Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Sex Fev 29, 2008 1:52 pm Assunto: Água |
|
|
Olá amigos estou para receber dois bonsai de Rio Branco no Acre, até minha cidade e os correios disseram que mesmo por sedex, a encomenda só chega aqui em casa com 9 dias úteis no máximo. Alguém sabe dizer se uma Zelkova e uma Sageretia podem resistir tanto tempo assim sem água? Pois do contrário não vou nem pedir para ele postar para mim. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Diego Santana PARTICIPANTE

Registrado: 01/01/08 Idade: 42 Mensagens: 1049 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Sex Fev 29, 2008 4:24 pm Assunto: |
|
|
MArcos uma solução bem simples, mande colocarem um gafarinha de agua com alguns furos na tampa de ponta cabeça, uma de cada lado do vaso, furos com mais ou menos metade da grossura de um palito de fosforo, eu ja fiz isso e deu muito certo, mas o problema desta distancia não é apenas a agua e sim onde ela vai vir, dentro de caminhão ou onibus, pode ser muito quente talvez nao sobreviva............. _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Fev 29, 2008 5:56 pm Assunto: |
|
|
Concordo com o Diego, a água não deve ser sua principal preocupação, mas acho que deve ter alguém aqui no fórum que tenha experiência para te dar uma idéia mais prática... |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Fev 29, 2008 7:02 pm Assunto: Transporte de risco |
|
|
Marcos
Aqui no Nordeste eu já recebi plantas vindas do Sul, Sudeste e Centro-oeste, todas em excelente estado, mas estavam bem acondicionadas e a demora do transporte foi de apenas 3 dias.
As condições de transporte por 9 ou mais dias podem ser perigosas para as plantas. Seria um risco grande para o investimento, principalmente se tratando de bonsai de qualidade. Se for este o caso, a melhor opção seria o transporte aéreo, como é feito pelo Torquato (EU), para enviar plantas de Fortaleza para todo o Brasil.
Se forem apenas mudas, talvez seja mais econômico adquirir em sua região ou de distribuidores experimentados do Sul/Sudeste, onde a Zelkova e a Sageretia são mais comuns e bem adaptadas. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Fev 29, 2008 7:18 pm Assunto: |
|
|
Num falei.... tá aí ó..... |
|
|
 |
Alberto Alves 4.o PASSO

Registrado: 13/06/07 Idade: 36 Mensagens: 642 Localização: Goiania-Goias
|
Enviada: Sex Fev 29, 2008 7:29 pm Assunto: |
|
|
EZEQUIEL JUNIOR escreveu: | Num falei.... tá aí ó..... |
Ezequiel é a experiencia em nosso favor
O ferreira já disse tudo,já fazendo propaganda ouvi falar que o envio da Nipon é muito bom,estou pesquisando e acho que vou adquirir alguma coisa em breve...
abração _________________
 |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Fev 29, 2008 7:39 pm Assunto: |
|
|
Que isso Alberto, sou experiente não...
Só estou aprendendo...
Me deixou sem graça...
Abração |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Fev 29, 2008 7:50 pm Assunto: |
|
|
Ferreira na verdade tive uma experiência com uma Carmona de 14 anos que adora água. Ela ficou retida no Rio de Janeiro por três dias, devido a um problema entre policiais e traficantes pelo que me informaram, vindo de Santa Catarina para minha cidade no Espírito Santo, e o tempo total sem água foi de 8 dias. Quando ela chegou em minha casa estava com algumas folhas amarelas mais com o tempo, algumas semanas ela se recuperou bem e hoje está linda. Veja uma foto dela quando chegou:
Vou tirar uma foto dela como está hoje e te mostro.
Um colega meu de outro fórum disse que o problema não seria a falta de água pois como ela foi regada e não receberá sol esse tempo todo, o substrato não irá secar.
Até concordo com ele, pois como é os correios que transportam acho que não teria problema, mais não é bom arriscar, pois o valor é bem alto. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Sex Fev 29, 2008 9:48 pm Assunto: |
|
|
Amigos,
para uma viagem tão longa, além da rega antes do embarque, talvez ajudasse colocar uma camada de esfágno umedecido sobre o substrato para manter a vitalização da planta durante o transporte.
Talvez eu vá dizer uma grande bobagem, mas e se viesse numa caixa de isopor? O isopor é um isolante térmico, além disso funcionaria como uma estufa. Acho que aguenta...
Espero ter ajudado...
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Fev 29, 2008 9:52 pm Assunto: |
|
|
Funciona sim, e pra melhorar, envolva o substrato com filme PVC. |
|
|
 |
Carlos Barrêto 2.o PASSO

Registrado: 04/10/07 Mensagens: 226 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Sáb Mar 01, 2008 10:34 pm Assunto: |
|
|
Olá Marcos,
Eu recebi uma planta que foi perdida pela transportadora e ficou 11 dias na caixa.
Chegou ótima e encharcada ainda.
O procedimento é simples.
-Tira o torrão de terra, envolve-se as raízes em esfagno bem úmido, coloca-se um jornal para cobrir o esfagno...pulveriza-se água no jornal e coloca-se um saco grosso amarrado e vedando tudo.
-Pode-se até deixar excesso de água dentro do plástico que não tem problema, o esfagno suga e passa para a planta.
Estou à disposição, minha planta era muito exigente com água (Taxodium) e chegou perfeita.
Comprei ela na Nipon Bonsai de Joinvile.
Quaçlquer dúvida , estou à disposição!!
Abraços, _________________ JESUS, ALEGRIA DOS HOMENS!
Carlos Barrêto
E-mail: carlos_barreto_junior@yahoo.com.br
MSN: carbarretojr@hotmail.com |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Mar 02, 2008 3:31 pm Assunto: |
|
|
É Carlos interessante, até agora sua idéia foi bem elaborada e tem tudo para dar certo. Me falaram para transportar pela VARIG-LOG, mais em minha cidade não possui ainda esse serviço de transporte aéreo. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
|