FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

AJUDA COM PINHEIRO NEGRO
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
sergiofilipi
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 11/10/04
Mensagens: 135
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Ter Jun 07, 2005 12:55 pm    Assunto: AJUDA COM PINHEIRO NEGRO Responder com citação

Oi pessoal , já tive algumas sugestões no outro forum mas gostaria se possivel mais algumas com esse Pinheiro Negro, o que devo fazer para tentar melhorar o seu visual, uma vez que aquela parte depois da primeira curva está muito reta e eu não consigo dobrar pois o tronco já está muito grosso, e o ápice tambem termina muito grosso.
Quanto ao ápice eu acho que é só pegar o galho que está com arame e leva-lo para cima e elimuivnar o resto, o que vocês acham...





FILIPI
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 18/07/04
Idade: 38
Mensagens: 1952
Localização: Uberaba - MG - Brasil

MensagemEnviada: Ter Jun 07, 2005 4:29 pm    Assunto: Re: AJUDA COM PINHEIRO NEGRO Responder com citação

Olá Sergio,

Pensei somente em algumas sugestoes que ajudaram a melhorar a estetica de sua arvore, como ja disse adoro Pinheiros Negro tenho grande fascinio por essa arvore, do mais espero que os nossos amigos do Forum tambem te deem suas opnioes sou um mero contribuinte para isso. Qualquer duvida pode me procurar e perguntar segue abaixo a imagem. Se nao aparecer no forum segue abaixo tambem o site onde ela estará.




Site se não der certo: http://public.fotki.com/FrostG/bonsai/bonsaipn.html


Espero ter ajduado...


Abraços:


Illex
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
sergiofilipi
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 11/10/04
Mensagens: 135
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Ter Jun 07, 2005 4:56 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Ilex, percebe que o ápice existente está na mesma grossura do tronco, por isso estava pensando em levantar aquele galho que está com arame e direcionado para cima, fazer dele o ápice e eliminar o resto.
Quanto ao tijolo não entendi??

FILIPI
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 18/07/04
Idade: 38
Mensagens: 1952
Localização: Uberaba - MG - Brasil

MensagemEnviada: Ter Jun 07, 2005 6:54 pm    Assunto: Responder com citação

Opa e ai Sergio,

Beleza agore entedi tbm acho uma boa torna-lo o ápice... boa época esta chegando para isso. O nogocio do tijo é o seguinte como vc nao conseguiu direcionar o começo do tronco da planta vc pode dar uma leve inclinada na arvore para que esse efeito seja corrigido colocando um simples tijolo no calso do vaso (tijolo pó-de-mico), depois e um a dois anos a arvore fica com lijeira inclinação... nunca testei em pinheiro negro mais tambem deve funcionar. Se naoe tnedeu volte a falar que posto mais detalhadamente. T+


Abraços:

Illex
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
sergiofilipi
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 11/10/04
Mensagens: 135
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Ter Jun 07, 2005 8:26 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Illex, agora entendi, você diz.. para enclinar o vaso que a planta vai procurar crescer reto, ai como o vaso foi enclinado vai acabar chegando onde eu quero, certo.., mas no Pinheiro deve demorar a bessa não!!

Valeu pelas dicas.
Abração
FILIPI
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Marco Nascimento
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 10/03/05
Idade: 62
Mensagens: 397
Localização: Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Ter Jun 07, 2005 9:48 pm    Assunto: Responder com citação

Sérgio acho que realmente esse ápice está muito grosso, apesar de ter um formato bonito. Acho que fazendo esse galho aramado de ápice vc vai conseguir um bom resultado.
Esse galho que está muito reto, poderia ser corrigido com a ajuda de um curvador, ele imprime uma força bem maior que a aramação.
Eu tb colocaria essa planta na mamadeira pra engrossar a base do tronco deixando-o com uma conicidade maior.
Um abraço.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
sergiofilipi
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 11/10/04
Mensagens: 135
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Qua Jun 08, 2005 11:54 am    Assunto: Responder com citação

Oi Marcos, como vai, séra que com o curvador eu consigo, o único problema é onde encontrar essa peça para comprar.

FILIPI
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Qua Jun 08, 2005 1:34 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Filipi tudo bem Smile

Se me permite dar uma opinião, penso que para o caso em questão, o preferivel seria aramar o bonsai.
Se não der com um arame coloque dois, ou então aplique um, mas grosso.
Caso mesmo assim seja dificil, então deve levar arames á volta do tronco, mas no mesmo sentido (para acompanhar) e a passar pelas zonas de dobragem.
Pode de seguida aplicar ráfia ou mesmo "camara de ar de Bicicleta" e só então coloca a aramagem, como normalmente se faz.
Desta forma o tronco fica devidamente protegido para o trabalho que pretende fazer.
Essa parte plana, na minha opinião deve-se ao facto de ter apenas o tensor a trabalhar e está a fazer força num só local, e pode ser um complemento da aramação, para ajudar a aramação a ficar na forma que se deseja, não sei se me fiz enteder Shocked .

Quanto ao curvador, eu improvisei um e mais barato que isto deve ser impossivel.
Quando usei como nunca tinha trabalhado com mais nenhum, gostei imenso, tanto que já estou com ideias de mandar os meus companheiros de trabalho me fazerem uns de diferentes tamanhos.

Estas então, é que não á razão nenhuma, para importar ou comprar já feito, o que mais deve é haver companheiros ai que já arranjar uma solução para isso Very Happy .

Pode ser visto neste tópico.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=829

Tem até o perigo de entusiasmar, pelo que convem parar Twisted Evil , antes do clique Very Happy

[ ]

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
sergiofilipi
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 11/10/04
Mensagens: 135
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Qua Jun 08, 2005 8:00 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Amigo Castro, como vai, eu já desisti de tentar dobrar o tronco, infelismente não a Cristo que faça ele dobrar, vou ter que me contentar com ele assim mesmo, só vou mudar o ápice, afinal acho que não está tão ruim assim, se bem trabalhado na sua estrutura deve ficar bom, de qualquer maneira eu te agradeço pelas dicas, como sempre muito boas.

Um grande abraço
FILIPI
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Rodrigo-RS
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 09/04/05
Idade: 43
Mensagens: 409
Localização: Vacaria RS

MensagemEnviada: Dom Jun 19, 2005 8:39 am    Assunto: Responder com citação

sergiofilipi, eu uso outros métodos quando a aramação simples não funciona.
Gosto de usar bambu para deixar algumas plantas retas,... com tres pontos de amarração a planta toma a forma reta do bambu..
pra conseguir curvas eu acrescento um objeto no centro do bambu, entre o bambu e a planta e amarro nas extremidades do bambu fazendo pressão e a curva desejada, se o galho for resistente, use uma barra de ferro..
já vi curvarem uma barra de ferro antes e conduzir o galho amarrando pela curvatura da barra, .... mete força nesse PN, mas com cuidado.
_________________
Rodrigo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil