|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Glauco Bastos 5.o PASSO

Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
|
Enviada: Dom Mar 02, 2008 11:31 pm Assunto: AVENTURA NA MADRUGADA (PRECISO DE SUGESTÕES E INDENTIFICAÇÃO |
|
|
Caros amigos,
Já havia algum tempo que namorava com uma pequena planta localizada em determinado local de minha cidade, como esta noite eu dei plantão e saí às 04:30h resolvi cometer a loucura de fazer a coleta, levei uma picareta e um pequeno serrote e trouxe esta plantinha pra casa, preciso que me identifiquem a espécie pois estou em dúvida, parece muito com o Ptecolobium Dulce mas não tenho certeza, dêem uma olhada:
Foto depois que eu replantei em um vaso de cimento.
Aqui eu já havia feito uma desfolha parcial (85%), não tive coragem de fazer uma desfolha total por não saber como a árvore iria reagir, notem que tirei a foto de cima para baixo.
Vista de um dos lados.
Outro ângulo.
Este é um galho com brotações jovens para identificação da espécie.
Aqui um detalhe da base do tronco, não gostei muito desta bifurcação, com isso tenho duas alternativas, a 1º seria deixar como está e partir para um estilo mais natural, e a outra seria sacrificar um dos galhos e trabalhar o outro.
Bom, notei que a mesma está com cochonilha de carapaça, e por ficar ao longo de uma pista de rolamento seus galhos e troncos estão um pouco enegrecidos em função de monóxido de carbono, fulhigem... ou seja, poluição mesmo. Fiquei sem saber se poderia aplicar algum defensivo contra a cochonilha agora ou se espero sua recuperação radicular, que faço ? Alguma sugestão para trabalho ? Tem futuro como bonsai ?
Abraços fraternos. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE" |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Seg Mar 03, 2008 1:46 pm Assunto: |
|
|
Futuro como Bonsai ela tem, na minha humilde análise também acho que seja um Ptecolobium. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Mar 03, 2008 8:56 pm Assunto: |
|
|
Amigo Marcos,
Obrigado pelo comentário, também acho que ela tem futuro, só estou esperando sua recuperação foliar e radicular para começar os trabalhos de podas estruturais e de refinamento além de etilização, estava pensando em baixar por tração estes galhos e deixá-la o mais natural possível, creio que em uma bandeja retanguilar e rasa ela ficará muito bonita. Quanto a espécie, eu apostava que seria um Piteco Dulce mas o sergivaldo me disse que pode ser qualquer coisa menos um Pitecolombium :cry: , mas infelizmente ele também não tem certeza de qual espécie seja.
Continuo no aguardo que alguém aqui do fórum saiba, quem sabe o Ferreira não tem uma idéia :?: , se alguém também tiver sugestões de trabalho eu agradeço.
Abraços fraternos a todos. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Ter Mar 04, 2008 7:34 am Assunto: |
|
|
Belo yamadori....
Parabéns pela planta, não sei de que espécie se trata mas com certeza alguém dirá.
Em pouco tempo será um belo bonsai. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Wilson Fracassi 3.o PASSO

Registrado: 23/03/06 Idade: 55 Mensagens: 470 Localização: Jaú -S.P
|
Enviada: Ter Mar 04, 2008 8:59 am Assunto: |
|
|
Glauco,
Pelas folhas eu acho que é uma Tipuana, também conhecida como Ámendoim Acácia, da família Fabacea, se for, ela tem um tronco bem legal e dá uma flor amarela pequena muito bonita. Sempre vi esta espécie pelas ruas aqui de minha cidade e ficava imaginando que daria um belo bonsai. |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

Registrado: 11/06/06 Idade: 50 Mensagens: 799 Localização: Ribeirão Preto - SP
|
Enviada: Ter Mar 04, 2008 10:02 am Assunto: Belo Yamadori |
|
|
Parabens, infelizmente, não sei informar a espécie em questão, achei uma planta maravilhosa. Mas assim que descobrir poderá solicitar maiores informações a respeito da planta, pois caso ela aceite bem uma alporquia baixaria um pouco mais e, como vc disse, atraves de tração procuraria modelar no estilo chorão.
Quanto ao tronco enegrecido, depois que recuperar o sistema radicular, nada que uma escova e agua não possa limpar. Com relação as cochonilhas, nas minhas plantas pulverizo óleo mineralque impermeabiliza a carrapaça e impede a entrada de oxigênio, acho o metodo eficiente e pouco poluente.
Poste sempre fotos desta maravilha para acompanharmos seu desenvolvimento.
Abraço fraterno |
|
|
 |
Wilson Fracassi 3.o PASSO

Registrado: 23/03/06 Idade: 55 Mensagens: 470 Localização: Jaú -S.P
|
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Mar 04, 2008 5:41 pm Assunto: bonsai |
|
|
Glauco, parabens pela iniciativa e pelo excelente resultado. Quanto às suas duvidas, como bem disse o grande Sergivaldo, não é piteco, nem tortum nem dulce. Pode ser a espécie que o Wilson aponta.
Em relação às cochonilas, vc pode aplicar um defensivo sem receio, vez que eliminou parte da massa verde, e isso até facilita para extirpar os insetos que restaram. Antes de aplicar algum defensivo, vê se consegue eliminar apenas fazendo uso de um jato de agua forte.
Quanto ao tom enegrecido do caule, use agua e sabão, esfregando uma escova de cerdas macias, para não danificar a casca. Isso costuma resolver. Se não funcionar totalmente na primeira, tente outras vezes, espaçando 15 dias entre uma ação e outra.
Quanto à estilização, eliminando um dos caules na bifurcação indicada, aguarde até que a planta se restabeleça por completo. Não custa nada esperar, afinal, depois de tanto trabalho, o melhor agora é não ter pressa em finalizar, não é mesmo?  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Ter Mar 04, 2008 9:09 pm Assunto: |
|
|
Glauco,
pela disposição dos galhos e pelas folhas deve se trarar mesmo de uma Tipuana.Nessa época élas se encontram com suas vagens ainda verdes, ao menos aqui em minha região.Tenho plantinhas da espécie como também uma árvore ém frente de minha casa e tudo indica trarar-se mesmo de Tipuana.Conferem com folhas e vagens também postadas no Tópico.
Ivanil |
|
|
 |
eduardoviana
|
Enviada: Ter Mar 04, 2008 11:49 pm Assunto: |
|
|
Me parece uma Tipuana Tipu
Se for te prepara, é uma briga manter ela pequena, as brotações são altas de modo geral. |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Mar 05, 2008 12:09 am Assunto: |
|
|
junior/pr escreveu: | Belo yamadori....
Parabéns pela planta, não sei de que espécie se trata mas com certeza alguém dirá.
Em pouco tempo será um belo bonsai. |
Júnior,
Obrigado pelo incentivo, vou me esforçar para que fique legal.
Abraços. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Mar 05, 2008 12:15 am Assunto: |
|
|
Edmilson,
Está realmente complicado descobrir a espécie exata, mas seja qual for eu gostei muito do conjunto e farei o possível para adequar como bonsai, e na realidade quando a tirei ela já estava tendenciosa ao estilo quase chorão com os galhos pesando e direcionando para baixo, mas veremos como será sua recuperação.
Abraços. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Mar 05, 2008 12:21 am Assunto: |
|
|
Wilson Fracassi escreveu: | Glauco,
Pelas folhas eu acho que é uma Tipuana, também conhecida como Ámendoim Acácia, da família Fabacea, se for, ela tem um tronco bem legal e dá uma flor amarela pequena muito bonita. Sempre vi esta espécie pelas ruas aqui de minha cidade e ficava imaginando que daria um belo bonsai. |
Amigo Wilson,
Vc tem grande possibilidade de ter encontrado a minha resposta, pois por coincidência o Sergivaldo me disse que parecia ser alguma espécie de Acácia, e olhando o Link que vc enviou a folha realmente parece ser a mesma, acho que vc matou a charada . Mas de qualquer forma tentarei confirmar.
Abraços fraternos. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Mar 05, 2008 12:34 am Assunto: |
|
|
Caro Nicky,
Obrigado, e concordo com vc, parece que o Wilson descobriu qual espécie é.
Em relação às cochonilhas vou então tentar uma aplicação de óleo de Neem por ser natural e também farei retirada mecânica, afinal depois da desfolha ficou mais fácil.
Seguirei sua dica da água com sabão, parece ser realmente a mais lógica, rsrsrs.
Quanto a estilização, vou seguir o conselho da maioria e aguardar a recuperação da planta, até mesmo para saber qual galho retirar tenho que saber se os dois irão se recuperar, aí penso no que fazer, ou posto novamente para saber as sugestões de vcs.
Obrigado e abraços fraternos. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Mar 05, 2008 12:45 am Assunto: |
|
|
Amigos Ivanil e Eduardo,
Creio que já estou convencido de se tratar de uma tipuana, o mais interessante é que nunca tinha ouvido falar nesta árvore(talvez com outro nome, Acácia por exemplo), achei-a muito bonita e inclusive já não é tão nova, creio que não se desenvolveu normalmente e miniaturizou-se em função do tipo de solo e local em que se encontrava, por sinal sua copa já estava bastante desenvolvida e seus galhos pesados e tendendo para baixo, creio que manterei este estilo mais natural.
Aproveitando a oportunidade, vcs dois que já conhecem a espécie, e principalmente o Ivanil que possue algumas mudas, qual o tipo de solo que prefere, tem boa resistência e brotação ? é que estou com mêdo que não se recupere da coleta. Vcs tem alguma dica de cultivo ?
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|