FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Adubação
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Valter Vaz
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 21/07/04
Mensagens: 210
Localização: Leiria - Portugal

MensagemEnviada: Sáb Ago 28, 2004 12:27 pm    Assunto: Responder com citação

Antonio,

O biogold em quantidade sai mais barato pelo menos foi as contas que fiz há mais de 1 ano atráz. Quanto ao NPK tinha a ideia que era superior no entanto sei uqe os seus valores NPK têm variações.
_________________
Cumptos.
Valter Vaz

www.grupobonsaileiria.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Sáb Ago 28, 2004 1:21 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Valter Very Happy ,

Eu normalmente adquiro aquelas embalagens mais pequenas por uma questão prática, aquilo dura-me bastante tempo, porque como já disse administro-as em conjunto com o "Liquido", logo não coloco as pedras todas que aconselham.
Obviamente quem tem bastantes bonsai e de maior porte, será preferivel as outras maiores o mesmo se aplicará aos vários tipos de solos e etc.

Quanto aos valores de "NPK" os meus tem tido sempre aqueles valores. mas tambem será lógico que não seja uma ciência exacta, e aqueles valores sejam meramente indicativos, tendo uma percentagem minima de oscilação, só que não o alteram na etiqueta, porque senão seria uma para cada saqueta Very Happy

Eu o "Biogold" só o utilizo mesmo nos "Bonsai", todas as restantes árvores vou fazendo experiências com outros tipos de adubo que encontro no mercado.

Cptos Very Happy ,

Castro
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Valter Vaz
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 21/07/04
Mensagens: 210
Localização: Leiria - Portugal

MensagemEnviada: Ter Set 14, 2004 9:58 pm    Assunto: Responder com citação

António Castro,

Quanto aos valores NPK do Biogold que referi neste tópico serem de mais ou menos 5 5 6, referia-me á etiqueta do último saco que comprei, que tráz os seguintes valores 5,5 5,5 6,5 . Pela pesquisa que efectuei agora, fiquei a saber de um dos maiores fornecedores Europeus, de um NPK diferente do Biogold, é o seguinte 5,5 6,5 3,5. Quanto á percentagem de oscilação em adubos, é mais exacta quando quimicos, sendo orgânico liquido, a variação é insignificante sim, mas no orgânico sólido as variações são maiores porque actua por decomposição e consequentemente é de absorção lenta e influenciado pelo clima e outros.

Se os valores que atráz mencionou leu numa etiqueta de uma saqueta, não acredito que o seu fornecedoer fizesse uma etiqueta para cada um Laughing , não seria lógico, mas o meu fornecedor também deve ter feito todas iguais, mas diferente do seu fornecedor, o meu foi espanhol. Laughing

Os valores que acima referi como sendo de um dos maiores fornecedores, referia-me á Mistral. Pode verificar no link abaixo

http://www.mistralbonsai.com/esp/free/articulos/2004/abonado/abonado.htm

Pelo que diz que usa em nutrição e se quiser complementar, aconselho-o a passar pela Luso-Bonsai e adquirir PK, que é vendido em saquetas sobre a forma de pó e que ajuda bastante. Fora isto, também uso Quelatos de Ferro e micronutrintes da Compo, tudo em doses reduzidas. O que tb aconselho. Para ajudar ainda mais as minhas árvores e sabendo que regra em geral elas vivem melhor em solos um pouco ácidos, quando preparo o solo, aplico um pouco de Kanuma (sólo ácido Japonês, aquele que se usa em azáleas)
para ficar mais barato, pode-se trocar a kanuma por turfa ácida o que vai provocar uma acidez idêntica.

Como tenho tido bons resultados, já leio pouco etiquetas Very Happy
_________________
Cumptos.
Valter Vaz

www.grupobonsaileiria.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Valter Vaz
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 21/07/04
Mensagens: 210
Localização: Leiria - Portugal

MensagemEnviada: Ter Set 14, 2004 10:00 pm    Assunto: Responder com citação

António,

Esqueci-me de perguntar, vem a Leiria Question

Apareça e apresente-se.
_________________
Cumptos.
Valter Vaz

www.grupobonsaileiria.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Tecnolobo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 27/07/04
Mensagens: 168
Localização: Recife-PE

MensagemEnviada: Qua Set 15, 2004 7:23 am    Assunto: Responder com citação

Ho!

Pessoal qual a frequencia da adubação? 1 vez por mês? 1 vez por semana?

E em relação a mistura de torta de mamona e farinha de osso? Estou usando três partes de torta de mamona com 1 de farinha de osso, mas eu devo usar essa mistura para plantas sempre verdes e floriferas/frutiferas?
Smile

Tecno.
_________________
" ... Faça ou não faça: a tentativa não existe."( Yoda) ...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
mariotti



Registrado: 14/07/04
Idade: 67
Mensagens: 55
Localização: Cerquilho-SP

MensagemEnviada: Sex Out 08, 2004 6:53 pm    Assunto: Responder com citação

Sergivaldo

Sei que voce tem muitas plantas, gostaria de saber que adubo utiliza em suas plantas e com que frequencia ?

muito grato

[]'s
Mariotti
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Sáb Out 09, 2004 12:31 am    Assunto: Adubo Responder com citação

Nas árvores frutíferas e que florescem, use mais farinha de osso e menos torta de mamona. Nas sempre verdes como, pinheiro negro, nanas, ciprestes acrescente carvão vegetal pois o potássio contido neste elemento é bastante importante na manutenção estrutural da planta ou seja, para mantê-la sadia.

Tecnolobo escreveu:
Ho!

Pessoal qual a frequencia da adubação? 1 vez por mês? 1 vez por semana?

E em relação a mistura de torta de mamona e farinha de osso? Estou usando três partes de torta de mamona com 1 de farinha de osso, mas eu devo usar essa mistura para plantas sempre verdes e floriferas/frutiferas?
Smile

Tecno.

_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Sáb Out 09, 2004 5:10 am    Assunto: Responder com citação

mariotti escreveu:
Sergivaldo

Sei que voce tem muitas plantas, gostaria de saber que adubo utiliza em suas plantas e com que frequencia ?

muito grato

[]'s
Mariotti


Olá Mariotti,

Não tenho muitas plantas, apenas umas 100 (bonsai + pré-bonsai) e utilizo uma mistura de farinha de osso (1 parte) + torta de mamona (1 parte), uma vez por mês. Também faço uma adubação foliar com Biofert, quinze dias após a adubação sólida, ou seja: a cada quinze dias adubo minhas plantas, alternando entre foliar e sólido.

Um abração,

Sergivaldo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
eudes



Registrado: 25/08/04
Mensagens: 65
Localização: João Pessoa - Pb

MensagemEnviada: Sáb Out 09, 2004 10:56 am    Assunto: Responder com citação

Pessoal

Estou usando sempre biofert, 15 em 15 dias com a dosagem metade do indicado, é imprescindível usar abubos sólidos???

Sds
Eudes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Ter Out 12, 2004 1:04 am    Assunto: Responder com citação

eudes escreveu:
Pessoal

Estou usando sempre biofert, 15 em 15 dias com a dosagem metade do indicado, é imprescindível usar abubos sólidos???

Sds
Eudes


Eudes,

Creio que não seja imprescindível usar um adubo sólido. No meu caso uso por pura opção.

O mais importante é como a planta está reagindo ao adubo que você está usando, quer seja ele sólido ou líquido.

Um abração,

Sergivaldo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
eudes



Registrado: 25/08/04
Mensagens: 65
Localização: João Pessoa - Pb

MensagemEnviada: Ter Out 12, 2004 10:38 pm    Assunto: Responder com citação

Eudes,

Creio que não seja imprescindível usar um adubo sólido. No meu caso uso por pura opção.

O mais importante é como a planta está reagindo ao adubo que você está usando, quer seja ele sólido ou líquido.

Um abração,

Sergivaldo[/quote]
Blz
Isto me tranqüiliza, alem de me aparentarem saldáveis vendo o de acordo aqui no fórum fico mais tranqüilo.
Sds
Eudes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 30/09/04
Mensagens: 1213
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Sex Out 22, 2004 1:36 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Sergivaldo... tudo bem?

O Biofert é orgânico ou químico?
É só foliar ou tem também radicular?
É só liquido ou tem sólido?
Sabe quais são as concentrações de NPK?
Tem também micronutrientes?

Abarço,
Charles
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Sáb Out 23, 2004 10:56 am    Assunto: Responder com citação

Olá Charles,

O fertilizante que utilizo é o Biofert Plus. Trata-se de um fertilizante químico, de origem mineral, para aplicação foliar.

Tem em sua composição os macronutrientes Nitrogênio (8%), Fósforo (9%), Potássio (9%), além de Cálcio, Enxofre e Magnésio.

Os micronutrientes presentes são o Cloro, o Ferro, o Cobre, o Zinco, o Boro, o Manganês, o Cobalto e o Molibdênio.

O Biofert Raiz que conheço trata-se de um hormônio enraizador. Utilizo o Biofert Raiz Plus (concentrado).

