|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Braulio
Registrado: 10/02/08 Mensagens: 37 Localização: Belo Horizonte - MG
|
Enviada: Seg Fev 25, 2008 11:05 pm Assunto: Ipê |
|
|
Tenho uma muda ipê com cerca de 5 anos, que transplantei recentemente para um escorredor. Gostaria de saber se pinçando constantemente a gema apical posso incentivar o surgimento de galhos e ramos? |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Ter Fev 26, 2008 1:42 pm Assunto: |
|
|
Braulio vi uma matéria parecida em um site com o Flamboyant e deu certo, também acho que dá com o ipê. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Fev 26, 2008 5:42 pm Assunto: |
|
|
Olá Brauslio!
Com certeza! Pode podar regularmente ou mesmo pinçar que ele rebrota vigorosamente.
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
pedulla
|
Enviada: Ter Fev 26, 2008 10:46 pm Assunto: pincar?? |
|
|
algume poderia me falar oq é pincar?
diferenca etre pincar e podar? |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Qua Fev 27, 2008 9:03 pm Assunto: |
|
|
Pedula,
pinçagem se faz em pinheiros. Pinheiro negro, vermelho ou branco. Em outras espécies como o ipê, ácer e nativas se faz algo que se chama metsumi. É o corte da ponta bem pequena para o surgimento de outras pontas do mesmo broto.
A poda é o corte do broto ou galho para surgimento de novos brotos.
Parece que o metsume tem boa aceitação em muitas plantas. Mas eu nunca tentei em meus ipês. Em azaléia achei uma boa opção.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|