiveram que aprender, primeiro, como se domina e se chuta uma bola. A evolução vem após muitos e muitos treinos. As técnicas básicas são e serão sempre indispensáveis.
Já disse uma vez e vou repetir: é louvável a idéia de criarmos nossa própria identidade no bonsai, mas não é necessária muita observação para percebermos que a grande maioria que defende essa idéia sequer sabe aramar um galho. Se eu fosse tentasse dar um drible, fatalmente iria pisar na bola e cair feio no chão, levando uma grande vaia da torcida, imagina uma pedalada? Me faltariam o preparo físico (conhecimento) e a habilidade (técnica).
Apenas para lembrar, os concursos de bonsai realizados no Brasil mostraram que temos excelentes bonsaistas espalhados por aí. Curiosamente, raramente vemos algum deles participar dos fóruns.
Um grande abraço,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
pedrotv 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Jan 11, 2008 12:20 pm Assunto: |
|
|
Realemente o Alexandre viu tudo... Troquei as imagens...
Corrigindo:
Citação: |
Agora uma imagem como essa, me emociona muito:
Já essa, nem tanto. Me parece apenas uma exposição de técnica e estilo, com certeza perfeitos e dignos, mas artificial...
|
Quero dizer que acho a segunda, muito bonita e, mesmo se está inacabada, considero-a uma grande demonstração de técnica e conhecimento na arte.
Mas a outra realmente parece uma miniatura de árvore e, por isso me emociona mais. Porque me lembra as árvores que subi quando criança, aquelas que existem no sítio dos meus pais... _________________ Um amigo é uma estrada, um inimigo é um muro - provérbio chinês.
Abraços,
Pedro Bessa
|
|
 |
vhobus Visitante
|
Enviada: Sex Jan 11, 2008 12:37 pm Assunto: |
|
|
Relutei muito para responder... mas...
Precisamos deixar claro que há uma grande diferença entre um "bonsai brasileiro" e um "brasileiro fazendo bonsai".
Explico: Bonsai como arte surgiu no oriente, e lá foi aperfeiçoado. E é uma arte própria deles. Nuca será uma arte brasileira, porque não foi criada aqui.
Agora, bonsaista brasileiro existe, mas só existe porque os orientais criaram o bonsai primeiro.
Nem no Japão e nem em qualquer outro lugar bonsai é essa idéia simplória de miniaturizar árvores. Trata-se de uma filosofia, uma arte, uma ciência, e muito mais...
Por isso, os bonsai japoneses não são cópias das arvores japonesas. Nem os bonsai feitos no Brasil (não bonsai brasileiro), não copiam plantas do Brasil.
Alguém já viu, mesmo no Japão, uma árvore com o 1º galho pra esquerda, depois um pro fundo, e depois outro pra direita? NÃO.
Então pq isso? Porque a intenção é transmitir muito mais que uma pequena arvore imitando um exemplar qualquer.
Explico:
Imagine-se diante de uma árvore com uns 20 metros de altura. Vc é muito pequeno em relação a ela, e por isso a olha de baixo para cima. Sendo assim, vc enxerga a parte interna da mesma.
Como fazer isso com uma arvore de 60cm?
Simples, colocando os galhos da frente somente na parte superior da planta, e deixando um galho de fundo entre os priemiros galhos. Assim, o observador sente como se estivesse debaixo de uma grande arvore, e olhando-a de baixo para cima.
Não é a arvore que está sendo copiada, mas o que se percebe dela.
Por isso, regras e estilos não são cópias de arvores, mas formas de demonstrar determinadas situaçãoes.
No Brasil não existem árvores inclinadas? Não existem Arvores retas? Não existem arvores fustigadas pelo vento? Parece que não, pois "são coisas dos japoneses", não é mesmo?
Não quero ser radical, mas depois de 10 anos convivendo no mundo do bonsai, vi que esse tipo de pensamento vai e volta... mas nunca se desenvolve.
Nem sei porque ainda discutimos isso, se poderiamos deixar o tempo resolver essas coisas, como tem feito até aqui.
O bonsai no Brasil só vai se desenvolver quando paramos de "reinventar a roda".
MAs quero dizer mais uma coisa:
Bonsai é uma arte japonesa, que nós brasileiros tentamos aprender.
Samba é uma arte brasileira que os gringos tentam aprender.
Quer fazer algo legitimamente brasileiro... certamente não o será cultivar bonsai.
Agora, quem conhece minhas plantas sabe que tenho tanto plantas rigorosamente estilizadas e plantas que por algum motivo não tem como enquadrar em 100% das regras.
Gosto de ambas, e nunca pretendi criar um estilo só porque algumas de minhas arvores não se enquadram nos estilos definidos.
É uma questão de liberdade...
Ser livre não é ser liberal... é saber que em ambos os casos, sinto-me bem! É conhecer os dois lados da moeda... sem se prender a um deles.
Desculpem o tamanho da mensagem... |
|
|
 |
pedrotv 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Jan 11, 2008 1:36 pm Assunto: |
|
|
Valdir, respeito a sua opinião e suas árvores. Merecedoras do devido destaque que têm recebido... Mas me permita discordar de alguns pontos:
Citação: | Bonsai é uma arte japonesa, que nós brasileiros tentamos aprender.
Samba é uma arte brasileira que os gringos tentam aprender. |
O samba não surgiu no Brasil, e nem a Bossa Nova. E seguindo as suas idéias, deveríamos estar batendo em tambores, ou usando os galhos para bater em troncos ocos... Porque não seria possível criar algo novo com uma arte...
Citação: | Nuca será uma arte brasileira, porque não foi criada aqui. |
Mais uma vez, porque então o Di Cavalcanti e Anita Malfatti não ficaram fazendo impressionismo igual aos europeus... A pintura também não foi criada aqui...
Citação: | Simples, colocando os galhos da frente somente na parte superior da planta, e deixando um galho de fundo entre os priemiros galhos. Assim, o observador sente como se estivesse debaixo de uma grande arvore, e olhando-a de baixo para cima. |
Então seria preciso explicar porque as árvores do Walter Pall e outros, como os Malaios e Filipinos, atraem tanto a atenção e o debate. E a emoção...
Citação: | Não quero ser radical, mas depois de 10 anos convivendo no mundo do bonsai, vi que esse tipo de pensamento vai e volta... mas nunca se desenvolve. |
Não se desenvolve porque bate sempre num muro de pessoas que acham que a arte não pode evoluir, não pode ser apropriada... O que é a cultura ocidental senão apropriação da cultura grega que já havia sido apropriada pelos romanos...
Citação: | Quer fazer algo legitimamente brasileiro... certamente não o será cultivar bonsai. |
Então vamos cancelar a Bossa Nova, o Samba e até o Rock brasileiro que é diferente e apropriado...
Citação: | No Brasil não existem árvores inclinadas? Não existem Arvores retas? Não existem arvores fustigadas pelo vento? Parece que não, pois "são coisas dos japoneses", não é mesmo? |
Não foi o que eu disse... Primeiro porque o termo traduzido para o português não tem a mesma significação do japonês. Moyogi não é exatamente informal reto... Tem muito mais do que isso embutido... Mas continuo sem ver jabuticabeiras han-kengai porque normalmente jabuticabeiras não nascem nas condições que levam a isso...
Citação: | Ser livre não é ser liberal... é saber que em ambos os casos, sinto-me bem! É conhecer os dois lados da moeda... sem se prender a um deles. |
Mas o que eu disse antes está dito neste parágrafo. Não devemos nos prender à estética oriental somente porque eles chegaram primeiro... Precisamos avançar o debate para mudar e conseguir coisas melhores... _________________ Um amigo é uma estrada, um inimigo é um muro - provérbio chinês.
Abraços,
Pedro Bessa
|
|
 |
vhobus Visitante
|
Enviada: Sex Jan 11, 2008 1:57 pm Assunto: |
|
|
Tá bom mestre!
Me rendo aos seus incalculáveis conhecimentos em todas as áreas... |
|
|
 |
pedrotv 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Jan 11, 2008 2:07 pm Assunto: |
|
|
 _________________ Um amigo é uma estrada, um inimigo é um muro - provérbio chinês.
Abraços,
Pedro Bessa
|
|
 |
vhobus Visitante
|
Enviada: Sex Jan 11, 2008 2:12 pm Assunto: |
|
|
Vai fundo cara...
Tem meu apoio!
Tranforme o futuro do bonsai no Brasil... inovo, renove, faça tudo o que for preciso!
Mas faça algo que valha o esforço! Apresente bonsai que sejam admiráveis... não essas mesmices que nós pobres mortais temos.
Muitos já tentaram isso antes, mas nao tiveram êxito. Quem sabe chegou a hora!
De minha parte... estou me retirando, para não ser mais uma pedra nesse muro de pessoas impedindo o desenvolvimento da arte!
Editado pela última vez por vhobus em Sex Jan 11, 2008 2:14 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
joaoporto 3.o PASSO

Registrado: 10/11/04 Idade: 56 Mensagens: 589 Localização: São José do Rio Preto-SP
|
Enviada: Sex Jan 11, 2008 2:13 pm Assunto: |
|
|
Olá Valdir,
Gostei do seu posicionamento, e acho também que somento o tempo vai resolver esta questão, quanto ao fato de existir um dia bonsai com particularidades "brasileiras" eu tenho plena convicção de vai existir como existe na Europa que é inegavelmente um grande centro da arte.
Dentro da arte existem fatores que são subjetivos e esses são passíveis de aperfeiçoamentos e/ou modificações. Nós brasileiros, ao olhamos ao redor, veremos 80% de hokidashi a nossa volta isso não quer dizer que vamos desenvolver apenas hokidashi em nossas plantas isso porque bonsai não é simplesmente miniaturizar árvores como são vistas na natureza, como você bem disse, é muito mais que isso.
Nós vivemos num ambiente totalmente diferente do ambiente do Japão, nossa cultura é totalmente diferente da cultura do Japão e a nossa percepção de mundo também é totalmente diferente da percepção de mundo do japonês, a meu ver precisamos, se não dominar totalmente, entender muito bem as regras clássicas e praticar muito para adquirirmos naturalmente um "toque" brasileiro. Vamos continuar vendo moyoguis, hokidashi e todos os outros estilos, não acredito em em novo estilo "brasileiro" mas em variações sutis dos estilos já existemtes.
Basta ver as fotos do primeiro kokofu ten que vê-se a evolução gritante das árvores.
um abraço _________________ Porto Bonsai
São José do Rio Preto-SP
www.portobonsai.com |
|
|
 |
vhobus Visitante
|
Enviada: Sex Jan 11, 2008 2:16 pm Assunto: |
|
|
Obrigado João! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|