Um abração,

Sergivaldo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Cláudio C. Ratto
Visitante





MensagemEnviada: Ter Nov 16, 2004 8:32 am    Assunto: Responder com citação

Caros foristas,

Gostaria aqui de fazer minha colocação quanto aos benefícios da adubação orgânica.
Este texto eu tinha postado no fórum da Bonsai Brasil, em resposta as dúvidas quanto a adubação.
"... Perguntas como essas é que fazem a gente direcionar ainda mais nossos pensamentos aos benefícios que o adubo orgânico oferece........
Para tanto, seria conveniente lembrarmos de alguns dados interessantes a nível global.....
Esqueçamos entăo questőes específicas e nos direcionemos a questőes mais abrangentes, ok ?
Cabe lembrar, que os efeitos benéficos da matéria orgânica na produtividade das culturas já era conhecido desde os povos da antiguidade.
Porém com o advento dos fertilizantes minerais o homem percebeu, a primeira vista, vantagens que o adubo orgânico năo apresentava como: maior concentraçăo em nutrientes, facilidade de transporte e aplicaçăo.
Entăo houve uma explosăo do seu uso e com o passar dos anos de utilizaçăo constatou-se, que o solo apresentava desgastes e o efeito do adubo químico ia reduzindo a cada aplicaçăo......
Com isso, a terra apresentava maior tendęncia para se compactar, as partículas mostravam-se muito soltas, as raízes e a água das chuvas tinham maior dificuldade de penetrar no solo.
E constataram que a causa destes problemas seria a falta de matéria orgânica no solo.
Para entender a importância dela, basta lembrarmos das funçőes que esse componente exerce sobre as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo:
- Promove a formaçăo de agregados e a estruturaçăo;
- Diminui a tendęncia para compactaçăo;
- Facilita a penetraçăo das raízes e a emergęncia das plântulas;
- Dá mais liga aos solos arenosos e reduz a coesăo e aderęncia dos argilosos;
- Aumenta a capacidade do solo em reter e armazenar a água da chuva;
- Ajuda a corrigir a acidez e a estabilizar o pH;
- Aumenta a quantidade de nutrientes do solo e sua capacidade de armazená-los e
- É fonte de energia para numerosas espécies de microorganismos benéficos que habitam o solo.
É importante mencionar que esses benefícios săo conseguidos somente com o uso da matéria orgânica, sendo que nenhum adubo mineral é capaz de proporcioná-los.
Talvez por isso é que tenhamos que utilizar algo próximo a realidade da natureza.
É só uma questăo de pura observaçăo e também obviamente aprendendo com os nossos erros e que enxergamos mais a frente, năo é mesmo ?!
Resumindo, o adubo químico libera uma quantidade maior NPK do que o adubo orgânico e o adubo orgânico por ser feito a partir compostos de origem vegetal e animal vem a ser mais natural..........
Mais natural como ?
Digo natural, porque o mesmo encontra um equilíbrio maior, desde que as dosagens desses compostos sejam administradas de forma a suprir com fidelidade o que o solo e a planta realmente necessitam.
Entăo creio que se vocę administrar um adubo químico, este irá fazer com que as espécies que tenham um ciclo de vida curto, em que as mesmas produzam uma grande quantidade de flores e frutos, obviamente que estas iram acelerar ainda mais o seu ciclo metabólico, estressando a planta, năo é mesmo ?
No caso do PN, que necessita da associaçăo das micorrizas , conclui-se que a administraçăo de adubo orgânico seria mais conveniente, uma vez que esses fungos aumentam enormemente a absorçăo, o que aparentemente as tornam mais resistentes as rigorosas condiçőes de seca e baixas temperaturas, prolongando a vida das raízes ..... ao contrário seria fazendo aplicaçăo de um adubo químico ....
Espero que eu tenha sido claro em minhas explanaçőes mesmo năo respondendo diretamente as suas perguntas. ..."

Grande abraço a todos,

PS: Peço desculpa pelo tamanho deste texto.
Voltar ao topo
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Ter Nov 16, 2004 10:54 am    Assunto: Responder com citação

Olá Ratto,

Muito interessante e de grande valia o seu texto.

Falei anteriormente que costumo alternar uma adubação sólida (mistura de torta-de-mamona + farinha-de-osso) com uma adubação foliar (biofert) e tenho observado que as minhas plantas têm apresentado um devensolvimento, ao meu ver, satisfatório, no que que tange à brotação, floração e frutificação.

Entretanto, pude perceber que o uso continuado desse composto sólido provoca uma compactação do substrato, o que não é bom para o cultivo do bonsai.

Quando agrego algum tipo de terra vegetal ao substrato, observo que há, além de compactação, uma proliferação de ervas daninhas.

Creio que outros bonsaístas também tenham observado a mesma coisa do que acabo de expor.

Daí a minha pergunta: o que poderemos fazer para ter uma adubação orgânica de boa qualidade, sem os prejuízos da compactação do solo e prolifereção de ervas daninhas?

Fiquei sabendo, através do fórum BB, que você desenvolveu um abubo de liberação lenta e "cheiroso". Esse adubo é para comercialização? como funciona? (frequÊncia de aplicação, quantidade, etc..)

Um abração,

Sergivaldo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Página 2 de 3

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil