FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Pau Ferro
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Julio Cezar

MensagemEnviada: Ter Jan 29, 2008 6:39 pm    Assunto: Pau Ferro Responder com citação

Alguém tem experiência com bonsai de Pau Ferro?
Gostaria de ter informações básicas sobre cuidados com a espécie, como época de poda de raiz, adubação, tipo adequado de substrato, como fazer poda para estilizar ...
Tenho um bonsai e mandarei uma foto numa próxima mensagem.
Grato.
Abraço do Julio
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
pedrotv
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jan 29, 2008 10:00 pm    Assunto: Responder com citação

Júlio, tenho três pau-ferro que estão crescendo com muita vontade. Adoro a espécie. O que posso te dizer é o seguinte: é uma planta elegante. principalmente isso. Muito respeito por ela!!!
Gosta de água, mas sem encharcar, como as jabuticabeiras. Não gosta de sol em abundância! Aceita um pouco de sombra sem problemas. Posso dizer isso porque dos três que tenho, o que pega sol o tempo todo não é o mais bonito, não é o que vai melhor... Estou ainda fazendo testes com a espécie. O que percebi até agora e posso lhe passar é que gosta mesmo de água, pede um solo meio drenante, sem ser demais, adota mais facilmente um estilo tipo "umbrella", com uma copa bem fornecida na parte mais alta. Não reclama muito de poda de raiz, mas não as lave completamente, deixe um pouco do antigo substrato para não matar a planta (dependente de micorrizas). Entre uma planta e outra pode haver uma enorme diferença no crescimento. Tenho por prova três enormes árvores que estão plantadas no meu fornecedor. As três têm desenvolvimento completamente diferente, isto é, enquanto uma estava ainda completamente sem folhas, uma delas estava já completamente refolhada. Isso para dizer que perdem as folhas com facilidade no inverno, rebrotando com vigor rapidamente no inverno. Pode também fazer uma desfolha no verão, com o objetivo de aumentar a densidade da copa. É uma planta bastante resistente e agradável. Principalmente pelo tronco de rara beleza, com manchas preto e branco. É chamada de brazilian leopard tree no Estados Unidos, seja lá o que isso quer dizer. Poste uma foto que posso te ajudar melhor.
Uma última dica: não fique preocupado com queda de folhas após a poda de raízes. Ela praticamente refaz sua massa foliar após qualquer estresse. Uma das minhas pegou uma chuva de granizo e agora está se reconstruindo pela terceira vez seguida! A primeira foi após o envase em setembro, a segunda foi após a desfolha no início de dezembro e agora depois da chuva.
Uma nativa que pede respeito e é muito boa de se lidar!
Claro que depende um pouco do clima, mas imagino que se aqui em Friburgo (Serra do Estado do Rio, clima mais frio e temperado, tipo europeu) ela vai bem, aí ela também poderá te dar muitas alegrias.

Abraços,
Pedro Bessa
http://pedrobonsai.wordpress.com
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Marcos Paulo Duarte
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jan 29, 2008 10:56 pm    Assunto: Responder com citação

aproveitando o tópico..

o pau-ferro pega fácil por estacas??

tem um enorme na rua da minha casa e eu queria fazer umas mudas dele

Estamos aqui para isso: ensinar o pouco que sabemos e aprender o muito que não conhecemos

Marcos
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Julio Cezar

MensagemEnviada: Qua Jan 30, 2008 10:26 am    Assunto: Pau Ferro 2 Responder com citação

Colegas Pedro e Marcos:

eu já tenho exemplares desta árvore fazem aproximadamente 8 anos. Já vi muitas vezes esta capacidade de trocar as folhas por qualquer mudança na planta... principalmente no inverno. Agora, essa idéia de desfolhar no verão é interessante e não conhecia. Vou tentá-la agora.
Quanto a resposta do pau ferro à estaca, não sei, pois as mudas que fiz foram todas de sementes (na casa de meus pais haviam um enorme exemplar na frente da casa... era lindo).
Vou tentar anexar fotos dela...
Abraços

Julio
Braulio

MensagemEnviada: Ter Fev 12, 2008 7:34 pm    Assunto: Responder com citação

Se for tentar fazer mudas por sementes, recomendo escarificá-las para mais rápida absorção de água e consequentemente, mais rápida germinação.
Julio Cezar

MensagemEnviada: Qua Fev 20, 2008 3:26 pm    Assunto: ué, e minhas fotos? Responder com citação

eu tinha postado algumas fotos, mas agora sumiram?
Ué?

Bem, vou mandá-las de novo...
Até acho que estávamos falando no tópico das espécies nativas e fomos mudados pra cá, né?
Julio Cezar

MensagemEnviada: Qua Fev 20, 2008 4:22 pm    Assunto: fotos Responder com citação

Aí estão as fotos:

estas são de agora. Há poucos dias fiz uma pinçagem e daí saíram brotos novos. Recentemente me mudei de casa, e após a mudança, houve troca de folhas. Estou pensando em deixar o galho do meio crescer mais para fazer outra copa acima dos outros galhos. Dêem uma olhada e opinem sobre como eu posso conduzir o trabalho daí em diante, pois não estou muito seguro. Acho que mudei tanto está coitada por conta de inexperiência e ansiedade por vê-la 'bonsai'... podem reparar que tem marcas de arame no caule... e como devo chamá-la: de bonsai, pré-bonsai ou de muda mesmo?

esta foto é de um ano atrás:

esta de dois anos atrás:

e esta é outra, há dois anos atrás:

Diego Santana
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Fev 20, 2008 5:24 pm    Assunto: Responder com citação

