FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

FICUS !!!!!
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Almir Apude



Registrado: 23/04/07
Mensagens: 70
Localização: Santo André - SP

MensagemEnviada: Qua Fev 06, 2008 10:29 pm    Assunto: FICUS !!!!! Responder com citação

Pessoal !!!!
Achei essa matéria mto interessante, principalmente para o pessoal que está começando agora, super fácil de entender.
Espero que de alguma forma tenha ajudado ok....


INTRODUÇÃO :
As figueiras (Ficus) constituem uma vasta familia de árvores com mais de 600 espécies. A maioria é originária de selvas do sudeste asiático e está classificada como " Árvores tropicais " . O Ficus Benjamina e Ficus Retusa são as familias mais conhecidas na elaboração de Bonsais. Suas folhas perenes e lustrosas fazem do Fícus uma árvore com copa densa e lustrosa. Sua resistência impressionante, em ambientes internos, faz do Fícus uma das melhores opções para decoração.

Luz :
Os Fícus estão entre as árvores tropicais que mais suportam as condições internas dos ambientes. porem adoram e são muito gratos quanto estão expostos diretamente ao solo.. O Fícus pode ser colocado em ambientes internos que possuam muita claridade. Mas, se possível, periódicamente deve passar temporadas onde o sol possa incidir sobre suas folhas. Isso pode ser conseguido colocando a planta em uma sacada com cobertura, sob outras árvores ou mesmo dentro de casa, próximo a uma janela, em local arejado. Quando a temperatura estiver abaixo de 10ºC, deve ser protegido, sendo colocado em locais onde o vento frio não o atinja.

Rega:
Apesar do Fícus ser uma árvore tropical, ele não é tão exigente com relação à água de rega. Somente exige regas abundantes quando está cituado no exterior e em épocas de crescimento intenso (Primavera ao Outono). Umidade constante no tronco e raizes favorece o surgimento de fungos (pó branco). Estes podem até ocasionar a sua morte, se não for tratado. Para evitar problemas com muita umidade é aconselhavel molhar a terra do Fícus somente quando esta já estiver com a superfície seca. Outra maneira de se evitar esses fungos é usar uma mistura de solo arenosa. Nas épocas em que o Fícus estiver em ambientes internos ou protegido, devemos redobrar os cuidados, evitando regar enquanto sua terra permanecer úmida. A maneira correta de regar um Bonsai e fazer com que toda a terra que esteja no vaso seja umedecida. Para isso, coloque água, distribuindo-a em toda a área da superfície, até que esta saia pelos orificios do fundo do vaso.

Adubação:
O período para se adubar o Fícus é em sua época de crescimento, ou seja, desde quando estiver iniciando a brotação, na primavera, até o inicio do Outono. Os adubos mais indicados são os ricos em Nitrogenio (N), podendo ser adubos líquidos por via foliar ou sólidos, na terra. Como sugestão, escolha adubos de proporção de N.P.K. (Nitrogênio, Fósforo e Potássio), na ordem de 10.10.10 ou 10.05.10. Não esqueça de que, no mínimo uma vez por ano, é necessário fazer a adubação com micro-nutrientes: Ca (Cálcio), Mg (Magnésio), S (Enxofre), B (Boro), CI, Cu, Co, Fe...

Sugestão para Adubação:
QG = Adubo químico de liberação gradual
TM = Torta de Mamona (adubo orgânico)
FO = Farinha de Osso ( adubo orgânico )
G = Galinaça ( adubo orgânico )
AGENDA ANUAL
Janeiro = QG Julho = TM
Fevereiro = Não Adubar Agosto = Não Adubar
Março = G Setembro = QG + TM
Abril = TM Outubro = TM
Maio = Não Adubar Novembro = FO
Junho = Não Adubar Dezembro = Não Adubar


Troca de Terra:
O Fícus não gosta de terra calcária, bem como não podemos exagerar em matéria orgânica, pois esta acumula muita água. A mistura aconselhada é de 25% de argila, 65% de areia e 10% (opcional) de terra adubada de boa procedência (vendida em saquinhos). Deve-se providenciar a troca de terra do Fícus a cada 02 ou 03 anos. Nunca lavar as raízes e proteger as folhas, borrifando água constantemente, até 03 meses após o transplante. Cortar cerca de metade das raízes.

Poda:
A arte Bonsai procura, como inspiração, buscar formas existente na natureza. Essa busca nos leva a um espectro riquíssimo de texturas, formas e cores, tornando o nosso hobby um dos mais interessantes e criativos. O objetivo da prática do Bonsai (cultivo de árvores em vasos) não é apenas mantê-los vivos, mas cada vez mais bonitos. Para isso, é necessário que se façam podas regulares, para se manter a forma de "MINI ÁRVORE". Podar é estilizar a formação de uma árvore. Com a poda, eliminamos os ramos defeituosos ou os ramos desnecessários. Para podar, devemos utilizar ferramentas adequadas como tesouras afiadas e, para galhos maiores alicates de corte côncavo, que fazem cortes limpos, precisos e de fácil cicatrização. Quando as feridas da poda são de grande tamanho (maiores que o tamanho do diâmetro de um cigarro) é conveniente cobri-las com pasta de selagem, para garantir sua perfeita cicatrização. Pode-se usar clara de ovo ou tinta PVA. A pode manutenção do Fícus pode ser feita, facilmente, com uma tesoura afiada, cortando-se os galhinhos que saem da zona não deseja do tronco ou da copa, sendo que a melhor forma é a da copa triangular. As podas mais drásticas devem ser feitas no final do inverno. O Fícus brota com facilidade, na madeira velha. É normal o sangramento de Látex, quando são feitos cortes. Isto, de maneira alguma, é prejudical para a árvore, mas, é conveniente que reguemos abundantemente o Fícus, logo após as podas, para não desidratá-lo em demasia.

Aramação:
A utilização dos arames, na estilização de um bonsai, serve para:
1º. Corrigir a inclinação de ramos, permitindo utilizar ramos que, outra maneira teríamos que podar. De certo modo, os arames provocarão o efeito de peso dos grandes galhos nas árvores, inclinando-os para baixo;
2º. Direcionar o crescimento de um galho numa direção em que a copa do Bonsai se encontra vazia;
3º. Direcionar o crescimento de um galho para a formação de uma copa triangular.
De maneira geral, o arame deve ser travado no tronco e depois nos ramos, sem apertar de mais, para não deixar marcar na casa do Bonsai. O ideal é que o arame fique relativamente frouxo. Como os ramos engrossam, devido ao seu crescimento devemos tirar o arame antes que se crave na casca. Pode-se usar qualquer arame, preferivelmente o arame de alumínio que é mais flexivel e resistente. A grossura do arame dependerá da força necessária para se vergar o ramos. O Fícus pode ser aramado em qualquer período do ano.

Doenças e Pragas mais comuns:
No geral os Fícus são bem resistentes, mas podem ocorrer fungos que devem ser tratados com a moderação na rega, retirados com uma escova e tratados com fungicida.

Abraços
Almir
_________________
Tudo vale a pena quando a alma não é pequena
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06
Mensagens: 5020
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

MensagemEnviada: Qua Fev 06, 2008 10:54 pm    Assunto: Responder com citação

Almir,


a matéria é bem interessante mesmo. Você retirou da internet, certo? O correto é colocar o local de onde retirou a matéria e dar todos os direitos abaixo. Deve-se sempre colocar a possibilidade de retirada assim que seja pedido pelo autor. isto é feito para que o fórum não seja responsabilizado por plágio.

T+
_________________
Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Almir Apude



Registrado: 23/04/07
Mensagens: 70
Localização: Santo André - SP

MensagemEnviada: Qua Fev 06, 2008 11:12 pm    Assunto: Desculpas !!!! Responder com citação

Darkaso !!!!

Por favor peço desculpas pela minha falha, não tive a intenção.

Mas estas informações eu encontrei em um pedaço de papel preso no tronco de um exemplar de Fícus que estava a venda em um super mercado.
Produtor Jorge Luiz Ferreira
Velling Holambra

Com certeza isso não vai mais acontecer.

Abraços
Almir
T +
_________________
Tudo vale a pena quando a alma não é pequena
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06
Mensagens: 5020
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

MensagemEnviada: Qui Fev 07, 2008 8:17 am    Assunto: Responder com citação

Almir,


então tá tudo certo agora. É muito comum que isto aconteça por nós todos não termos o custume e preocupação com estas questões de direito autoral e por ser a internet terra de ninguém. Mas vai que tem um maluco que cisma, a gente nunca sabe. Não se preocupe, acontece muito.

Abraço
_________________
Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
ARQPATRIK
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 01/06/06
Mensagens: 647
Localização: CAMPO GRANDE -MS

MensagemEnviada: Qui Fev 07, 2008 11:19 am    Assunto: Responder com citação

MUITO BOA A MATERIA!!
_________________
ABRAÇOS!!!!
PATRIK MACHADO
_____________________________________
"Não receie crescer devagar; só tenha medo de permanecer imóvel." (Ditado chinês)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
EZEQUIEL JUNIOR
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/01/08
Mensagens: 1233
Localização: Buritis - MG

MensagemEnviada: Sex Fev 29, 2008 11:24 am    Assunto: Responder com citação

Achei legal o calendário das adubações...
É isso aí...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Franz Lopes
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 28/02/07
Idade: 49
Mensagens: 522
Localização: João Pessoa - PB

MensagemEnviada: Sáb Mar 01, 2008 7:15 pm    Assunto: Responder com citação

Muio boa matéria Almir...
Para mim que sou fã dos Ficus (creio que muitos também o são, rsrsrs) é sempre enriquecedor...

Obrigado.

Franz
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Vinicius



Registrado: 21/01/08
Idade: 37
Mensagens: 56
Localização: Santa Maria - RS

MensagemEnviada: Seg Mar 03, 2008 4:47 pm    Assunto: Responder com citação

essa matéria, que é um guia de cuiados que vem junto com os "Bonsais", é originária da Bonsai Kai , eles vendem estes "Bonsais" por atacado em mercados, no site tem matérias explicativas e guias de várias espécies!

www.bonsaikai.com.br
_________________
Abraço!


Vinicius Londero
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil