Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Seg Jan 21, 2008 7:05 pm Assunto: Serissa? |
|
|
Olá pessoal gostaria da ajuda de vocês. Qual planta será essa e será que dá para fazer dela um bonsai?
Me falaram que poderia ser uma serissa, não sei direito. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
_newbe 2.o PASSO

Registrado: 28/11/05 Idade: 41 Mensagens: 353 Localização: Gama - DF
|
Enviada: Seg Jan 21, 2008 7:26 pm Assunto: |
|
|
Tá me parecendo um ligustro (variegata)
Acho que dá um bonito bonsai, mas nunca vi um.
Se resolver tentar, poste as fotos aqui para acompanharmos.
Grande abraço. Sucesso! _________________ "Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade." 2 Cor 3:17. |
|
|
 |
Diego Santana PARTICIPANTE

Registrado: 01/01/08 Idade: 43 Mensagens: 1049 Localização: Londrina-PR
|
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Seg Jan 21, 2008 8:17 pm Assunto: |
|
|
marcos,
é mesmo um ligustro variegado. Como o Newbe colocou é muito difícil de ver bonsai de qualquer que seja a espécie. Mesmo sem saber acabamos preferindo os normais. Acontece que todas as variegatas são como que albinas no reino animal. Assim como os albinos, vivem menos. As variegadas em determinado período, nada de certo para ter uma média, elas se toram normais ou morrem sem motivo aparente. Com isso são pouco valorizadas para bonsai.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Paulo César Morais 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Jan 27, 2008 3:01 am Assunto: |
|
|
É ligustro mesmo. eu já comprei mudas de ligustro em que parte da folhagem era variegata e parte verde.fui fazendo mudas a partir de galhos, com o tempo percebi que a mudas totalmente verdes se desenvolviam muito mais rápido e eram muito melhor de se trabalhar. hoje só ficaram os ligustros normais, os variegatas foram morrendo ou me desfiz deles. _________________ P.C. |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Jan 27, 2008 9:11 am Assunto: |
|
|
Paulo disse: hoje só ficaram os ligustros normais, os variegatas foram morrendo ou me desfiz deles. Você realizou podas sucessivas aí então nasceram somentes folhas verdes? É isso que você disse? _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Jan 27, 2008 10:49 am Assunto: |
|
|
Pessoal
Este exemplar é mesmo ligustro variegado. O motivo da variegação "ir e vir" é porque ela é causada por um virus que interfere na produção de clorofila. Quando o virus está presente aparecem as partes brancas nas folhas e quando ele é perdido reaparecem os galhos verdes. Se estes estiverem completamente sem o virus e forem plantados originam plantas normais. Também é possível fazer um extrato das folhas variegadas e espalhar sobre a planta normal, para transmitir o vírus e produzir uma planta variegada. Não acho seguro nem aconselhável, nem acho as plantas variegadas bonitas, mas se alguém quiser tentar... _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Paulo César Morais 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Jan 27, 2008 5:47 pm Assunto: |
|
|
Marcus, como eu disse, as primeiras mudas que comprei tinham galhos normais e outros que eram variegados. fui fazendo várias mudas. as feitas de galhos normais, formavam plantas totalmente normais. também fiz mudas dos variegatas. só que com o tempo percebi que não eram legais de se trabalhar, cresciam menos, e morriam com mais facilidade.
então me desfiz das mudas que restavam e passei a plantar só as normais.
as primeiras mudas que eram mistas, morreram há muito tempo por que eu estava começando a trabalhar com bonsai e as matei por excesso de manipulação.
Abraço a todos. _________________ P.C. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Jan 31, 2008 4:22 pm Assunto: bonsai |
|
|
Para os colegas foristas que não conhecem ou nunca viram um bonsai de ligustro sinensis variegata, eis um exemplar interessante:
Está sendo comercializado nessa página, aliás. Eis uma descrição desse bonsai em questão:
Troene de Chine panaché (ligustrum sinensis variegata) bonsai d'interieur. Origine Indonésie.
Superbe specimen mature. Entretien facile. Peut aussi etre acclimaté progressivement à l'exterieur toute l'année.
Hauteur de l'ensemble pot inclus 45 cm. L'arbre seul 35cm. Diametre du tronc a la base 13cm. Poterie en grès de Yixing 1er choix. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Jan 31, 2008 6:25 pm Assunto: |
|
|
Nickfury, magnífico, agora fiquei mais animado em tentar. Talves meus filhos vejam no futuro um belo bonsai. HEHEHEHEHE...... _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Anselmo Dutra
Registrado: 11/09/04 Mensagens: 71 Localização: Campo Grande - MS
|
Enviada: Qui Jan 31, 2008 8:59 pm Assunto: |
|
|
Nick, que exemplar maravilhoso. O ligustro é uma planta fácil de se achar em viveiros? Ele tem outro nome popular? |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Fev 01, 2008 12:07 pm Assunto: |
|
|
Anselmo aqui em Colatina-ES não é fácil encontrar. Tem pedir para trazer de fora geralmente de São Paulo. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Anselmo Dutra
Registrado: 11/09/04 Mensagens: 71 Localização: Campo Grande - MS
|
Enviada: Sáb Fev 02, 2008 9:08 am Assunto: |
|
|
Valeu Marcos, eu vou ver se acho por aqui em Campo Grande. |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Sáb Fev 02, 2008 11:45 am Assunto: |
|
|
Amigos, pelo menos por aqui o ligustro é uma planta super acessível em preço e fácil de encontrar em todos os hortos e gardens.
Tem umas características como gostar de água, caso seque mesmo por pouco tempo larga muita folhagem, porém as reavê com facilidade, mas caso esteja encharcada demais, fungos são facilmente aparentes, e é bem comum que tenha cochonilha branca, aquela sem carapaça, muito chatinha por sinal, mas fácil de matar, digo isto para plantas geralmente em jardinagem e paisagismo, onde não se tem o cuidado que temos por plantas individualmente.
Porém uma planta de folhagem bem interessante para a prática da arte pelo seu tamanho e formato, com brotações exuberantes e fartas, salvo os cuidados básicos.
É bem verdade que não se vê muito o uso delas para bonsai, mesmo tendo com folhagem totalmente verde e com todos seus atributos, caso tenham antipatia pela variagata, acho que deveriam investir mais na mesma, pois as vantagens ainda superam suas desvantagens.
Abraço,
Fabiano. _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
_newbe 2.o PASSO

Registrado: 28/11/05 Idade: 41 Mensagens: 353 Localização: Gama - DF
|
Enviada: Sáb Fev 02, 2008 8:04 pm Assunto: |
|
|
Anselmo,
Conheço a planta por ligustro, ligustre e alfeneiro.
boa sorte _________________ "Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade." 2 Cor 3:17. |
|
|
 |
|