|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Vinicius

Registrado: 21/01/08 Idade: 39 Mensagens: 56 Localização: Santa Maria - RS
|
Enviada: Seg Jan 21, 2008 6:13 pm Assunto: Preciso de dicas, Por Favor!! :) |
|
|
Olá amigos, estou começando a entrar no mundo do bonsai, faz tempo que eu admiro eles, mas nunca havia tomado nenhuma iniciativa. Enfim resolvi me mexer, e comprei esta jabuticaba, que segundo o produtor tem cerca de 2,5 a 3 anos.
Sei que ela não é grande coisa, mas como estou começando, acho que está bom... sempre li que no começo se costuma matar algumas plantas, mas pretendo me esforçar para que isso não aconteça! e desta forma ir aumentando meu "jardim".
Tenho lido nos ultimos dias varios artigos sobre bonsai, entao na teoria tenho algum conhecimento, mas na pratica, NADA! na minha cidade já é dificil encontrar bonsais pra vender, e mais dificil ainda é encontrar alguem que entenda!
Minha principal duvida no momento, é o que eu faço com ela?
Podo?
troco de vaso?
adubo?
que terra usar para ela?
enfim, quaisquer dicas que os amigos puderem me dar eu agradeceria muito!!!!!
 |
|
|
 |
pedrotv 2.o PASSO

Registrado: 12/04/07 Mensagens: 264 Localização: Nova Friburgo - RJ
|
Enviada: Seg Jan 21, 2008 8:51 pm Assunto: |
|
|
Vinícius, eu diria que a sua planta precisa de poda, transplante e engorda. Ao mesmo tempo em que diria também que precisa de poda e transplante e uma outra planta... Explico: o certo seria dizer para você que tem um excelente material em mãos, aparentemente super saudável, mas que precisa engrossar o tronco. Daí, falaria para você botar num escorredor/mamadeira (procure no fórum, vai encontrar muita coisa, e no site do Atelier do Bonsai também), para engrossar e esquecer ali por um tempo, um ou dois anos, no mínimo. Bom tudo isso é verdade, e seria uma dica útil e correta!
Mas ultimamente, tenho percebido que muitos fazem essa pergunta uma vez no forum, talvez tentem o procedimento e nunca mais voltam a aparecer por aqui. Presumo que tenham desistido da arte... Comecei a pensar nas causas disso. Talvez fosse por falta de experiência, tentou o procedimento, colocou num substrato errado para espécie ou mal dosado, regou errado e quando foi para o escorredor, não conseguiu cuidar direito e perdeu a planta. e o interesse. Ou então, o substrato deu certo, a planta resistiu, está no escorredor e o cara prepara a mamadeira (50% de esterco+50% de terra) e aí vem o cheiro desagradável, forte e briga em casa com a mulher, porque "aquilo atrai moscas", "fede", etc. E o cara perde o interesse. Ou então, dá tudo certo, a esposa é compreensiva, admira o novo hobby do marido/namorado, acha a plantinha uma coisa fofa e tá tudo muito bom, mas passa um mês, passam dois meses, três, quatro... E aí o cara percebe que terá que esperar uns 2 ou 3 anos, na verdade até ter algo legal em mãos para fazer bonsai... Isso com certeza desanima e o cara perde o interesse...
Me desculpem, mas acho besteira propor técnicas avançadas a quem está começando. São boas dicas, mas falta humanidade. É preciso que a pessoa realmente se interesse pela arte, que tenha prazer para isso acontecer. E o cara só vai ter prazer, se puder mostrar a planta aos amigos e parentes, um belo bonsai que vai agradar a todos. Mesmo que diante de obras primas da arte, possa ser chamado apenas de galhinho...
Então, o que aconselho, baseado em experiências comigo e outros, é que use este primeiro bonsai para aprender mesmo, sem medo de matar, mas tentando ao máximo mantê-lo vivo. Aprenda a ouvir o que a planta tem para dizer, quais são as suas necessidades. Faça um transplante para um vaso bonito (mesmo que seja um Petrópolis, é bonito sim e funciona bem. Depois dá para comprar um alta temperatura e maravilhoso...) e barato. Faça as podas para estruturar, faça aramação. Mas compre outras mudas para ir aumentando a coleção e estudar mais... Assim, você vai aprender muito, vai ter prazer em mostrar um bonsai feito por você, estruturado por você (ninguém vai mostrar um bonsai no escorredor de macarrão plantado numa bacia de cocô). Com o prazer e o estudo, vem a experiência. Você passa a enxergar melhor as possibilidades futuras da planta e até aquelas primeiras, passam a ser vistas com outros olhos. Você está evoluindo e o prazer passa a ser o de trabalhar a planta, de imaginar o futuro dela e fazer a coisa de maneira a chegar lá.
Vai por mim, o prazer precisa passar na frente das técnicas. Tenha muitas alegrias com o seu bonsai. Meu 4º foi uma jabuticabeira muito parecida com a sua. Plantei imediatamente num vaso petrópolis, tá bonito pra burro e fico muito orgulhoso com ela:
Depois dessa foto, ela já passou por desfolha, mudança de decoração e um crescimento prá lá de rápido e impressionante, mesmo que em vaso. Então vai ser feliz e torne-se um bonsaísta! Mas a escolha é sua! Dei as duas dicas. São reflexos do meu próprio aprendizado.
Um grande abraço! _________________ Um amigo é uma estrada, um inimigo é um muro - provérbio chinês.
Abraços,
Pedro Bessa
http://pedrobonsai.wordpress.com |
|
|
 |
ILMA
Registrado: 09/11/07 Idade: 51 Mensagens: 18 Localização: SORRISO-MT
|
Enviada: Ter Jan 22, 2008 9:17 pm Assunto: VINÍCIUS |
|
|
ACEITE AS DICAS DO PEDRO , POIS ASSIM COMO VC EU TAMBÉM COMPREI UMA PLANTA IGUAL A SUA , VENDEM COMO BONSAI , E NEM IMAGINAMOS Q PRECISA DE MUITO CARINHO, PACIÊNCIA, E É A PACIÊNCIA Q VAI NOS AJUDAR A VER O RESULTADO DO NOSSO TRABALHO. SOU MUITO NOVA NESSA ARTE , MAS AQ VC RECEBERÁ DICAS MARAVILHOSAS, BOA SORTE E BOM TRABALHO. |
|
|
 |
duprat 5.o PASSO

Registrado: 29/05/06 Mensagens: 942 Localização: Niterói - Rio de Janeiro
|
Enviada: Ter Jan 22, 2008 11:58 pm Assunto: |
|
|
Puxa pedro, fiquei até emocionado por aqui.
Foi isso mesmo comigo tambem, minha eugenia no lago foi meu primeiro (e ate agora acho que unico fechado) bonsai. E fui direto tentando tirar o máximo dela e de mim.
É por ai mesmo, depois que temos um bom trabalho relaxamos e não nos preocupamos tanto com perder alguns anos com uma planta em um escorredor. Mas sem ter nenhum... fica difícil.
Sua jabuticaba está maravilhosa. Vai envelhecer com grande dignidade. E já não é nenhum galhinho, mas uma planta muito bem orientada e com uma idéia amadurecida.
Parabéns pelo exemplo(s). _________________ Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.
Duprat |
|
|
 |
Vinicius

|
Enviada: Qua Jan 23, 2008 7:59 am Assunto: |
|
|
Olá amigos, fico muito agradecido pelas respostas, alías, uma coisa que gostaria de frisar é que estou muito impressionado com a prestatividade de todos por aqui, empenhados em ajudar os problemas dos outros como se fossem os próprios!
bom... primeiramente, -Pedro- você tem toda razão MESMO, eu venho pensado nisso bastante, tenho estes bonsais no meu quarto e para aplicar certas técnicas teria que tirar de lá, colocar em vasos esteticamente "feios" enfim... tudo o que você citou é simplesmente a verdade, e embora eu não tenha passado por isso ainda, eu já previa essa possibilidade, MAS... este bonsai da foto tem um irmão gêmeo... e já comprei 2 justamente por saber que alem de correr o risco de matar um(pelo menos) gostaria de aplicar tratamentos distintos para eles até mesmo para ver a diferença nos tratamentos por mim mesmo!
