FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Serissa?
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jan 21, 2008 7:05 pm    Assunto: Serissa? Responder com citação

Olá pessoal gostaria da ajuda de vocês. Qual planta será essa e será que dá para fazer dela um bonsai?

Me falaram que poderia ser uma serissa, não sei direito.
_newbe
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jan 21, 2008 7:26 pm    Assunto: Responder com citação

Tá me parecendo um ligustro (variegata)

Acho que dá um bonito bonsai, mas nunca vi um.

Se resolver tentar, poste as fotos aqui para acompanharmos.

Grande abraço. Sucesso!
"Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade." 2 Cor 3:17.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Diego Santana
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jan 21, 2008 8:10 pm    Assunto: Responder com citação

Pode sim ser o Ligustrum variegata, observe
são bons pra bonsai, mas cuidado colocar arrames pois os galhos são bem secos e muito facil de quebrar

http://www.magnoliagardensnursery.com/productdescrip/Ligustr_Privet.html

http://hort.ifas.ufl.edu/gt/ligustrum/ligustrum.html
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jan 21, 2008 8:17 pm    Assunto: Responder com citação

marcos,

é mesmo um ligustro variegado. Como o Newbe colocou é muito difícil de ver bonsai de qualquer que seja a espécie. Mesmo sem saber acabamos preferindo os normais. Acontece que todas as variegatas são como que albinas no reino animal. Assim como os albinos, vivem menos. As variegadas em determinado período, nada de certo para ter uma média, elas se toram normais ou morrem sem motivo aparente. Com isso são pouco valorizadas para bonsai.

T+
Paulo César Morais
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jan 27, 2008 3:01 am    Assunto: Responder com citação

É ligustro mesmo. eu já comprei mudas de ligustro em que parte da folhagem era variegata e parte verde.fui fazendo mudas a partir de galhos, com o tempo percebi que a mudas totalmente verdes se desenvolviam muito mais rápido e eram muito melhor de se trabalhar. hoje só ficaram os ligustros normais, os variegatas foram morrendo ou me desfiz deles.
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jan 27, 2008 9:11 am    Assunto: Responder com citação

Paulo disse: hoje só ficaram os ligustros normais, os variegatas foram morrendo ou me desfiz deles. Você realizou podas sucessivas aí então nasceram somentes folhas verdes? É isso que você disse?
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jan 27, 2008 10:49 am    Assunto: Responder com citação

Pessoal

Este exemplar é mesmo ligustro variegado. O motivo da variegação "ir e vir" é porque ela é causada por um virus que interfere na produção de clorofila. Quando o virus está presente aparecem as partes brancas nas folhas e quando ele é perdido reaparecem os galhos verdes. Se estes estiverem completamente sem o virus e forem plantados originam plantas normais. Também é possível fazer um extrato das folhas variegadas e espalhar sobre a planta normal, para transmitir o vírus e produzir uma planta variegada. Não acho seguro nem aconselhável, nem acho as plantas variegadas bonitas, mas se alguém quiser tentar...

"Recife (PE)"
Paulo César Morais
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jan 27, 2008 5:47 pm    Assunto: Responder com citação

Marcus, como eu disse, as primeiras mudas que comprei tinham galhos normais e outros que eram variegados. fui fazendo várias mudas. as feitas de galhos normais, formavam plantas totalmente normais. também fiz mudas dos variegatas. só que com o tempo percebi que não eram legais de se trabalhar, cresciam menos, e morriam com mais facilidade.
então me desfiz das mudas que restavam e passei a plantar só as normais.
as primeiras mudas que eram mistas, morreram há muito tempo por que eu estava começando a trabalhar com bonsai e as matei por excesso de manipulação.
Abraço a todos.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jan 31, 2008 4:22 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Para os colegas foristas que não conhecem ou nunca viram um bonsai de ligustro sinensis variegata, eis um exemplar interessante:

Está sendo comercializado nessa página, aliás. Eis uma descrição desse bonsai em questão:

Troene de Chine panaché (ligustrum sinensis variegata) bonsai d'interieur. Origine Indonésie.
Superbe specimen mature. Entretien facile. Peut aussi etre acclimaté progressivement à l'exterieur toute l'année.
Hauteur de l'ensemble pot inclus 45 cm. L'arbre seul 35cm. Diametre du tronc a la base 13cm. Poterie en grès de Yixing 1er choix.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jan 31, 2008 6:25 pm    Assunto: Responder com citação

Nickfury, magnífico, agora fiquei mais animado em tentar. Talves meus filhos vejam no futuro um belo bonsai. HEHEHEHEHE......
Anselmo Dutra

MensagemEnviada: Qui Jan 31, 2008 8:59 pm    Assunto: Responder com citação

Nick, que exemplar maravilhoso. O ligustro é uma planta fácil de se achar em viveiros? Ele tem outro nome popular?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Fev 01, 2008 12:07 pm    Assunto: Responder com citação

Anselmo aqui em Colatina-ES não é fácil encontrar. Tem pedir para trazer de fora geralmente de São Paulo.
Anselmo Dutra

MensagemEnviada: Sáb Fev 02, 2008 9:08 am    Assunto: Responder com citação

Valeu Marcos, eu vou ver se acho por aqui em Campo Grande.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Fev 02, 2008 11:45 am    Assunto: Responder com citação

Amigos, pelo menos por aqui o ligustro é uma planta super acessível em preço e fácil de encontrar em todos os hortos e gardens.

Tem umas características como gostar de água, caso seque mesmo por pouco tempo larga muita folhagem, porém as reavê com facilidade, mas caso esteja encharcada demais, fungos são facilmente aparentes, e é bem comum que tenha cochonilha branca, aquela sem carapaça, muito chatinha por sinal, mas fácil de matar, digo isto para plantas geralmente em jardinagem e paisagismo, onde não se tem o cuidado que temos por plantas individualmente.

Porém uma planta de folhagem bem interessante para a prática da arte pelo seu tamanho e formato, com brotações exuberantes e fartas, salvo os cuidados básicos.

É bem verdade que não se vê muito o uso delas para bonsai, mesmo tendo com folhagem totalmente verde e com todos seus atributos, caso tenham antipatia pela variagata, acho que deveriam investir mais na mesma, pois as vantagens ainda superam suas desvantagens.

Abraço,
Fabiano.
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
_newbe
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Fev 02, 2008 8:04 pm    Assunto: Responder com citação

Anselmo,

Conheço a planta por ligustro, ligustre e alfeneiro.

boa sorte
"Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade." 2 Cor 3:17.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: