FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Adubação
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Paulo m Oliveira

MensagemEnviada: Qui Jun 09, 2005 8:12 pm    Assunto: Adubação Responder com citação

Fico intrigado em saber como antigamente eram adubados os bonsais ? Ou simplesmente não eram?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jun 09, 2005 11:17 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Paulo !!!!!!!!!! Laughing Laughing Laughing

Excelente sua pergunta... e fiquei pensando horas e horas sobre tal fato....... como vou fazer um curso no final de semana com mestres internacionais, vou colocar este assunto e semana que vem volto ao tema.

Abraços

Angela - aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed
Paulo m Oliveira

MensagemEnviada: Sex Jun 10, 2005 9:42 am    Assunto: Responder com citação

Angela, o notivo da minha pergunta é que no verão passado como estava de ferias e viajando muito não estava com muito tempo de cuidar dos meus bonsais, o pouco tempo disponivel era para um trato basico e adubação não podemos fazer à qualquer hora do dia certo, e mediante este fato notei que as plantas continuavam normais e bem saudaveis com brotação abundante crescimento normal e etc, etc, etc... ai foi que a coisa me intrigou bastante pois sempre cuidei da abubação como manda o figurino trabalhando tanto com a quimica e a organica. Este ano quando chegar à epoca de começar a fazer adubação vou deixar umas plantas sem receber adubo, vou fazer uma experiencia controlada para ver no bicho que vai dar.
Estava com medo de fazer uma pergunta desta natureza, mas creio que vc entendeu a profundidade da minha pergunta, como sera que era feito antigamente, como saber: npk, terra alcalina, terra acida, micronutrientes etc, etc, etc ......
A questão esta lançada, aquardo esclarecimentos .....
Bom curso e aproveite bem os ensinamentos que vão rolar.
Abraços
andre
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jun 10, 2005 10:01 am    Assunto: Responder com citação

Angela, vc me faria um favor?? se sim pergunte aos mestres se eles usam adubação de inverno? escutei falar que um livro de um mestre que cita que é fundamental para aceleração do desenvolvimento uma adubação de inverno, cuidado pois essa adubação de inverno é diferente da adubação que fazemos normalmente ela não induz a planta a brotar.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Yahoo Messenger MSN Messenger
Rodrigo-RS
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jun 12, 2005 8:58 pm    Assunto: Responder com citação

"escutei falar que um livro de um mestre que cita que é fundamental para aceleração do desenvolvimento uma adubação de inverno, cuidado pois essa adubação de inverno é diferente da adubação que fazemos normalmente ela não induz a planta a brotar"

ouvi falar no adubo 0 10 10 , para inverno ...mas não é muito facil de achar por aqui... talvez em cidades mais desenvolvidas achem...
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jun 13, 2005 12:20 pm    Assunto: Responder com citação

Prezados Paulo e André!!!!!!!!! Laughing Laughing

Olá !!!!!!!!!!!
Depois de três dias acordando,dormindo, almoçando e jantando BONSAI com o Mestre Tramujas e mais Regina Suziki, Zezão e outros aficcionados, cheguei a uma conclusão FANTÁSTICA..... CONTINUO APRENDIZ DE BONSAISTA MEEEEEESSSSSSSSSSSSSSSMMMMMMMMOOOOOOO!!!!! Surprised Surprised Surprised
Mas, vamos falar de adubação, através do que me foi passado. NÃO SE ADUBA PLANTA ALGUMA NO INVERNO E PONTO FINAL. Por mais que em alguns lugares do Brasil não exista inverno na acepção da palavra, todos vão concordar que há a época em que a temperatura cai, eis o inverno. Não existe essa de usar adubo x ou y.
Nos primórdios do Bonsai, o mesmo era feito retirando a planta da natureza e colocando-a numa bandeja, a terra era a mesma, portanto não haveria necessidade de colocar adubo, aliás ele nem existia. O refinamento em fazer e manter o bonsai é que nos levou a descobrir mecanismos de ajuda para a planta.
Abraços

Angela - aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jun 13, 2005 2:54 pm    Assunto: Re: Adubação Responder com citação

Oi Paulo, tudo bem?