- duprat e ILMA - agradeço pelo elogio a minha plantinha, e de fato essas plantas são vendidas(não pra mim) com falsas promessas, ou talvez pela falta de informação as pessoas simplesmente fantasiam certas coisas... por exemplo muitos acham que o bonsai nao precisa de luz... q nao precisa de regas frequentes e muitas outras coisas, as vezes me pergunto quantas dessas plantas não morrem simplesmente por falta de informação...
EU, após ler exaustivamente muitos e muitos artigos tenho uma certa opinião formada sobre bonsai, que baseia-se em ter MUITA paciência, e empenho, não tenho muito da primeira, mas espero que o bonsai me ajude a melhorar esse traço do meu caráter! heheheheh...
a experiência virá com o tempo, e com a ajuda de vocês, e podem ter certeza que ainda vão me ver postando muitos tópicos por aqui!
ENTÃO:
eis o que eu gostaria de fazer, e precisaria da ajuda dos amigos para algumas coisas:
primeiro vou seguir o conselho do Pedro e vou colocá-la numa mamadeira, pois realmente acho que é a melhor solução, o que gostaria de saber é:
qual a mistura ideal para colocar na mamadeira e no escorredor para esta minha planta?
de uanto em quanto tempo devo adubar ou trocar este substrato?
segundo de que forma devo proceder a poda para esta minha planta?
só folhas?
folhas e galhos?
estrutural?
em que época devo realizar estes procedimentos?
deve ser durante o ano todo?
terceiro com o meu outro bonsai, irmão desse daí e praticamente igual, pretendo seguir o outro conselho do pedro e re-envasar, num vasinho decente, então a questão é:
exatamente qual a combinação de solo que devo usar para ela?
(se pudessem ser bem explicativos nesta eu agradeceria), pois eu fico confuso quando leio que se coloca argila e pedriscos... na minha ignorância esse não seria o ambiente ideal pra uma planta se desenvolver, MAS é claro como sei muito pouco, muito tenho a aprender!
quarto e ÚLTIMO( por enquanto heheheh) é referente a adubação do bonsai, eu comprei um que diz ser "fertilizante para bonsais" pelo que entendi ele tem de tudo um pouco, é em pó.
de que forma eu coloco ele na planta? coloco em pó mesmo? diluo em agua? quanto?
bom... essas são minhas principais dúvidas no momento, acho que deu pra perceber que sou bem minucioso, e curioso! eu agradeceria imensamente a ajuda dos amigos, porque embora eu tenha lido vários artigos sobre o assunto, na maioria deles faltam certos detalhes que eu acho essenciais, e tentei explicá-los aqui!
além disso como não conto com ninguem pra VER minha planta ao vivo, e me ajudar pessoalmente a única ajuda que eu tenho é a de vocês!!
grato!! ( por enquanto ) |
|
|
 |
juliano
|
Enviada: Qua Jan 23, 2008 2:37 pm Assunto: |
|
|
Pedro... como sempre traduz exatamente o que se passa com cada pessoa que se envolve com o Bonsai... fantástico!!!
Vinicius...
Antes de mais nada... estude a teoria e conheça as técnicas e estilos - tenha uma boa literatura, veja modelos na net e in locu, veja instruções, composição de solo, e etc. É a busca de informações que todos fazemos quando adquirimos a 1ª planta. É um processo lento de aprendizado e fixação que não se esgota.
Com isso em mente... minha dica é a seguinte: dividir os assuntos... da seguinte maneira:
1° a planta: tome conhecimento das características da espécie adquirida - tipo de solo, adubação, clima que tipo de trabalho aceita, etc.
2° avaliação: identifique o potencial da planta - busque características ímpares, marcantes, detalhes que a tornem única.
3° o projeto: identifique o ponto onde está e estabeleçao objetivo. A partir daí... trace o caminho a seguir. Leve em conta se aplanta é jovem ou já está em condições de iniciar um trabalho.
4° execução: escolha as técnicas e ferramentas adequadas à realização do projeto - técnicas e procedimentos que conduzirão ao objetivo.
5° divirta-se: aproveite cada momento do processo - é algo singular.
Essa é forma básica que observei dos mais experientes e que procuro seguir... com exceções claro... e que tem me poupado mtas decepções.
Bem... sei que não respondi exatamente cada pergunta... não é questão de má-vontade ou arrogância... ok?... só que no meu entender seria contraproducente tentar detalhar tamanho volume de informações em um único tópico. Há ainda a questão das características geográficas e climáticas onde cada um de nós está inserido e que tornaria o tópico ainda mais superficial.
Seus questionamentos são mais que válidos... lógico... e são exatamente os mesmos pelos quais todos buscam respostas quando adentram esse mundo que é o Bonsai. No site do atelier e aqui no próprio fórum, vc obterá respostas a essas e a muitas outras questões e dúvidas... e observe que tais respostas foram apresentadas por pessoas tarimbadas no assunto. Basta 'navegar'.
Espero ter ajudado.
Grande abraço. _________________ Juliano Bolognini |
|
|
 |
Vinicius

|
Enviada: Qua Jan 23, 2008 3:50 pm Assunto: |
|
|
Olá Juliano!!
Primeiramente obrigado pelas dicas, mas gostaria de explicar que, eu estou seguindo essa linha que você propõe em seu comentário, e sei na teoria a resposta para algumas das questões que propús, porém quando vou fazer na prática, me faltam algumas informações que ainda não obtive lendo os artigos, e pensei que talvez com um olhar mais pessoal de alguém, poderia me esclarecer essas dúvidas!
quanto aos artigo aqui do site, são ótimos! aliás, precisa ser dito que material de bonsai não falta!! apenas alguns pecam em alguns detalhes,pois pressupõe certos conhecimentos do iniciante que ele não possui, mas enfim, continuarei com minhas pesquisas, mas se alguém quiser complementar este tópico me ajudando, fico grato!
 |
|
|
 |
juliano
|
Enviada: Qua Jan 23, 2008 5:00 pm Assunto: |
|
|
Ok...
Bem... a 4ª questão... quanto ao adubo me recomendaram extremo cuidado com ele... pois o mesmo é bastante forte.
Fui recomendado a utilizar a metade do indicado pelo fabricante, porém não o adquiri.
E em termos de adubo químico ... muitos bonsaístas fazem a mesma recomendação... metade da dose.
As outras questões deixo para os mais experientes.
Abraços. _________________ Juliano Bolognini |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Qua Jan 23, 2008 6:04 pm Assunto: Resposta |
|
|
Olá pessoal.... Depois de ler o que o Pedro disse, não consegui pensar em mais nada, nem dar opinião. Uma pessoa de muito, mais muito caráter. Continue assim, pessoas como você não existem mais... _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
pedrotv 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Jan 23, 2008 7:23 pm Assunto: |
|
|
Duprat, Juliano e Marcos Castilho: Não precisa tanto!!! O fórum cresce quando tentamos ajudar e quando somos ajudados. O importante é não perder de vista que é preciso, em PRIMEIRO LUGAR, ter alegrias com a arte!
Vinícius, vamos às respostas que posso dar:
Primeiro: Em relação à mamadeira, veja este artigo, publicado aqui no Atelier do Bonsai: http://www.atelierdobonsai.com.br/mamadeira.html - Tem todas as informações necessárias. Lembre-se que a mamadeira vem bem depois, somente quando as raízes estiverem saindo por baixo do escorredor. A adubação no escorredor é a mesma que nos vasos de bonsai. Na verdade, trate o escorredor como um vaso normal de bonsai. Recomendarei o adubo na quarta questão.
Segundo: Com jabuticabeiras, eu considero umas das melhores maneiras de estilizar, apenas a poda. Um arame pode ser usado para mudar um pouco algum galho rebelde, mas a poda é a base. No caso da sua, eu não podaria muito ainda não. Se podar, reduz muito o ritmo de crescimento da planta. Quanto mais folha, mais ela engorda. Eu podaria apenas os ramos mais compridos que partem do alto da árvore. Isso vai ajudar a brotação inferior, uma vez que, normalmente, o crescimento maior e mais rápido é na parte alta. Uma poda nessa região inibe esse crescimento causando uma maior densificação e compactação no resto da árvore.
Não pode o tempo todo. Isso de ficar sempre mantendo o bonsai todo bonitinho e certinho, atrasa demais o desenvolvimento. A regra é: pode nas épocas de crescimento mais forte. Isso você vai aprender com a planta, porque até mesmo duas jabuticabeiras com a mesma idade, podem apresentar variações no crescimento. É a mesma coisa que com as pessoas. Por exemplo, faça uma poda mais drástica na primavera, depois que os novos ramos da estação tiverem dado pelo menos dois pares de folhas. Aí, no final da primavera, você poderá desfolhar a planta (não em ano de transplante nem planta fraca). No verão, fique atento ao crescimento bem forte do ápice e deixe crescer mais livremente, sem poda radical nem desfolha. No outono e inverno, não mexa com a planta. Não pode nem desfolhe. Percebi que as jabutis têm uma tendência a brotar bem forte no meio do inverno. Não deixe a planta te enganar... Espere mais um pouco até se aproximar da primavera...
Terceiro: Um grande bonsaísta me recomendou usar substrato rendmax (tipo floreira) e areia. A proporção vai depender da planta. Como a jabuti gosta de água (sem encharcar), recomendo uma proporção 40% rendmax floreira + 60% areia grossa peneirada. Atenção. Se for uma conífera, não retire todo o solo original, mesmo se for horrivelmente compactado. A planta morre porque perde a relação que tem com as micorrizas. No caso da Jabuticabeira, pode podar até 1/3 das raízes. Eu até espalharia pelo novo substrato um pouco do antigo só por causa das micorrizas. Agora faço assim com todas as plantas. Bom, essa é a minha receita principal. Faço experiências com várias receitas de substrato, com mais ou menos sucesso em todas. Atualmente a que funciona melhor é a areia de gato, mas está em teste ainda e não recomendo por enquanto. O rendmax possui tudo de bom: casca de pinus, turfa e vermiculita, além de corretor de acidez (só não use em azaléias que gostam de solo ácido). A areia não deixa compactar o substrato e também retém bem a água. Favorece muito o desenvolvimento de raízes finas (as que alimentam a planta).
Quarto: Olha só. Não importa o fertilizante exatamente, mas apenas sua gradação em NPK. Se for 4-6-4. Pode usar sem grandes problemas porque ele é fraquinho. Siga a receita da caixa. Se for um 20-20-20, use a metade mas mesmo assim com cuidado. Principalmente se for adubo químico. Grande risco de queima de raízes. Eu uso esse fertilizante de bonsai (na verdade, podia ser de qualquer coisa, como vimos) por causa dos microelementos extras, em pó mesmo, sobre o substrato. Mas apenas 1 vez por ano em cada planta. Apenas para repor mesmo. No mais, uso torta de mamona com farinha de osso mesmo. (50% / 50%). Escarifico um pouco o solo e jogo em cima uma colher de chá. Tudo depende do tamanho do vaso. A relação da planta com a adubação é bem complicada. Na verdade, o adubo não alimenta a planta. Ela faz isso através da fotossíntese. O que o adubo faz é fornecer elementos químicos necessários às diversas operações fisiológicas. Assim, o nitrogênio serve para consituição de tecidos, crescimento de caule, folhas, etc. O fósforo e o potássio servem para o desenvolvimento de frutos, flores e raízes. Um excesso de nitrogênio reduz as defesas da planta aos parasitas ao mesmo tempo em que causa um crescimento forte demais e com entrenós muito longos. O que pode até ser interessante numa planta em início de desenvolvimento (depois precisará voltar ao começo...) mas é preciso tomar cuidado. A idéia é adubar pouco, mas frequentemente. De preferência com adubo orgânico que tem menos risco de queimar as raízes, pois a planta pega o que precisa apenas e muito se perde com a rega. O adubo químico tem ação mais imediata. Mas quem vai te dizer mesmo do que precisa, é a própria planta que você terá que aprender a ouvir. Não adube no inverno!!!
Poste as suas dúvidas sempre. Aprenderá muito e rapidamente dividindo com os colegas do fórum. Bata sempre muitas fotos para te ajudar a conhecer a planta e para analisar seu crescimento. Bonsai rima com fotografia! E estude bastante, mas isso você já está fazendo, percebo bem!
Está no caminho certo Vinícius. Agora só se preocupe com o vício... Depois fica complicado arrumar espaço...
Um grande abraço! _________________ Um amigo é uma estrada, um inimigo é um muro - provérbio chinês.
Abraços,
Pedro Bessa
|
|
 |
Vinicius

|
Enviada: Qui Jan 24, 2008 5:46 pm Assunto: |
|
|
Olá Pedro!!
Muito obrigado pela sua ajuda, esclareceu muito bem as minhas dúvidas, pelo desculpas se fui muito insistente am alguma coisa, mas eu tenho mania de perfeccionismo, então sempre espero pra fazer(tentar) tudo certinho... achei muito útil o que você escreveu porque me deu várias dicas que eu não sabia!
PORÉM... antes de ler o que você escreveu eu dei uma podadinha de leve nela, achei que podando alguns galinhos da copa, a luz poderia entrar mais e desenvolver outras partes da planta melhor, algo assim...espero que tenha feito bem!
enfim... sigo estudando bastante, já tenho umas 200 folhas de artigos e textos sobre bonsai, os quais devoro sem parar!!
e no mais, me surgindo dúvidas postarei no fórum, e também o progresso dela!
grato a todos pelas respostas e pela atenção!! _________________ Abraço!
Vinicius Londero |
|
|
 |
pedrotv 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Jan 24, 2008 6:19 pm Assunto: |
|
|
Vinícius, você fez bem. No texto eu disse que deveria podar um pouco a copa para permitir o desenvolvimento de brotos mais baixos. Não se preocupe...
No mais, seja mesmo insistente. Pergunte bastante antes de agir. Estude bastante sempre!!! Na net existem várias possibilidades de hum... adquirir literatura... Procure "bonsai" no esnips, por exemplo...
E adquira os melhores livros que encontrar/puder pagar. Tem muita coisa boa na livraria cultura, acessíveis pelo site. Procure por exemplo pela bíblia do Tomlinson: The Great book of bonsai. Vai se surpreender com o preço. Não se preocupe, é aquilo mesmo. Comprei para mim e para amigos... Aproveite...
Não deixe de postar a evolução das suas plantas!
Abraços,
Pedro Bessa
|
|
 |
Vinicius

|
Enviada: Sex Jan 25, 2008 7:05 am Assunto: |
|
|
Olá Pedro!
Pois é, eu estou procurando algum livro para comprar, algum que seja bom, você citou esse do Tomlinson, realmente ele tem um preço bem acessível, mas não consegui mais nenhuma informação sobre ele, o que você pode me dizer? eu sei que ele é em inglês, mas... qtas pag tem? que tipo de informações tem nele? Porque eu estou procurando algo que fale "de tudo um pouco" pelo menos por enquanto né!
Ainda não me adianta saber certas coisas avançadas, sem saber as coisas básicas!
Então se tiver alguma sugestão, será bem vinda!! _________________ Abraço!
Vinicius Londero |
|
|
 |
pedrotv 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Jan 25, 2008 8:43 am Assunto: |
|
|
Vinícius, ele é uma das bíblias da arte. Tem 240 páginas e capa dura. O preço tá estranho mas é isso mesmo... Não deixe de comprá-lo. Uma pechincha dessas não acontece todo dia... É realmente bom. O único senão, é que é em inglês e isso pode incomodar alguns... _________________ Um amigo é uma estrada, um inimigo é um muro - provérbio chinês.
Abraços,
Pedro Bessa
|
|
 |
Vinicius

|
Enviada: Sex Jan 25, 2008 9:24 am Assunto: |
|
|
muito interessante mesmo!
vou comprar, pois além de ser um ótimo livro (segundo o amigo) será uma ótima oportunidade de praticar o meu inglês!!
obrigado pela dica! _________________ Abraço!
Vinicius Londero |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|