|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Cláudio José Teixeira PARTICIPANTE

Registrado: 11/02/06 Mensagens: 1147 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Qua Fev 27, 2008 8:07 pm Assunto: Ficus retusa - projetos de base. |
|
|
Olá a todos,
Desde que descobri o site do sidiao, tenho tentado aplicar a técnica deles em meus ficus. Estes que estou trazendo são plantas de 2001 e 2002, obtidas por estacas e desde meados de 2006 estou aplicando a estimulação e condução de raízes aéreas. Sei que ainda falta um longo, mais muito longo caminho até que atinja meus objetivos, mas acho que os primeiros resultados já começam a aparecer.
Vejam:
Dicas, opiniões, críticas...
Abraços,
Cláudio. |
|
|
 |
Alberto Alves 4.o PASSO

Registrado: 13/06/07 Idade: 36 Mensagens: 642 Localização: Goiania-Goias
|
Enviada: Qua Fev 27, 2008 9:10 pm Assunto: |
|
|
Muito bom Cláudio,muito legal o trabalho que está fazendo,a espécie também ajuda né...
Realmente o site do Sidiao tem trabalhos com raizes expostas muito bonitos,serve de inspiração e encorajam muitos a tentar fazer algo(eu sou um deles).
Sucesso e grande abraço  _________________
 |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

Registrado: 11/06/06 Idade: 50 Mensagens: 799 Localização: Ribeirão Preto - SP
|
Enviada: Qua Fev 27, 2008 9:33 pm Assunto: Tecnica ? |
|
|
Belas plantas Claudio, mas poderia falar mais sobre o que esta fazendo para obter estes resultados ???
Abrço fraterno |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Fev 28, 2008 8:32 am Assunto: |
|
|
Alberto,
Obrigado,
A espécie ajuda muito, nem todas as variedades de ficus são tão eficientes para isto. O site do sidião mudou minha forma de ver o ficus, principalmente o retusa.
Abraços,
Edmilson,
O que faço é estimular a soltura de raízes aéreas, isto consigo com pequenos traumas no caule. Depois é só direcioná-las e prensá-las no caule e nas outras raízes. Quando elas chegam ao solo crescem e se fundem com o resto da árvore.
Abraços,
Cláudio. |
|
|
 |
Franz Lopes 3.o PASSO

Registrado: 28/02/07 Idade: 50 Mensagens: 522 Localização: João Pessoa - PB
|
Enviada: Qui Fev 28, 2008 9:35 am Assunto: |
|
|
Amigo,
Você poderia nos passar o endereço do site deste Sidião?
Tenho muito interesse por esta espécie tbm... para mim a melhor entre os ficus...
Abraços e obrigado.
Franz |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Fev 28, 2008 11:00 am Assunto: |
|
|
Olá Franz,
Aqui está:
http://www.sidiao.com/index_e.htm
Dê uma olhada e veja as galerias, são ótimas em bonsai tropical, que podemos cultivar em nosso país.
Abraços,
Cláudio. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Fev 28, 2008 2:37 pm Assunto: bonsai |
|
|
Claudio, aos meus experimentos calcados no que é divulgado no site do Shari Sidião, acrescentei o uso de musgo esfagno pré-umedecido com hormonio enraizante diluido, cobrindo em seguida com plastico preto. Isso acarreta uma aceleração na emissão e crescimento das raízes aereas, o que encurta o tempo de cultivo e trato em sua obtenção.
Pode-se, tambem, aplicar ao tronco, via enxerto por encostia, mudas novas de ficus, que podem ser obtidas a partir da mesma planta ou não. Isso e mais o enxerto por transfixia (baixa-se um galho da mesma planta, passando-o por um furo feito no caule da planta principal, na altura que quiser ou o comprimento do galho permitir) facilita bastante a emissão de novas raízes aereas.
O uso de caninhos ou canudinhos para conduzir as raízes aereas desde seu nascedouro até o solo da planta, auxilia enormemente em seu engrossamento, estimulando-a, via aplicação constante de hormonio enraizante diluido, a desenvolver-se mais rapidamente tambem.
Consoante isso, parabens por sua planta e pelo trabalho levado a termo por voce até o momento. Esperaremos o futuro, para nos mostrar o resultado final desse que promete vir a ser um magnifico trabalho.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Franz Lopes 3.o PASSO

Registrado: 28/02/07 Idade: 50 Mensagens: 522 Localização: João Pessoa - PB
|
Enviada: Qui Fev 28, 2008 3:21 pm Assunto: |
|
|
Obrigado amigo Cláudio.
Vou dar uma olhada.
Franz |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|