Vou dar minha opinião sobre a questão da adubação de "antigamente".... e até de outros cuidados com as plantas.

Li num livro sobre civilizações antigas (nada a ver com bonsai), que o homem descobriu há milênios os efeitos positivos na "lavoura" do esterco animal, bem como matérias orgânicas vegetais decompostas.

Não quero acreditar que em civilizações desenvolvidas e sofisticadas como a chinesa e japonesa, nos primórdios do bonsai, estes ensinamentos já não fossem aplicados. Afinal, era a elite e aristocracia que praticava bonsai em seus primórdios, para os quais os melhores recursos e conhecimentos estavam disponíveis.

Angela, o que voce cita na sua mensagem foi dito pelos instrutores no evento? Shocked
Na verdade, mesmo que se utilizase a mesma terra na qual a planta estava antes de ser transformada em bonsai, os seus nutrientes se perdem ao longo do tempo, seja consumidos pelo bonsai, seja levados pela drenagem das regas! Portanto, a reposição de nutrientes já deveria ser feita naquela época!
Mais ainda pelo fato das raizes, embora estando na mesma terra, passaram para vasos, com crescimento restrito, sem possibilidade de "buscar" nutrientes com seu crescimento livre no chão.

No bonsai buscamos oferecer as melhores condições possíveis, entretanto, se suspendermos a adubação por alguns meses, ou usarmos substrato com drenagem ruim, não significa que o bonsai vai morrer, ou mesmo mostrar claros sinais de "maus tratos".
Que não é recomedável, todos sabemos, que o desenvolvimento não será o mesmo idem.... mas elas podem viver por muitos anos nestas condições.

Mas se a arte bonsai é nosso prazer, vamos dar a eles o que de melhor pudermos oferecer, certo?... Very Happy

Abraço,
Charles
Paulo m Oliveira

MensagemEnviada: Seg Jun 13, 2005 3:31 pm    Assunto: Re: Adubação Responder com citação

Charles escreveu:
Oi Paulo, tudo bem?

Vou dar minha opinião sobre a questão da adubação de "antigamente".... e até de outros cuidados com as plantas.

Li num livro sobre civilizações antigas (nada a ver com bonsai), que o homem descobriu há milênios os efeitos positivos na "lavoura" do esterco animal, bem como matérias orgânicas vegetais decompostas.

Não quero acreditar que em civilizações desenvolvidas e sofisticadas como a chinesa e japonesa, nos primórdios do bonsai, estes ensinamentos já não fossem aplicados. Afinal, era a elite e aristocracia que praticava bonsai em seus primórdios, para os quais os melhores recursos e conhecimentos estavam disponíveis.

Angela, o que voce cita na sua mensagem foi dito pelos instrutores no evento? Shocked
Na verdade, mesmo que se utilizase a mesma terra na qual a planta estava antes de ser transformada em bonsai, os seus nutrientes se perdem ao longo do tempo, seja consumidos pelo bonsai, seja levados pela drenagem das regas! Portanto, a reposição de nutrientes já deveria ser feita naquela época!
Mais ainda pelo fato das raizes, embora estando na mesma terra, passaram para vasos, com crescimento restrito, sem possibilidade de "buscar" nutrientes com seu crescimento livre no chão.

No bonsai buscamos oferecer as melhores condições possíveis, entretanto, se suspendermos a adubação por alguns meses, ou usarmos substrato com drenagem ruim, não significa que o bonsai vai morrer, ou mesmo mostrar claros sinais de "maus tratos".
Que não é recomedável, todos sabemos, que o desenvolvimento não será o mesmo idem.... mas elas podem viver por muitos anos nestas condições.

