|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Abner Figueredo
|
Enviada: Ter Abr 22, 2008 12:50 am Assunto: Alguem me ajude!!!!!!!! |
|
|
Ganhei este bonsai da minha namorada após uma viagem a Penedo, ele começou a crescer e ficar muito verde e bonito, após 1 mes ele começou a secar. Já podei, reguei e adubei e ele não rege!!!!!! Não sei mais o que fazer, ele não pode morrer, alguem me ajude urgentemente!!!!!!!![img]http://www.orkut.com/AlbumZoom.aspx?uid=17309820631582803565&pid=1205195595424&aid=1205167708[/img] Este é o antes e o depois [img]http://www.orkut.com/AlbumZoom.aspx?uid=12276505959645459217&pid=1208836104850&aid=1[/img]
Se alguem souber a espécie me diga. Obrigado.[/b] |
|
|
 |
Rapha
|
Enviada: Ter Abr 22, 2008 12:56 am Assunto: |
|
|
hospeda as fotos aqui http://imageshack.us/
nem todos tem orkut e não consigo ver as fotos

Editado pela última vez por Rapha em Ter Abr 22, 2008 1:09 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
Abner Figueredo
|
Enviada: Ter Abr 22, 2008 1:03 am Assunto: |
|
|
Obrigado Rapha, eu postei duas fotos |
|
|
 |
Abner Figueredo
|
|
|
 |
Abner Figueredo
|
Enviada: Ter Abr 22, 2008 1:14 am Assunto: |
|
|
Ops!!! desculpa... é essa aqui
[img]Thanks to ImageShack for Free Image Hosting[/img] |
|
|
 |
Abner Figueredo
|
|
|
 |
Abner Figueredo
|
Enviada: Ter Abr 22, 2008 1:16 am Assunto: |
|
|
Foi dificil mas eu consegui |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Ter Abr 22, 2008 1:43 am Assunto: |
|
|
Abner,
precisamos saber quantas horas de sol toma a tua planta e qual o regime de regas. O bonsai nesta outra foto parece encharcado, a julgar pela umidade que sobe pelo tronco. Água de menos e água demais não são boas para as plantinhas...
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Abner Figueredo
|
Enviada: Ter Abr 22, 2008 1:56 am Assunto: |
|
|
A minha planta não toma Sol hora nenhuma e costumo regar a noite só uma vez. A minha casa é coberta e não bate Sol. Quais os cuidados que eu tenho que tomar p/ tentar contornar a situação???? |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Ter Abr 22, 2008 9:22 am Assunto: |
|
|
Abner,
me parece que essa tua planta é alguma espécie de junípero. Os juníperos adoram sol!!! se ela ainda não estiver fatalmente comprometida, precisa de sol urgentemente...
Até mais.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Ter Abr 22, 2008 12:52 pm Assunto: |
|
|
Aliás, Abner todos os nossos Bonsai necessitam de sol todos os dias. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Abr 22, 2008 4:47 pm Assunto: bonsai |
|
|
Essas tres plantas são o que de mais dificil existe para cultivo, em termos de bonsai. Muitos bonsaistas experientes deixam-nas de lado, evitando-as por apresentarem dificuldades quanto à rega, adubação, poda e aramação.
A serissa variegada, que é essa de folhas brancas, costuma secar galhos e perder a estruturação quando aramada. A variedade de folhas sempre verde é a mais usada geralmente, justamente em razão disso. Aliás, quase todas as espécies que possuem folhas variegadas apresentam dificuldade de cultivo (ficus, acer, piracanta, citricas, etc).
A planta do lado direito da pedra, no vaso plastico retangular, é a mais comercializada pelos MAUSAISTAS, que são os famosos "fabricantes" de mausai. Por sua massa foliar compacta, e um tronquinho reto, atrai a simpatia, particularmente feminina, que compra para presentear ou apenas para ter em casa. Chamacyparis gracilis nana é o nomezinho dela. Mais comum, Falso Cedro japonês ou simplesmente NANA. Gosta de sombra e agua fresca, mas a sombra tem que ser em area externa, não de residencia ou quarto escuro. Precisa da insolação, isto é, luz indireta do sol, bem como de calor e vento, para ficar sempre verde. Não gosta de solo encharcado.
A primeira planta, ou a ultima, mostrada na foto desfocada, é uma variedade de cipreste comum, complicado até para os mais experimentados bonsaistas cultivarem-no como bonsai, que dirá para os iniciantes. Como o Falso cedro, é largamente vendido pelos mausaistas, vez que sua estrutura geralmente atrai simpatia imediata.
Essas plantas, embora vendidas como "bonsai", são na verdade os "mausai", assim chamados porque não importa o tanto que vc faça por eles, no sentido de tentar o melhor cultivo, no final sempre secam e morrem. Ainda mais quando submetidos ao trato que vc indica: interior da residencia, sem sol o dia todo, rega apenas na noite....
São largamente vendidos por serem um produto altamente perecível e barato. Os que os envasam e os vendem, como esses das fotos, sabem disso. E sabem, igualmente, que não importa o que o comprador faça, sua planta fatalmente irá morrer, em razão de uma coisa ou outra.
Bem, como vc quer recuperar, o que posso dizer? duvido que consiga, mas de qualquer forma, suspenda a rega por dois dias, exponha a planta ao sol pleno, vento, nesse tempo, e retire todo esse musgo, pedrinhas e pedrona desse vaso retangular. O musgo inibe o acesso da agua da rega, e mantem o solo encharcado, prejudicando as raízes.
Para o futuro, prefira adquirir bonsai em locais qualificados e de confiança. E prefira plantas mais fáceis de ser cultivadas, vez que está iniciando na arte: ficus, caliandra, piracanta, jabuticabeira, bouganvillea. E lembre-se: qualquer que seja a espécie, o tamanho ou a forma, o cultivo implica em que a planta receba ao menos luz e calor solar uma vez ao dia, ainda que por duas ou tres horas apenas.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|