|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Cleriston 2.o PASSO

Registrado: 14/09/07 Idade: 42 Mensagens: 207 Localização: Bauru-SP
|
Enviada: Qua Fev 13, 2008 4:21 pm Assunto: Luz fluorescente |
|
|
Alguém daqui tem experiência com cultivo de bonsai na luz fluorescente?
Pois eu moro em apartamento, e pega apenas o sol da tarde, e estou para adquirir um shimpaku, e me disseram q ele gosta de bastante sol. Então pensei q na luz fluorescente. _________________ Cleriston Martinelo
Araraquara-SP |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Fev 13, 2008 5:45 pm Assunto: bonsai |
|
|
Cleriston, os comerciantes que vendem bonsai dividem as plantas em duas categorias: plantas de interior e plantas de exterior. Isso significa que algumas podem ser mantidas dentro de casa/apartamento por um período de tempo razoável, mas não para sempre. É o caso de: ficus, serissa, carmona, kinzu, macieira (malus), dentre outras.
Entretanto, os bonsai de exterior não suportam muito bem uma estadia, ainda que mínima, dentro de casa/apartamento. É o caso de: junipero, pinheiro, criptoméria, frutiferas de uma maneira geral.
Se vc dispõe, ao menos, de uma parcela do dia em que sua planta possa ser exposta ao sol, então abuse disso, evitando que ela fique muito tempo dentro de casa. Mesmo que ele pegue o sol apenas pela manhã, é preferível então mantê-la o dia todo fora do ambiente interno, como num parapeito de janela, por exemplo, pois, mesmo que não receba o sol da tarde, nesse local ainda estará a planta se beneficiando do ar exterior, da luz, vento, chuva e qualquer outra atividade climática mais a gosto da espécie, que apenas a iluminação pretendida por voce.
Para maiores esclarecimentos quanto a quais são as espécies de interior e quais as de exterior, consulte a pagina abaixo:
http://www.mistralbonsai.com/esp/bon/index.asp?e=bont&bus=&rad=des _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Qua Fev 13, 2008 8:04 pm Assunto: |
|
|
Olá a Todos
Luis Fernando
Atenção que o exemplo da Mistral é apenas um exemplo a ter em consideração, mas...(existe um "mas") está direccionado para um púbico alvo, que é o nosso, o Europeu , ou seja um Ficus como se pode ver no próprio link, aqui seja ele qual for, por ser de origem tropical ou sub-tropical é considerado uma espécie de interior/indoor, coisa que por exemplo não acontecerá por ai.
O mesmo se aplica por exemplo com as nossas Oliveiras, que no norte da Europa, da mesma forma, são consideradas de interior...se eu o fizesse no meu País, não aconteceria no imediato, mas ao fim de 2 ou 3 anos com certeza teria boa madeira para fazer um Tanuki ...
Eu tenho uma Sageretia (indoor) que adquiri por estar em péssimas condições e desde esse preciso momento, até á data de hoje que se encontra na rua como as restantes...acredito que a rua é o melhor local para todos eles, agora uns mais protegidos que outros .
Juniperos e Pinus em casa não recomendo de todo, eles já na rua são o que são... imaginem privá-los seja do que for
Cleriston
Não me leve a mal, não quero de forma alguma desanimá-lo ou desincentivá-lo seja no que for, mas dadas as condicionantes...acredito que seria preferivel, investir o seu tempo numa árvore que se coadune mais com o seu espaço e que você possa tirar o máximo partido da mesma, minimizando os riscos que sempre as acompanham...e não podemos controlar
Para a maioria das espécies, o sol que apanham durante a tarde é mais que suficiente para cumprir com a função da fotossintese, mais perigoso que a falta de sol alguns dias, é estarem permanentemente atrás de alguma janela/porta e expostas a possíveis correntes de ar, correndo riscos de desidratação ou choques térmicos como acontece por vezes com a proximidade de aparelhos de ar-condicionado.
Boa sorte
[ ]s
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
Sambarilove 2.o PASSO

Registrado: 25/12/06 Mensagens: 261 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qui Fev 14, 2008 1:33 am Assunto: |
|
|
COMO TENHO DESENVOLVIDO BONSAI DENTRO DE CASA SOB
LUZ FLUORESCENTE *
.
por Jack Wikle (Ann Arbor, Michigan)
.
. Vinte cinco anos atrás, quando minha primeira experiência em cultivar bonsai debaixo de luz fluorescente começou, eu tive uma vantagem distinta com relação aos novatos na Arte Bonsai de hoje. Na ocasião, eu não tinha lido muitos livros e artigos que faziam com que o projeto inteiro soasse quase impossível.
Cleriston,
Se tiver interesse, posso enviar por e-mail todo a matéria cujo início reproduzi acima. Interessante coincidência pois antes de ontem andei pesquisando muito aqui no forum e encontrei esse artigo. Só que, como fucei muita coisa, não consigo lembrar onde o achei. Sei que o que me levou a ele foi o tópico MATÉRIAS. _________________ O primeiro grande desafio é mantê-las vivas... |
|
|
 |
Wilson Fracassi 3.o PASSO

Registrado: 23/03/06 Idade: 55 Mensagens: 470 Localização: Jaú -S.P
|
Enviada: Qui Fev 14, 2008 2:56 pm Assunto: |
|
|
Cleriston,
Faço coro ao que disse o Castro. Não se trata apenas de manter a planta viva, mas sim mantê-la viva, saudável, em crescimento e por muitos e muitos anos. No caso específico de Pinheiro Negro e Shimpakus precisamente, é imprescindível e indispensável a exposição solar. E digo mais, por no mínimo 6 horas. No meu viveiro pegava sol das 8:00 as 14:00, meus Shimpakus viviam a ter problemas, e seu desenvolvimento era precário. Certo dia resolvi partir para o tudo ou nada, fiz uma prateleira sob o telhado de uma edícula que possuo no fundo do quintal, batata, daquele dia em diante tudo mudou, as pragas são extremamente raras, e o desenvolvimento é muito bom. Com agulhas pequenas e muito verdes, sem pulgões e sem fungos. Assim como sugeriu o Castro, repense, pois não adianta ir na contramão da natureza.
boa sorte |
|
|
 |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Qui Fev 14, 2008 10:23 pm Assunto: |
|
|
Teste _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
Gleison

Registrado: 22/07/07 Mensagens: 64 Localização: São José dos Campos - São Paulo
|
Enviada: Sáb Fev 16, 2008 7:55 pm Assunto: |
|
|
CARACAAAAAAAAAAAAAAAAAA...
Fugindo um poucooo do assuntooooo!
Bommm... como um admirador de coniferas que sou... tenho tanto o Pinheiro Negro como o Shimpaku...
O Shimpaku vive com uns probleminhas aki e acolá... no lugar que fica a "estante" das plantas pega sol em torno de umas 3, 4h por dia, solzino da manhã.
O Shimpaku eu sempre mudo ele de lugar pra pegar mais sol, coloco ele num local q pegue sol o dia todo, ele sofre um pouquinho.
Já meu Pinheiro Negro, vive uma vida tranquila no lugarzinho que pega 3, 4h de sol por dia! Está verdinho, crescendo que é uma maravilhaaa!
*Alguém sabee me dizer essas contrariedades???
Hhauehuaehuaehuaehuaehuae _________________ Gleison
São José dos Campos-SP
gleison_gen@hotmail.com |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Dom Fev 17, 2008 12:01 am Assunto: |
|
|
Olá pessoal!
Vale lembrar que no caso de se colocar plantas no interior da casa, o que influi não é somente a questão da insolação.
Ar condicionado é um veneno para o bonsai.
Na cozinha, o vapor de óleo de frituras
Aerosóis perfumados
Vapor de cloro (Q'Boa)-Lavanderia
Etc, etc.....
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|