FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

cicatrização
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Guipodestá

MensagemEnviada: Qui Mar 27, 2008 8:59 am    Assunto: cicatrização Responder com citação

Olá a todos do fórum, tenho algumas plantas, principalmente frutíferas, e estou com problemas na cicatrização destas plantas, gostaria de saber se existe algum meio para acelerar este processo.

Desde já o meu muito obrigado.
Guilherme.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
alexmikol
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Mar 27, 2008 7:20 pm    Assunto: Cicatrização Responder com citação

Já experimentou usar massa de modelar para cobrir os lugares que tu quer que cicatrize??? É uma opção boa e barata! Espero ter ajudado!
Guipodestá

MensagemEnviada: Qui Mar 27, 2008 8:02 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado pela idéia Alexmikol,

Eu tenho utilizado pasta de dente, mas não sei se estou correto,
na minha próxima poda usarei sua idéia.

Eu queria saber se é utilizada alguma pasta ou produto comercial com este fim?
alexmikol
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Mar 27, 2008 8:22 pm    Assunto: Pasta ou Massinha??? Responder com citação

Qdo iniciei minhas atividades com bonsai, usava tbm a pasta de dente, mas depois, conversando com bonsaistas mais experientes, vi que a pasta é boa, mas não o ideal, pois além de outros produtos químicos, possui muito fluor, a massinha, pode até ser um pouco mais cara, mas é mais fácil de modelar na planta, mantem a umidade e ajuda mto na cicatrização, boa para uso em poda de galhos e cicatrização de marcas em troncos. Já vi aqui no fórum, outras dicas, usando cera de abelha, graxa de sapato, argila, parafina (vela derretida) etc, mas pela facilidade prefiro a massa de modelar. Abraço!
Guipodestá

MensagemEnviada: Qui Mar 27, 2008 8:45 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu mesmo Alex, foi muito esclarecedora sua dica.
Utilizarei a massa nas próximas podas que realizar. Abraço.
Guilherme.
alexmikol
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Mar 28, 2008 10:41 am    Assunto: Massa Responder com citação

Guilherme, esqueci de te dizer qual estou usando, comprei em uma papelaria, é um tubo que parece uma vela de 7 dias, conheçe?, da marca ACRILEX, deve pesar uns 200 gramas. Paguei algo em torno de 5 reais, vem uma unidade por caixa, a cor tu escolhe, marrom fica bem legal. Usei uma outra de criança mesmo, ressecou e se soltou, esta que te falo é mto boa. Use pequenas bolinhas e va preenchendo os espaços, mantenha as mãos úmidas para que a massa não grude. Boa sorte!
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Mar 30, 2008 9:49 pm    Assunto: Re: cicatrização Responder com citação

Oi Guilherme, tudo bem?

A cicatrização depende uma série de variáveis e, para poder sugerir algo mais eficaz, seria interessante voce colocar a foto de uma planta por vez, mostrando em detalhes do que se trata... Wink

Apenas prá citar algumas variáveis...
1- tipo de planta. Há plantas que cicatrizam muito bem e rápidamente, como a jabuticabeira. As cítricas demoram mais... Rolling Eyes
2- tamanho do local podado. Grandes podas demoram mais tempo e, eventualmente, podem não cicatrizar totalmente... Sad
3- acabamento do local podado. Podas bem acabadas, sem arestas ou execessos de maderia morta favorecem a boa cicatrização...
4- saúde da planta. Plantas saudáveis, bem enraizadas, com metabolismo vigoroso cicatrizam melhor...
5- tamanho do vaso, tipo de substrato, adubação.. etc.. etc.. Vasos maiores, substrato com boa drenagem e adubação correta contribuem na cicatrização...
6- Pasta selante. Uma boa pasta selante protege o local podado de bactérias e apodrecimento, evita perda de seiva, estimula a formação de "calos" de cicatrização...

A pasta selante, mesmo havendo uma grande variedade de alternativas e algumas soluções caseiras, eu recomendaria, sempre que possível, usar as pastas específicas prá bonsai, sendo que a Shin-Kyonal e a Karusmate muitas vezes destão disponíveis para venda aqui no Brasil.
A shin-kyonal custa em torno de R$ 60,00 um tubo com 100g. Pode ser caro mas, vale o investimento!...
Wink
Boa sorte,
Charles
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: