FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Mamadeira
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
verdura

MensagemEnviada: Sáb Jun 18, 2005 9:14 pm    Assunto: Mamadeira Responder com citação

Boa noite,

Estava a pensar usar a técnica de mamadeira para alguns dos meus bonsais.
Segundo o que entendo deve-se usar esterco animal bem curtido.
Por aqui é dificil encontrar isso! O que posso usar para substituir? Terra normal funciona?
No escorredor não percebi o que usam... "70% de matéria não-orgânica e 30% de matéria orgânica". Estava a pensar areia de rio e terra normal!
Funcionará?

O que acham? Estou procurando sugestões...

Página consultada sobre a técnica em: http://www.atelierdobonsai.com.br/bonsai.html
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jun 18, 2005 9:50 pm    Assunto: Re: Mamadeira Responder com citação

verdura escreveu:
Boa noite,

Estava a pensar usar a técnica de mamadeira para alguns dos meus bonsais.
Segundo o que entendo deve-se usar esterco animal bem curtido.
Por aqui é dificil encontrar isso! O que posso usar para substituir? Terra normal funciona?
No escorredor não percebi o que usam... "70% de matéria não-orgânica e 30% de matéria orgânica". Estava a pensar areia de rio e terra normal!
Funcionará?

O que acham? Estou procurando sugestões...

Página consultada sobre a técnica em: http://www.atelierdobonsai.com.br/bonsai.html

Olá Vitor Verdura,

É uma grande satisfação poder contar com sua participação neste fórum: SEJA BEM VINDO!!!!

Em relação ao que chamamos "mamadeira", você deve ter percebido que existem dois tipos de substratos: um para o escorredor e outro para a bacia plástica.

A mistura que compõe o escorredor deve ser a mesma utilizada nos bonsai. Aqui, costumamos utilizar uma parte de matéria inorgânica, que é o mesmo que pedriscos ou areia de rio + tijolos triturados, etc, e outra parte (cerca de 30%) de matéria orgânica (casca de pinus, terra vegetal, turfa, etc). Ou seja, um meio onde a planta possa desenvolver muito bem suas raízes.

A bacia, na verdade, consiste em uma grande fonte de alimentos para a planta, comida farta. A idéia é que as raízes, ao passar pelos furos do escorredor, irão encontrar todos os nutrientes necessários para seu desenvolvimento.

Creio que seja possível substituir o esterco animal por outro produto, como por exemplo, a torta de mamona, a farinha de peixe ou de osso, ou mesmo outra matéria orgânica utilizada para adubação de solos, de maneira que resulte numa mistura com características semelhantes à da matéria citada.

Um forte abraço,

Sergivaldo
Willian
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jun 18, 2005 9:53 pm    Assunto: Responder com citação

Fala Verdura (que nick!!! Razz brincadeira). Seja bem vindo ao fórum. Não sou muito experiente nesse assunto, tanto que a pouco tempo postei um tópico com quase as mesmas duvidas que você tem. Já vi o pessoal postando e dizendo que o que importa é que as raizes saiam do escorredor (lugar pequeno) e entrem em um lugar maior, onde suas raizes possam se desenvolver melhor. Então eles dizem que podemos colocar o escorredor no chão mesmo, mas em contra partida, não conseguiremos trabalha-lá direito. Se funciona no chão, deve funcionar utilizando apenas terra na bacia (mamadeira). Very Happy Quanto ao substrato, essa composição é boa, mas acrescentaria nela um pouco de telha triturada. Aqui em casa, estou experimentando 1 parte de cada um (terra, areia, telha) e tem mantido uma boa umidade no substrato. Espero ter ajudado. Qualquer coisa o pessoal te fala mais coisas, porque sou inexperiente ainda. Pessoal, se falei besteira podem me corrigir, pois é errando que se aprende.
TC
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jun 19, 2005 10:02 am    Assunto: Responder com citação

oi seja bem vindo Very Happy
conheço a mistura da mamadeira por 50% de esterco e 50% de terra vegetal.
mas vc pode usar terra vegetal e mais alguma materia organica sem problemas.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Marco Nascimento
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 21, 2005 8:31 pm    Assunto: Responder com citação

Verdura, vc pode usar na mamadeira o mesmo substrato que vc usa no escorredor do bonsai, o que vai diferenciar é a adubação, na mamadeira vc pode colocar o dobro da quantidade que vc coloca no bonsai, isso vai fazer as raízes procurarem a terra mais adubada e forte, favorencendo sua saída pelos furos do escorredor e propiciando o crescimento das raízes finas dentro da mamadeira.
Um abraço.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: