FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Pequena Jaboticabeira - Umbrella
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
_newbe
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jan 26, 2008 2:55 pm    Assunto: Pequena Jaboticabeira - Umbrella Responder com citação

Amigos,

Compartilho aqui a foto de uma pequena jaboticabeira que tenho direcionado para o estilo umbrella (ou pierneef) apresentado pelo bonsaísta Charles S Ceronio no bonsai 2006 e que representa um dos estilos das árvores africanas.

Creio eu que um estilo nessas linhas se adequa mais à realidade de nossas jaboticabeiras que os tradicionais estilos orientais.

Segue foto:

A planta mede 18 centímetros a partir da borda do vaso (que inclusve terá sua posição corrigida assim que possível Embarassed ) e o tronco mede 4cm de expessura na base.

Críticas e sugestões são sempre bem vindas.

abraços![/img][/url]
"Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade." 2 Cor 3:17.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jan 26, 2008 4:19 pm    Assunto: Resposta Responder com citação

Linda Jabuticabeira, quantos anos ela tem? Você a adquiriu através de uma muda ou foi por semente?
Alberto Alves
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jan 26, 2008 5:29 pm    Assunto: Responder com citação

Código:
Creio eu que um estilo nessas linhas se adequa mais à realidade de nossas jaboticabeiras que os tradicionais estilos orientais.

Concordo ficou muito bom!

Parabéns
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jan 26, 2008 7:30 pm    Assunto: Responder com citação

Marcos,

A idade ESTIMADA da planta é de 10 anos.
Quando adquiri (em maio de 2007, do Charles de barretos, quando eu e os amigos de Brasília fomos conhecer seu viveiro durante a viagem ao BONSAI 2007) já estava neste vaso. Tenho feito somente a estruturação da planta, desmanchando o velho hokidachi e direcionando-a ao estilo pretendido. Isso já incluiu duas desfolhas e duas podas significativas. De resto são só podas de manutenção mesmo rs.

Obrigado pelas palavras.
"Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade." 2 Cor 3:17.
_newbe
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jan 26, 2008 7:31 pm    Assunto: Responder com citação

Alberto,

É como sempre martelo aqui no fórum.... deveríamos dar mais atenção aos estilos africanos propostos pelo Charles S Ceronio.

Na minha opinião, temos diversas espécies que se adequam muito bem a eles, e "forçá-las" a assumir estilos "rigidamente orientais" é um desperdício!
Paulo César Morais
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jan 26, 2008 7:42 pm    Assunto: Responder com citação

Também concordo, fica muito adequado pra jaboticabeiras. é realmente uma opção muito legal.
Alguém tem algum material ou site sobre esse estilo?
abraço a todos.
_newbe
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jan 26, 2008 8:07 pm    Assunto: Responder com citação

Paulo César,

O único guia de refêrencia sobre o assunto que possuo é o livro do próprio Charles (autografado hohoho Laughing ) que adquiri durante o evento BONSAI 2006, quando o bonsaísta falou sobre os estilos.

Creio que o Dom Mário possa te dar informações sobre uma possível aquisição.

Sucesso!
Paulo César Morais
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jan 27, 2008 2:13 am    Assunto: Responder com citação

Valeu, Newbe.

pelo que percebi, esse estilo é inspirado nas arvores tipicas das savanas africanas, certo?
e tem muito a ver com o Brasil, pois no cerrado, que é um tipo de savana, encontramos essas formas de copa.
abraço.
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jan 27, 2008 7:48 am    Assunto: Responder com citação

Newbe,

está fazendo um bom trabalho com este estilo. Como é um dos primeiros a apresentar resultado, poderia nos dar suas impressões de como foi a experiência e como fez a copa dessa forma. Se for possível é claro.

T+
_newbe
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jan 27, 2008 7:34 pm    Assunto: Responder com citação

Paulo César,

Isso mesmo. Os estilos propostos pelo Charles Ceronio foram criados com base nos seus estudos e observação das árvores das savanas africanas.
Nosso cerrado é, de fato, a "savana brasileira" (Brasília, inclusve, está fincada no meio dessa savana rsrsrsrs). Morando aqui, observo muito essas árvores e penso que podemos sim, adequar nossas espécies à essa realidade.
_newbe
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jan 27, 2008 7:41 pm    Assunto: Responder com citação

Darkaso,

Nos trabalhos que tenho realizado com essa planta estou me baseando basicamente no livro do Charles S Ceronio bem como nas observações que faço nas ruas de Brasília, repletas de plantas, muitas delas nativas do cerrado do planalto central.

Infelizmente perdi as poucas fotos que tinha dessa e de algumas outras plantas. Tinha umas inclusive do dia da primeira intervenção (talvez e mais significativa, incluindo aramação e muita poda rsrsrs).

Neste link (http://www.atelierdobonsai.com.br/charlesceronio.html), do próprio site do atelier, Charles Ceronio disponibilizou o material utilizado em sua apresentação na WBFF 2005 (Federação dos Amigos do Bonsai no Mundo). O material, obviamente, não é tão rico quanto seu livro, mas as imagens já transmitem valiosas informações acerca destes estilos.

Obrigado pela colaboração.

Grande abraço
Marcos Paulo Duarte
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jan 27, 2008 9:12 pm    Assunto: Responder com citação

Bonita essa jabuticaba, o estilo se adaptou bem

eu ja havia ouvido falar dos estilos criados pelo Charles S Ceronio, mas nunca havia visto, esse link que tu passou ja dá pra ter uma boa idéa de como são
esses estilos com certeza se adaptam muito bem às nossas nativas, não só do cerrado mas da mata atlantica, como é o caso da jabuticaba

interessante mesmo

Estamos aqui para isso: ensinar o pouco que sabemos e aprender o muito que não conhecemos

Marcos
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
vhobus
Visitante

MensagemEnviada: Dom Jan 27, 2008 9:48 pm    Assunto: Responder com citação

Por que o estilo africano combina mais que o estilo japonês, se a proposta é fazer uma arvore com estilo brasileiro?

Agora fiquei confuso... de repente uma arvore de savana é parecida com uma jabuticabeira... ?!?

Será que não é muito mais um desejo pessoal?
Gosto dela assim... ou assim...

Se gosta... faça, e usufrua e ame seu bonsai... sem precisar levantar uma ou outra bandeira.

É tão simples... tão fácil... mas ao mesmo tempo tão difícil. Por que será?

Ah... não quero que respondam essa mensagem... pois já foi escrito tanto sobre isso... e de forma tão exaustiva...
Apenas reflitam.
vhobus
Visitante

MensagemEnviada: Dom Jan 27, 2008 9:50 pm    Assunto: Responder com citação

Ah...
Sua jabuticabeira tá linda... independente de ser umbrela, guarda-chuva, vassoura ou como quiserem.

Ela tá bonita... isso é o que importa!
Se fosse um moyogi, ou uma cascata ou um fukinagashi tb estaria linda...

O Bonsai está acima disso!
Mauro Kugler Filho
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jan 27, 2008 9:57 pm    Assunto: Responder com citação

Cara, ta muito legal a Jabu também, parabéns!!!!!!!!!!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: