Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Muba 1.o PASSO

Registrado: 28/01/08 Mensagens: 116 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qui Jan 31, 2008 2:06 pm Assunto: Substrato de boa drenagem |
|
|
Tenho uma mistura de terra que possui humus de minhoca e terra vegetal. Essa mistura tem boa drenagem? Caso não tenha o que poderia ser colocado na mistura para que fique ideal? _________________ Abraço! |
|
|
 |
Wilson Fracassi 3.o PASSO

Registrado: 23/03/06 Idade: 55 Mensagens: 470 Localização: Jaú -S.P
|
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jan 31, 2008 5:14 pm Assunto: |
|
|
Muba
O substrato que você citou é muito nutritivo e um pouco ácido, mas não é drenante. Uma sugestão: 50% de chamote (tijolo triturado), 25% de pedriscos de aquário e 25% de sua mistura de matéria orgânica. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Muba 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Jan 31, 2008 5:21 pm Assunto: |
|
|
Brigadao Wilson e Ferreira!!
Ambos flaram dos pedriscos e dos tijolos vou providenciar! _________________ Abraço! |
|
|
 |
Muba 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Fev 04, 2008 8:25 pm Assunto: |
|
|
Esse substrato é para escorredor... _________________ Abraço! |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Seg Fev 04, 2008 9:07 pm Assunto: |
|
|
Muba,
o mais comum é que no escorredor se coloque apenas areia grossa, pedriscos ou apenas chamote. É intressante uma mistura muito drenante para facilitar a rede radicular. Se colocar muita matéria orgãnica pode haver compactação e prejudicar essa ramificação.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
anaestela 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Fev 04, 2008 9:52 pm Assunto: |
|
|
Muba,
o que o Darkaso escreveu tem muita razão de ser.
Uma vez comprei uma muda de jabuticaba no escorredor, mas o substrato estava todo grudado nas raízes, deu um trabalhão para arejá-las de novo e além de tudo quebrou muita raiz.
Veja uma foto da época:
Sei que parece estranho colocar a planta só na areia. Eu mesma tive que recorrer à "fé" nos mais experientes. Mas eles sabem do que estão falando. As plantas vão muito bem, é só colocar o adubo químico na metade da dosagem que elas sobrevivem e crescem lindamente.
Ana |
|
|
 |
Muba 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Fev 04, 2008 10:22 pm Assunto: |
|
|
Realmente é meio estranho deixar a planta na areia, parece que ela não vai ter água, mas sei o calibre da experiência do pessoal aqui.
Fiz um solo realmente pouco drenante e preciso mudá-lo. Caso contrário as raízes não se desenvolverão.
Tenho receio agora, será que vai ser desgastante para a minha planta uma troca de substrato novamente por mais que seja para melhorar? _________________ Abraço! |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Fev 04, 2008 10:32 pm Assunto: |
|
|
Muba,
se tem pouco tempo não deu para as raízes se agarrarem e desenvolverem nesse substrato, o que torna fácil a retirada desse substrato. Se colocar no mais drenante vai ser melhor e apenas recomendaria deixá-la na sombra por umas duas semanas para não deixar o substrato secar. Depois vá colcando de volta ao sol devagar, evitando o sol muito forte no início e adubação por uns 45 dias.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche
Editado pela última vez por darkaso em Ter Fev 05, 2008 7:34 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
Muba 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Fev 04, 2008 10:37 pm Assunto: |
|
|
Pô Darkaso brigadão meu velho!
Vo fazer isso imediatamente, e a adubação seria com o q?
Torta de mamona, farinha de osso ou químico?
So mais uma coisa se não for atormenta mto, seria legal coloca um enraizador diluído para estimular as raízes?
Vlw pela ajuda de todos! _________________ Abraço! |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Fev 05, 2008 7:39 am Assunto: |
|
|
Muba,
com esse período de 45 dias passados pode adubar a cada 30 dias variando a adubação, uma vez orgânica, outra química.
O enraizador seria menos necessário por sua planta estar com raízes, mas eu acho que qualquer químico agora pode atrapalhar e não arricaria, apesar de ser enraizador.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Muba 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Fev 05, 2008 10:25 pm Assunto: |
|
|
Valeu darkaso!! Hj ja comprei o material para o substrato! _________________ Abraço! |
|
|
 |
|