|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
laly_qmc
|
Enviada: Qua Abr 02, 2008 5:55 pm Assunto: Como cuidar (roma) |
|
|
Sou nova nesse ramo de bonsai, tenho somente um unico e faz 1 mes q ele está comigo, postei já algumas coisas sobre ele e me foi recomendado retirar o fruto dele, notei q ele ficou melhor depois disso surgirao novas flores e eu deixei somente 2.
Acontece q o problema aqui é o substrato, vejo q ele não dá um bom escoamento de agua para a planta, ele tambem está em "torrão", e vejo q conforme eu reguei ela, uma raiz está eio descoberta.
Queria coloca-lo em um escorredor/mamadeira para o engrossamento do caule. Andei lendo algumas coisas do forum, queria saber certinho o q devo fazer:
1) O substrato para a mamadeira, é recomendado 70% de materia inorganica e 30% de organica, o q posso usar tanto na inorganica como na organica? Areia normal?? Terra? o q seria argila?? não é uma pasta usada apra fazer bonecos é?? (supomos q eu nao encontre a argila o q posso usar?)
2) qndo eu colocar na mamadeira, a terra q esta no meu vaso agora vai? ou tenho q retira-la?? se tenho qnto???
3) e as flores vcs recomendam eu retirar tb? fiquei com dó de tirar, pois estava muito bonita.
4) ela tem uma bifurcaçao eo galho sem flor cresceu bastante, alguns rams estao gigantes, podo eles???
5) o q devo usar na adubagem na mamadeira??
6) como devo cobrir as raizes dele na mamadeira as q estao meio visiveis? (superiores)
Meu bonsai parece nao gostar de sol, eu coloco ele para fora e ele murcha todo, e o sol nao incide sobre ele e nao é forte, aqui em florianopolis tem muito vento entao teho medo q quebre os galhos dele por isso coloco pouco no sol, o caule proximo a terra parece q está meio podre, acho q foi a drenagem q reteu agua e acondeteceu isso no caule, mas acho q com a mamadeira melhorará não é???
Coo vcs podem ver eu usei uma terra comum para cobrir as raizes, sei q nao fiz bem, mas estava com medo q elas ficassem exposta e atraissem fungos ou algo assim, qro fazer logo o transplante para a mamadeira.
Essa época é adequada???
Aqui esta um tempo ameno, a temperatura fica entre 17 e 25 °C nao tem muito sol, clima fechado e chuva.
Me ajudem por favor, qro ver meu bonsai bem fortinho
espero q nao fique muito pesado as imagens.
Obrigada a todos amigos!
coloquei essa pergunta em dois foruns, estou louca pela resposta.
Obrigada |
|
|
 |
laly_qmc
|
Enviada: Qua Abr 02, 2008 5:58 pm Assunto: Fotos |
|
|
Qndo eu ganhei ele
Ele e suas duas flores
Ele com os novos ramos (devo podar?? ou esperar??)
O substrato ruim qria saber como fazer um novo substrato para a mamadeira!
obrigada pessoal |
|
|
 |
Franz Lopes 3.o PASSO

Registrado: 28/02/07 Idade: 50 Mensagens: 522 Localização: João Pessoa - PB
|
Enviada: Sáb Abr 12, 2008 11:43 am Assunto: |
|
|
Como vai Laly,
Também sou principiante, mas deixa-me tentar te ajudar.
Quanto a questão do substrato realmente este que veio neste vaso (mais conhecido como vaso de “mausai”), não é de longe o mais adequado.
Recomendo, em primeiro lugar que você leia bastante a respeito das técnicas e especificamente sobre Romãzeiras.
Neste mesmo fórum existem boas matérias sobre transplante e uso da técnica escorredor/mamadeira. Não é mistério não.
Vou tentar te adiantar algumas respostas:
1) O substrato para a mamadeira, é recomendado 70% de materia inorganica e 30% de organica, o q posso usar tanto na inorganica como na organica? Areia normal?? Terra? o q seria argila?? não é uma pasta usada apra fazer bonecos é?? (supomos q eu nao encontre a argila o q posso usar?)
As proporções do substrato na verdade podem variar. Não existe regra fixa. O importante é que ele forneça sustentação à planta, retenção de umidade (não pode ser em excesso), boa capacidade de drenagem e boa aeração das raízes.
Você pode usar essa proporção citada na pergunta 1.
Como matéria inorgânica, recomendo o uso de areia grossa ou pedriscos. A argila não é recomendada. Pode utilizar cacos cerâmicos triturados. Telhas ou tijolos triturados em grão que não ultrapassem 5mm de granulometria (diâmetro do grão) é excelente. Faça uma proporção de 2/3 de areia grossa e 1/3 de cacos cerâmicos.
Esta é a composição da parte inorgânica. Na parte orgânica, pode utilizar terra vegetal de boa procedência. Aquelas vendidas em sacos no mercado.
Mas lembro, essas proporções podem variar...
2) qndo eu colocar na mamadeira, a terra q esta no meu vaso agora vai? ou tenho q retira-la?? se tenho qnto???
Essa terra que está no vaso, não deve ser reaproveitada. Mas não retire o torrão completamente. A princípio, deve deixar pelo menos 1/3.
3) e as flores vcs recomendam eu retirar tb? fiquei com dó de tirar, pois estava muito bonita.
O transplante é uma situação traumática para a planta. A mesma poderá não ter mais condições de manter as flores. Recomendo retira-las. Não se preocupe futuramente elas voltarão...
4) ela tem uma bifurcaçao eo galho sem flor cresceu bastante, alguns rams estao gigantes, podo eles???
Também recomendo fazer uma poda nestas projeções. Mas não faça podas radicais. Deixe a copa, apenas reduza a densidade. Futuras podas serão necessárias para correções estruturais, dar forma e educação da planta. Mas isso não será agora.
5) o q devo usar na adubagem na mamadeira??
Só coloque o conjunto escorredor na mamadeira quando perceber que as raízes estão se projetando pelos orifícios do escorredor. O substrato da mamadeira também não tem regra fixa. O importante é que este (ao contrário do substrato do escorredor) seja rico em matéria orgânica. Ele é que alimentará as raízes de maneira abundante acelerando o desenvolvimento global da árvore.
Eu uso como proporção 50% terra vegetal e 50% de mistura meio a meio de torta de mamona e farinha de osso. Mas no lugar destas duas, pode utilizar esterco ou galinaça.
6) como devo cobrir as raizes dele na mamadeira as q estao meio visiveis? (superiores)
Se entendi bem, vc quis dizer as que estão se projetando na parte lateral do escorredor. Você não precisa enterrar na mamadeira todo o escorredor. Não se preocupe com as que vierem a sair muito na lateral.
Neste site do mestre Sergivaldo, há boas matérias sobre a técnica escorredor/mamadeira, assim como sobre outras técnicas e sobre a espécie em questão.
http://www.nativosdonordeste.com.br/paginas/guia_de_especie/guia_de_especies.htm
Mas também te recomendo que você adquira ostras mudas de outras espécies, com graus de desenvolvimento diferentes para ir exercitando as técnicas típicas da arte.
Não se preocupe com possíveis erros... São comuns para nós principiantes. Procure ler bastante... Troque informações. Aqui neste fórum há muitos que te ajudarão.
Espero ter contribuído.
Abraços e boa sorte. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Abr 18, 2008 5:53 pm Assunto: bonsai |
|
|
Laly, dificil escrever algo que possa complementar as excelentes explicações do colega Franz, mas vamos lá:
A PUNICA GRANATUM, conhecida entre nós por romanzeira, é uma espécie dificultosa para ser conduzida como bonsai, não só por iniciantes, mas mesmo alguns bonsaistas mais experimentados abrem mão de seu cultivo e condução visando formar bonsai.
A variedade mais apreciada, geralmente é a que produz frutos pequenos. Porém, é a mais dificil, por perder galhos em demasia, seja por secarem, ou perder parte do caule, quando não morre a planta inteira. Retirar os frutos, evitando que sequem na planta, é um paliativo, mas não resolve muito não.
As que tenho em meu viveiro, inclusive, costumo retirar todas as flores e frutos, evitando a perda por ressecamento dos galhos, principalmente os principais, que levam mais tempo para serem formados. Atualmente, cultivo apenas um bonsai de romanzeira comum, envasado num vaso oval Izumi. Ei-la aqui, exposta numa mostra realizada ano passado aqui em Brasilia. O bonsaista lusitano, meu amigo Antonio Castro, traçou um projeto interessante para ela, que, a duras penas, estou tentando seguir, para melhorar sua densificação e criar um bonsai mais adequado: (idade aproximada 25/35 anos, 6 anos de cultivo como bonsai)
A melhor variedade para cultivo, mais resistente e de beleza singular, devido ao rápido engrossamento do tronco, que a medida que a planta cresce vai se retorcendo naturalmente, parecendo um parafuso, é a NEJIKAN.
No link abaixo vc poderá apreciar alguns bonsai formados com essa variedade. Os frutos são de tamanho médio:
http://www.napolibonsaiclub.it/index-file/Destra-file/melograno/melograno.htm
No site abaixo, vc poderá encontrar uma ficha pormenorizada sobre a punica granatum/romanzeira, que irá ajudá-la.
http://fichas.infojardin.com/bonsai/punica-granatum-granado-magrano-milgrano-bonsai.htm
[/img] _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|