Julio

Se vc quer mesmo a tranformala em "bonsai" lhe indicaria colocar em um escorredor tecnica "mamadeira" o pau ferro gosta de bastante espaço, se vc der isso pra ele com certeza vai ganhar mais copa, vai engrossar seu tronco, e vai com certeza ter um belo exemplar no futuro, em relação a vc ter uma muda, um pre bonsai, um bonsai, bom isso depende de quem esta vendo a planta, pois um simples muda na mao de um leigo, se torna um belo bonsai na mao de um mestre, essa colocação de "muda, pré, e bonsai" nao axo correta, com uma mudinha de apenas 3 anos pode se ter um belo name ok... A gostaria de saber se vc alguma vez fez a troca do vaso pois pelas fotos ja esta ai a alguns anos, isso nao é nada bom pois o solo com certeza ja deve estar comprometido, e as razes ja devem estar brigando por espaço....
Julio Cezar

MensagemEnviada: Qui Fev 21, 2008 2:40 pm    Assunto: Responder com citação

Sobre o vaso, ainda é o mesmo vaso sim. Porém, já fiz duas podas de raízes e troca de substrato nestes aproximados 8 anos. Tanto que faz um ano que realizei a última. No entanto a fiz pois achei que estava na hora, assim meio por intuição ...
Abraços
Julio Cezar

MensagemEnviada: Qui Fev 21, 2008 2:46 pm    Assunto: ah, e sobre o escorredor e a mamadeira Responder com citação

Diego:

com certeza o escorredor e a mamadeira serão técnicas que vou utilizar nestas árvores, ainda mais agora que tomei conhecimento de como aplicá-las. Valeu!

Abraços
Julio Cezar
Diego Santana
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Fev 21, 2008 5:47 pm    Assunto: Responder com citação

Julio

Então é só fazer o que aprendeu, mamadeira nele e boa sorte....
Deco-RJ

MensagemEnviada: Sáb Fev 23, 2008 4:23 pm    Assunto: Julio, Pedro, Marcos e Diego Responder com citação

Julio Cezar,

Tudo bem?

O bonsai mais lindo que vi pessoalmente até hoje foi um de pau-ferro. Ficava exposto na Casa do Produto, Av. Brasil, Rio de Janeiro. Era em estilo ereto informal. Acredito que possuía 25 a 35 centímetros. Salvo engano, pertencia ao Paulo, professor do curso fornecido pela loja precitada.

Após o relato do colega Pedro, acredito que seja uma planta bem versátil. Parece-me que se adapta bem ao clima quente do Rio de Janeiro, pois onde moro, Freguesia, o clima tem temperaturas mais elevadas. Neste bairro, ainda, costumava ter vários exemplares, tendo, inclusive, rua com este nome (Estrada do Pau-Ferro).

No mais, acho que deve seguir as ótimas orientações dos amigos Pedro e Diego. Wink

Sua planta está muito bela. Very Happy

Boa sorte!

Pedro,

Tudo bem?

Já vi em outro tópico que você lida com esta espécie já há certo tempo. Tem novas fotos? Se não for incômodo, poderia posta-las? Acho esta uma espécie fascinante mesmo. Quando eu possuir mais experiência, inclusive, tentarei o meu próprio.

Por gentileza, pode sanar uma dúvida? Você narrou que alguns exemplares estavam sem folha alguma, correto? “Isso para dizer que perdem as folhas com facilidade no inverno, rebrotando com vigor rapidamente no inverno.”. Shocked Daí a pergunta, o surgimento das folhas é rápido assim? Ah, qual você considera ser a melhor época para desfolha total?

Desde já, grato!

Abraço!

Marcos,

Tudo bem?

Não posso afirmar com certeza, mas, por ser uma árvore de grande porte, creio que seja possível fazer estacas, sim. Infelizmente, não achei nenhum site para que tenhamos alguma idéia mais precisa. Crying or Very sad Pesquisarei mais um pouco e te passo o que achar. A única informação, para não dizer que não achei nada, fala em 2 anos para a nova muda ficar pronta. Achei tempo acentuado demais.

Abraço!

Diego,

Tudo bem?

Gostei da sua observação. Muito boa! Wink

Abraço!
pedulla

MensagemEnviada: Ter Fev 26, 2008 11:04 pm    Assunto: como se pode engrossar o caule sem ganhar tamanho Responder com citação

gostaria da ajuda dos amigos tenho duas mudas de pau ferro...
me falaram q pra engrossar o caule tebnho q colokar num vaso fundo ou na mamadeira...
mais sei q se isso for feito a planta ganha altura e perde os galhos da base...
oq deve ser feito para engrossar o tronco e dexar a planta numa aluta pequena??
num topicom um amigo me falo pra dexar crescer por uma anos e dps podar drasticamente de maneira q so fike um toco de pau...
mais minha duvida esta ai ele vai rebrotar e apos algum tempo vai formar galhos...
so que terar a marca da poda e nao fikarar com um aparencia de uma planta q cresceu naturalmente igual os bonsais ficam...
como devo agir com as mudas....
ps: alguem ai tem artiko e ou dicas para engrossar galhos??
abrigado
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Fev 27, 2008 9:13 pm    Assunto: Responder com citação

Pedula,

são duas possibilidades muitos boas. A poda drástica tem uma boa chance de dar certo por ter uma grande brotação para optar. As marcas são uma história que a planta carrega. Com o tempo elas se recuperam e deixam a planta com uma aparência de velha muito melhor do que o crescimento normal sem podas.

Com o crescimento da planta não se perde os galhos baixos, mas eles acompanham um pouco o crescimento da planta e acabam "mudando" de lugar. Mas eles continuam ali. É uma boas opção, demora um pouco menos que a poda drástica, mas fica bem natural.

T+
pedulla

MensagemEnviada: Qua Fev 27, 2008 9:39 pm    Assunto: brigado Responder com citação

faklo irmao mt obrigado
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: