|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Lua Adversa Visitante
|
Enviada: Sex Fev 15, 2008 3:56 pm Assunto: Devo fazer uma poda drástica? |
|
|
Boa tarde pessoal!
Sou iniciante no fórum e também no cultivo de bonsais, tenho procurado ler em sites e livros, e confesso, que a cada dia tenho ficado fascinada com tudo o que estou aprendendo. Sempre admirei muito essa arte, mais só de alguns meses pra cá, quando comprei meu primeiro bonsai, que resolvi me dedicar mesmo ao cultivo.
Tenho uma jabuticabeira que está me deixando um pouco preocupada. Receio que já tenha comprado ela "doente" há uns 2 meses atrás, e só agora pelo fato de estar lendo e entendo um pouco, que percebi que ela não estava bem. Tanto que observei o aparecimento de pragas (pulgões) e também as folhas delas, que estão feias, algumas escuras demais e manchadas. Outras ainda verdes, caem deixando um espaço nos galhos.
Comecei a passar dimmy e estou esperando para ver os resultados. Como é um pré bonsai ( 3 anos), quero usar a técnica da mamadeira. Mais gostaria de saber se devo fazer uma poda drástica depois de eliminadas as pragas justamente para as folhas voltarem a ter uma aparencia saudável e mais verde. Desconfio também que o substrato dela não é tão nutritivo assim, mais vou ficar aguardando um direcionamento, pois pelo menos agora no começo não quero arriscar fazer algo sem ter uma ajuda de alguém mais experiente.
Desde já agradeço a todos!  |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Sex Fev 15, 2008 7:13 pm Assunto: |
|
|
Lua o problema dos pulgões o dimmy vai resolver com certeza, agora as folhas que estão nesse tom de cor que você mencionou pode ser por falta de água pois as jabuticabeiras adoram água. Eu tenho quatro comigo e já passei por esse problema. Rego as minhas até três vezes por dia nesse forte sol de verão sem problema. Pode fazer uma poda nas folhas que estão sem vida e regue bastante para poder sugir novas brotações. Para colocar no escorredor/mamadeira espere ela se recuperar bem só depois faça o transplante pois as jabuticabeiras odeiam que mexam em suas raízes, e já que ela não está bem de saúde não faça isso agora. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Rodrigo-RS 3.o PASSO

Registrado: 09/04/05 Idade: 44 Mensagens: 409 Localização: Vacaria RS
|
Enviada: Sáb Mar 08, 2008 5:04 pm Assunto: Re: Devo fazer uma poda drástica? |
|
|
Lua Adversa
muitas duvidas nascem com o passar do tempo em que se inicia na arte do bonsai.
tenha à mão, sempre, os procedimentos basicos contra pulgoes, fungos, cochonilhas etc.
bonsai precisa de sol, chuva, vento, alguns precisam de geada e até neve para manter boa saude.
o importante é que o aprendizado inicia e nunca acaba, só depende de sua vontade.
rodrigo _________________ Rodrigo |
|
|
 |
Franz Lopes 3.o PASSO

Registrado: 28/02/07 Idade: 50 Mensagens: 522 Localização: João Pessoa - PB
|
Enviada: Sáb Mar 08, 2008 6:57 pm Assunto: |
|
|
Lua,
Lá no fórum pragas e seus cuidados há dicas excelentes sobre combate às pragas.
Dá uma olhada.
Quanto à planta, não aconselho a fazer o transplante ainda. Precisa verificar o clima de sua região. Se a temperatura ainda está alta e nível de umidade baixo, é melhor esperar o outono. Um transplante nessas condições pode desidratar a planta.
Mas se o substrato está muito ruim... Bastante compactado... Com dificuldade de penetração da água. Talvez seja melhor arriscar mesmo... Precisará colocar na balança, entende?
Seja bem vinda.
Abraços e Boa sorte.
Franz |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|