Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
_newbe 2.o PASSO

Registrado: 28/11/05 Idade: 41 Mensagens: 353 Localização: Gama - DF
|
Enviada: Sáb Jan 26, 2008 2:55 pm Assunto: Pequena Jaboticabeira - Umbrella |
|
|
Amigos,
Compartilho aqui a foto de uma pequena jaboticabeira que tenho direcionado para o estilo umbrella (ou pierneef) apresentado pelo bonsaísta Charles S Ceronio no bonsai 2006 e que representa um dos estilos das árvores africanas.
Creio eu que um estilo nessas linhas se adequa mais à realidade de nossas jaboticabeiras que os tradicionais estilos orientais.
Segue foto:
A planta mede 18 centímetros a partir da borda do vaso (que inclusve terá sua posição corrigida assim que possível ) e o tronco mede 4cm de expessura na base.
Críticas e sugestões são sempre bem vindas.
abraços![/img][/url] _________________ "Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade." 2 Cor 3:17. |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Sáb Jan 26, 2008 4:19 pm Assunto: Resposta |
|
|
Linda Jabuticabeira, quantos anos ela tem? Você a adquiriu através de uma muda ou foi por semente? _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Alberto Alves 4.o PASSO

Registrado: 13/06/07 Idade: 36 Mensagens: 642 Localização: Goiania-Goias
|
Enviada: Sáb Jan 26, 2008 5:29 pm Assunto: |
|
|
Código: | Creio eu que um estilo nessas linhas se adequa mais à realidade de nossas jaboticabeiras que os tradicionais estilos orientais. |
Concordo ficou muito bom!
Parabéns _________________
 |
|
|
 |
_newbe 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jan 26, 2008 7:30 pm Assunto: |
|
|
Marcos,
A idade ESTIMADA da planta é de 10 anos.
Quando adquiri (em maio de 2007, do Charles de barretos, quando eu e os amigos de Brasília fomos conhecer seu viveiro durante a viagem ao BONSAI 2007) já estava neste vaso. Tenho feito somente a estruturação da planta, desmanchando o velho hokidachi e direcionando-a ao estilo pretendido. Isso já incluiu duas desfolhas e duas podas significativas. De resto são só podas de manutenção mesmo rs.
Obrigado pelas palavras. _________________ "Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade." 2 Cor 3:17. |
|
|
 |
_newbe 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jan 26, 2008 7:31 pm Assunto: |
|
|
Alberto,
É como sempre martelo aqui no fórum.... deveríamos dar mais atenção aos estilos africanos propostos pelo Charles S Ceronio.
Na minha opinião, temos diversas espécies que se adequam muito bem a eles, e "forçá-las" a assumir estilos "rigidamente orientais" é um desperdício! _________________ "Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade." 2 Cor 3:17. |
|
|
 |
Paulo César Morais 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jan 26, 2008 7:42 pm Assunto: |
|
|
Também concordo, fica muito adequado pra jaboticabeiras. é realmente uma opção muito legal.
Alguém tem algum material ou site sobre esse estilo?
abraço a todos. _________________ P.C. |
|
|
 |
_newbe 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jan 26, 2008 8:07 pm Assunto: |
|
|
Paulo César,
O único guia de refêrencia sobre o assunto que possuo é o livro do próprio Charles (autografado hohoho ) que adquiri durante o evento BONSAI 2006, quando o bonsaísta falou sobre os estilos.
Creio que o Dom Mário possa te dar informações sobre uma possível aquisição.
Sucesso! _________________ "Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade." 2 Cor 3:17. |
|
|
 |
Paulo César Morais 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Jan 27, 2008 2:13 am Assunto: |
|
|
Valeu, Newbe.
pelo que percebi, esse estilo é inspirado nas arvores tipicas das savanas africanas, certo?
e tem muito a ver com o Brasil, pois no cerrado, que é um tipo de savana, encontramos essas formas de copa.
abraço. _________________ P.C. |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Dom Jan 27, 2008 7:48 am Assunto: |
|
|
Newbe,
está fazendo um bom trabalho com este estilo. Como é um dos primeiros a apresentar resultado, poderia nos dar suas impressões de como foi a experiência e como fez a copa dessa forma. Se for possível é claro.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
_newbe 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Jan 27, 2008 7:34 pm Assunto: |
|
|
Paulo César,
Isso mesmo. Os estilos propostos pelo Charles Ceronio foram criados com base nos seus estudos e observação das árvores das savanas africanas.
Nosso cerrado é, de fato, a "savana brasileira" (Brasília, inclusve, está fincada no meio dessa savana rsrsrsrs). Morando aqui, observo muito essas árvores e penso que podemos sim, adequar nossas espécies à essa realidade. _________________ "Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade." 2 Cor 3:17. |
|
|
 |
_newbe 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Jan 27, 2008 7:41 pm Assunto: |
|
|
Darkaso,
Nos trabalhos que tenho realizado com essa planta estou me baseando basicamente no livro do Charles S Ceronio bem como nas observações que faço nas ruas de Brasília, repletas de plantas, muitas delas nativas do cerrado do planalto central.
Infelizmente perdi as poucas fotos que tinha dessa e de algumas outras plantas. Tinha umas inclusive do dia da primeira intervenção (talvez e mais significativa, incluindo aramação e muita poda rsrsrs).
Neste link (http://www.atelierdobonsai.com.br/charlesceronio.html), do próprio site do atelier, Charles Ceronio disponibilizou o material utilizado em sua apresentação na WBFF 2005 (Federação dos Amigos do Bonsai no Mundo). O material, obviamente, não é tão rico quanto seu livro, mas as imagens já transmitem valiosas informações acerca destes estilos.
Obrigado pela colaboração.
Grande abraço _________________ "Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade." 2 Cor 3:17. |
|
|
 |
Marcos Paulo Duarte 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Jan 27, 2008 9:12 pm Assunto: |
|
|
Bonita essa jabuticaba, o estilo se adaptou bem
eu ja havia ouvido falar dos estilos criados pelo Charles S Ceronio, mas nunca havia visto, esse link que tu passou ja dá pra ter uma boa idéa de como são
esses estilos com certeza se adaptam muito bem às nossas nativas, não só do cerrado mas da mata atlantica, como é o caso da jabuticaba
interessante mesmo _________________ e até mais
Estamos aqui para isso: ensinar o pouco que sabemos e aprender o muito que não conhecemos
Marcos |
|
|
 |
vhobus Visitante
|
Enviada: Dom Jan 27, 2008 9:48 pm Assunto: |
|
|
Por que o estilo africano combina mais que o estilo japonês, se a proposta é fazer uma arvore com estilo brasileiro?
Agora fiquei confuso... de repente uma arvore de savana é parecida com uma jabuticabeira... ?!?
Será que não é muito mais um desejo pessoal?
Gosto dela assim... ou assim...
Se gosta... faça, e usufrua e ame seu bonsai... sem precisar levantar uma ou outra bandeira.
É tão simples... tão fácil... mas ao mesmo tempo tão difícil. Por que será?
Ah... não quero que respondam essa mensagem... pois já foi escrito tanto sobre isso... e de forma tão exaustiva...
Apenas reflitam. |
|
|
 |
vhobus Visitante
|
Enviada: Dom Jan 27, 2008 9:50 pm Assunto: |
|
|
Ah...
Sua jabuticabeira tá linda... independente de ser umbrela, guarda-chuva, vassoura ou como quiserem.
Ela tá bonita... isso é o que importa!
Se fosse um moyogi, ou uma cascata ou um fukinagashi tb estaria linda...
O Bonsai está acima disso! |
|
|
 |
Mauro Kugler Filho 1.o PASSO

Registrado: 15/06/06 Mensagens: 136 Localização: Ponta Grossa - Paraná
|
Enviada: Dom Jan 27, 2008 9:57 pm Assunto: |
|
|
Cara, ta muito legal a Jabu também, parabéns!!!!!!!!!! |
|