|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
newgalileu 1.o PASSO

Registrado: 13/07/07 Idade: 47 Mensagens: 113 Localização: São João Batista S.C.
|
Enviada: Qua Fev 06, 2008 10:19 pm Assunto: ulmus |
|
|
Olá pessoal. Meu ulmus está de vento em polpa.As raízes estão começando a passar pelo escorredor.Já devo ir aramado os galhos dele assim finos mesmo?Devo fazer podas? pois ele está dando galhos longos e sem difurcação? Me dêem uma ajuda pois é meu primeiro ulmus.E o estilo que devo seguir? chega de perguntas né
 _________________ "Não são as ervas daninhas que matam a boa semente, mas sim a negligência do camponês" ( Confúcio ) |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Qui Fev 07, 2008 12:47 am Assunto: Re: ulmus |
|
|
Olá amigo Newgalileu,
Felicidades, seu Ulmus está ficando bastante bonito, se meu faria o seguinte:
* Primeiramente retiraria grande parte do musgo e grama que estão na superfície do escorredor, pois estas plantas competem com seu Bonsai pelos nutrientes existentes em seu meio, o que não é legal.
* Escolheria os galhos principais (aqueles que iremos iniciar o trabalho), primeiro galho, segundo, terceiro, ápice, etc. Entao coemçariamos a podar os que fossem menos importantes para nós.
* Em seguida aramaria os que precisam de aramação e podaria os que precisam de mais brotação, e com isso também direcionaria força ao ápice, se este fosse pequeno de mais.
* Logo após isso, passaria para a mamadeira, uma vez que você disse que as raizes já estão saindo pelo fundo do escorredor, aproveitaria a oportunidade para isso.
* Por fim deixaria brotar livremente, até o mesmo perder a forma denovo, tomando cuidado para nao ocorrer marcação dos arames nos galhos, e em seguida efetuando segunda poda de formação, terceira após recuperação da segunda, quarta após a recuperação da terceira, e assim por diante, até você conseguir o resultado desejado.
Quanto ao estilo não se preocupe com isso, o movimento do tronco de seu ulmus está muito bom, esqueça a palavra estilo por enquanto e preocupe-se com a formação básica do mesmo, Nebari, Tronco e Galhos (copa).
Existem inúmeras matérias no Forum sobre Nebari, Tronco e Copa, dê uma garimpada, faça uma boa leitura, e vá ao abraço como no futebol . Sei que em breve terá um ótimo exemplar em suas mãos.
Espero ter ajudado amigo. T+.
Abraços:
Illex _________________ "Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."
Mestre do Senhor Takeshima |
|
|
 |
newgalileu 1.o PASSO

Registrado: 13/07/07 Idade: 47 Mensagens: 113 Localização: São João Batista S.C.
|
Enviada: Qui Fev 07, 2008 6:49 am Assunto: |
|
|
Illex, valeu mesmo pelas dicas. Mas sabe qual meu maior problema? É definir quais galhos deixar para ser o 1ª,2ª....ápice. pois os galhos saem quase todos do mesmo lugar, coladinhos uns dos outros, rente aonde foi podado o tronco tempos atrás. Devo podar os que não serão usados bem rente ao tronco? Por enquanto , obrigadão!!  _________________ "Não são as ervas daninhas que matam a boa semente, mas sim a negligência do camponês" ( Confúcio ) |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Qui Fev 07, 2008 11:34 am Assunto: |
|
|
Não tenho muita certeza, mas acho q a princípio terá q adotar o estilo tartaruga, sabe, certa vez o charles fez isso numa planta e ficou show de bola, vc teria q alinhar os galhos formando uma copa, aramando, em formato de guarda-chuva, é o q eu vejo para esta planta, pois é característico do ulmus depois de podas assim, brotar somente nesta região.
Abraço e lembre-se que é apenas minha opinião.
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Qui Fev 07, 2008 3:07 pm Assunto: |
|
|
New,
Seguinte, irei te passar alguns sites maneiros para que você dê uma olhada sobre posicionamento de galhos, disposição básica e distribuição dos mesmos, e algumas outras técnicas como Metsumi (pinçagem de gemas).
Após isso, mesmo lendo estes sites quero pedir que dê uma garinpada no Fórum do Atelier, vá na opção "BUSCA" na parte superior da página e procure o que quiser saber, tenho certeza que irá encontrar.
Bem aqui vão os sites:
Nativos do Nordeste - Critérios Básicos
http://www.nativosdonordeste.com.br/paginas/informacoes_arquivos/criterios_basicos.htm
Nipon Bonsai Fórum - Série de Técnicas 1, 2 e 3
1 - http://www.forumnow.com.br/vip/mensagens.asp?forum=49366&grupo=236216&topico=2917070&nrpag=1
2 - http://www.forumnow.com.br/vip/mensagens.asp?forum=49366&grupo=236216&topico=2922283&nrpag=1
3 - http://www.forumnow.com.br/vip/mensagens.asp?forum=49366&grupo=236216&topico=2983029&nrpag=1
Aqui Coloco uma Matéria sobre Desfoliação - Irá usar muito no Ulmus
http://www.atelierdobonsai.com.br/phpbb/viewtopic.php?t=2684&highlight=galhos
Esperoq ue tenha ajudado, quanto aos galhos de seu Ulmus, não importa que estejem proximos, elimine os que não servirão, e deixe os que irão servir para algo, estes galhos é quase que certo que não serão os mesmo ate o Bonsai chegar ao seu formato, muitas vezes troca-se os galhos todos da árvore, não somente uma vez, mas várias, até atingir o resultado desejado, demora muito, porém o resultado é ótimo.
Pode cortar bem rente, pois são galhos pequenos e finos, não acarretará maiores problemas para sua árvore. Como disse, garinpe depois o Fórum, principalmente o CENTRAL e o MATÉRIAS. T+ amigo.
Abraços:
Illex _________________ "Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."
|
|
 |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Qui Fev 07, 2008 8:51 pm Assunto: |
|
|
newgalileu
Segue as dicas do Ilex , que não tem como errar , so acrescentaria mais uma dica: Pode desfolha-lo ele todo sem medo , veja o que fiz no meu.
Antes
depois
Esta desfolha foi em 28 de janeiro , hoje ela ja tá cheio de brotações , vou fotografa-lo sabado e mostro pra voces _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Qui Fev 07, 2008 8:52 pm Assunto: |
|
|
... _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
_newbe 2.o PASSO

Registrado: 28/11/05 Idade: 41 Mensagens: 353 Localização: Gama - DF
|
Enviada: Qui Fev 07, 2008 11:24 pm Assunto: |
|
|
Joel e suas jóias raras....
Eita viveirinho abençoado, esse! rsrsrs
Parabéns pelo umlus. É lindo!
abraço!  _________________ "Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade." 2 Cor 3:17. |
|
|
 |
newgalileu 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Fev 08, 2008 6:50 am Assunto: |
|
|
Esse Illex é mesmo demais, muito atencioso, daqui a pouco vou ter que pagar pelas aulas! hehehe.
FabianoCosta, Joel , newbee, obrigado pelas dicas. Abraço. _________________ "Não são as ervas daninhas que matam a boa semente, mas sim a negligência do camponês" ( Confúcio ) |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Fev 08, 2008 10:01 am Assunto: |
|
|
Que nada New,
Aqui estamos pra isso mesmo meu amigo.
Joel, gostei muito das fotos que postou, expressou certinho mesmo o que estavamos querendo dizer, e aproveito para lhe parabenizar pelo exemplar de Ulmus, ta lindo, base otima, galhos bem definidos, ta no caminho pra virar um lindo Bonsai. Parabens amigo.
New, quando tiver mais fotos dos trabalhos que for efetuar no Ulmus poste para que possamos ver o desenvolvimento e evolução dele. Espero vê-las em breve amigo.
T+ a todos.
Abraços:
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Sex Fev 08, 2008 6:34 pm Assunto: |
|
|
Illex tambem concordo com suas projeções são perfeitas e Joel belo Ulmus o seu. Aliás não existe planta que você não tenha né, muito legal. Queria um dia conhecer esse viveiro super produtor. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Fev 08, 2008 10:41 pm Assunto: |
|
|
Marcos , existiu a Arca de Noé , so de bixos . Eu quero fazer a Arca de Joel so de plantas hahahahaha
Mas ainda falta muito , eu não tenho tanta variedade assim , tem amigos do forum que dão um show de variedade , quantidade e principalmente "qualidade" , nos "tamo" longe ainda!!!!!
Abraços _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Fev 10, 2008 4:33 pm Assunto: |
|
|
Newgalileu , veja com a brotação vem rapido , compare as datas das fotos.
Um close
Abraços
Joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|