Mas se a arte bonsai é nosso prazer, vamos dar a eles o que de melhor pudermos oferecer, certo?... Very Happy

Abraço,
Charles

Salve Angela/Charles, pelo que aparenta o evento foi show né, agora a colocação do Charles tb tem fundamento e com toda certeza para os bonsais só o que tiver de melhor sem duvida porem na proxima primavera pretendo continuar com esperiencia em umas plantas ( cobaias ) para ver o resultado, claro que não vou deixar as cobaias irem para o espaço dependendo da andamento aborto a operação e volto a aduba-las ok.
Grande abraço Angela e Charles.
Raijin
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jun 13, 2005 6:58 pm    Assunto: tambem quero falar Responder com citação

Oi gente eu tenho uma opinião em relação a adubo e adubação.
Adubos antigos japão sempre teve terra acida por causa dos vulcões e pela lógica quanto mais acida maior a quantidade de nutrientes no solo-os pinus eram e ainda são plantados em akadama pura quase sem nutrientes mas ainda é o melhor solo para pinus no japão e em locais com as mesmas caracteristicas de altitude a clima.
Adubação no inverno eu concordo que a maioria das espécies não deve ser adubada no inverno mas acreditem existem exceções eu costumo usar adubo liquido a cada 45 dias, estou usando no momento 0-30-20 liquido Fosway que é fortificante mantendo a saude da planta no inverno, as espécies que são adubadas dão sua florada no inverno totalmente despidas de folhas e a adubação é feita antes da florada a após a florada mas usando metada da dose Twisted Evil
Paulo m Oliveira

MensagemEnviada: Ter Jun 14, 2005 7:39 pm    Assunto: Re: tambem quero falar Responder com citação

mago_encolhedor_de_planta escreveu:
Oi gente eu tenho uma opinião em relação a adubo e adubação.
Adubos antigos japão sempre teve terra acida por causa dos vulcões e pela lógica quanto mais acida maior a quantidade de nutrientes no solo-os pinus eram e ainda são plantados em akadama pura quase sem nutrientes mas ainda é o melhor solo para pinus no japão e em locais com as mesmas caracteristicas de altitude a clima.
Adubação no inverno eu concordo que a maioria das espécies não deve ser adubada no inverno mas acreditem existem exceções eu costumo usar adubo liquido a cada 45 dias, estou usando no momento 0-30-20 liquido Fosway que é fortificante mantendo a saude da planta no inverno, as espécies que são adubadas dão sua florada no inverno totalmente despidas de folhas e a adubação é feita antes da florada a após a florada mas usando metada da dose Twisted Evil

É por ai, creio que não devemos ter medo de esperimentar coisas novas e nem de ficar preso a conceitos, devemos sim fazer um acompanhamento cuidadoso nas esperiencias para não prejudicarmos os nossos bonsais.
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jun 15, 2005 4:00 pm    Assunto: Responder com citação

Oi André !!!! Laughing Laughing

Recebeu o email sobre adubação que mandei ???
Abraços

Angela- aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed
andre
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jun 15, 2005 7:56 pm    Assunto: Responder com citação

não recebi não.... Sad
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Yahoo Messenger MSN Messenger
Leilton Lima
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jun 16, 2005 10:37 am    Assunto: Responder com citação

Oi Angela, se for possível também queria receber seu "e-mail sobre adubação".
leiltonlima@digizap.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jun 16, 2005 11:36 am    Assunto: Responder com citação

E-mail?..... adubação?..... quando?..... onde?..... Laughing Laughing Laughing

Oh Ângela, fiquei curioso (todo forista é curioso...) e gostaria de saber o conteúdo desse e-mail secreto. Laughing Laughing Laughing

Manda esse e-mail pra gente também, ou melhor, coloca ele aqui para todos ficarem logo sabendo. Laughing Laughing Laughing

Um abração

Sergivaldo
Tecnolobo
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jun 16, 2005 11:51 am    Assunto: Responder com citação

Angelaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa passa pra mim tb por favor???

Pessoal perguntinha rapida a torta de mamona X farinha de osso temq ue ser armazenado em recepiente fechado confere?
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: