FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Modificação para visualizar escola chinesa e japonesa
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Maio 03, 2008 9:58 pm    Assunto: Modificação para visualizar escola chinesa e japonesa Responder com citação

Olá amigos,

vendo uma foto postada pelo Nickyfury em outro tópico fiquei visualizando o que cada escola tem uma característica de trabalho, mas a diferença também pode ser pequena, mas que faz uma grande modificação no visual geral da planta.

Escola chinesa

como seria uma mudança para escola japonesa

Claro que o bonsai chinês não está errado, veja que foi feito dessa forma propositalmente. Os galhos estão assimétricos como forma de mostrar a identidade do penjing árvore.

Não seria apenas esta a mudança, seria muito simplório apenas colocar uma compactação da copa com simetria entre os galhos, como se fazendo "barra de calça" é o principal. A filosofia é dentre as diferenças a maior, o que para nós é muito difícil de entender como ocidentais.

Espero que ajude a ilustrar um pouco, mas acho que foi mais para minha curiosidade do que outra coisa.

T+
GustavoLP
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 05, 2008 1:58 pm    Assunto: Responder com citação

Desculpe a minha ignorância, mas quem surgiu primeiro foi a escola chinesa, não é? Aliás, muito antes, né?

abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Maio 05, 2008 3:45 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Muito se tem discutido, nesse forum e em outros, acerca das diferenças entre as classificações e a maneira de trabalhar para formar/educar uma arvore, dentro das escolas chinesa e japonesa. Busca-se, quase sempre, o melhor entendimento sobre elas, e por vezes, dependendo do calor da discussão, têm-se chegado a lugar nenhum, sobre tais postagens. Shocked

Hoje, diferentemente do meu posicionamento num passado não tão distante, admiro bastante o trabalho chines, seja na composição unitária, buscando formar um bonsai com caracteristicas japonesas, mas dentro da linha de construção chinesa, seja na composição complexa, que conhecemos como penjing. Very Happy

A identidade ou o que quer que seja que possa assim ser entendido, em relação a determinados trabalhos, que caracterize uma ou outra escola, é algo por vezes não tão perceptivel assim. Estudando minhas revistas japonesas de bonsai, observo cada vez mais trabalhos que, se estivessem inscritos numa revista chinesa, seriam dificeis, para leigos como nós, diferençarmos um de outro. Que dirá, então, quando mostrados assim, na net? Shocked

Antigamente, buscando fotos e desenhos de bonsai, podemos até conseguir identificar uma e outra escola, sendo suas diferenças bastante palpáveis. Ouso dizer que, atualmente, não é tão simples assim. Shocked

Creio que o motivo para isso é que o bonsai japones está em expansão, não só no nosso país, mas em muitos outros, inclusive a China. Os orientais são notórios copiadores, desde longa data, tratando não de aprender para fazer melhor, mas copiando ideías e acepções alienigenas, e, à maneira deles, fazendo suas próprias criações, sem contudo inovar em demasia. Shocked

Os japoneses fizeram assim, quando ainda nos primórdios de sua evolução como povo, estiveram na China, buscando cultura, budismo, idioma e arte. Além de outras coisas mais. Como nós, encantaram-se com as incriveis arvores miniaturas, algumas centenárias, plantadas em vasos e bandejas. Viram que os chineses chegavam ao absurdo de compor paisagens minusculas, em que incluiam figuras humanas e animais ou mitológicas, compondo verdadeiros quadros pluridimensionais, tal a pluralidade desses trabalhos. Very Happy

Ora, acredito que ainda tentaram ou talvez até tenham introduzido tal modelo em seu país, quando retornaram. Mas, como aqui, e em outros lugares, a maioria torceu o nariz para tais elaborações, preferindo então copiar apenas o que consideravam a melhor parte. Shocked

Lembremos que o Japão de então era um país essencialmente marcial. A guerra, as lutas e comoções internas, ainda que entremeadas de momentos de paz, estavam sempre eclodindo aqui e ali, quando não pelo país inteiro, ao mesmo tempo. O soldado de então, o samurai, era não só um perito no manejo de uma espada, mas tambem um sábio, que tinha de seu apenas as espadas e a roupa que usava, mas nem sempre, e devia estar sempre pronto para mover-se, de acordo com os ditames de seus senhores feudais.

Como poderiam, então, transportar peças grandes como um penjing? Dificil. Melhor, então, reduzir tudo ao minimo: uma arvore, uma bandeja, e uma ferramenta para cuidar disso. Algo simples, mas de tal beleza, que representava, para ele, exatamente o que ele sentia em relação a si mesmo: frugal, minimo, mas total e completo, em todos os sentidos. Very Happy

Hoje vemos o bonsai japones em solo americano, seja no norte, seja no sul. Vemos em solo Europeu, Sul Africano, Australiano e, interessante, Chinês. Em contrapartida, embora hajam artistas que busquem aprimoramento e técnica para criar obras como penjing, não há em todo o mundo nada que se compare a divulgação e propagação da arte japonesa. Very Happy

Bem, Dark meu chapa, fico aqui. Deixo o espaço para demais colegas foristas exporem seus pontos de vista, igualmente relevantes, quando se trata de discutir tais mistérios.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
stokmann
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 05, 2008 5:05 pm    Assunto: Responder com citação

Desculpe a simplicitade da minha opinião, mas para mim o bonsai é uma arte, e como toda arte é através dela que o artista se expressa. Então, devemos nos preocupar muito mais com o nosso estilo, com a nossa intenção que com regras pré-estabelecidas. Sintam o que estão fazendo, sintam a planta, procure imaginar o como ela seria em seu sonhos que com toda certeza vai ter muito mais valor para você.

Att,

Anderson Stokmann
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
GustavoLP
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 05, 2008 9:00 pm    Assunto: Responder com citação

A mim o que pareceu mais natural, ou seja, mais verossímil com aquilo que se apresenta na natureza é a primeira árvore. No entanto, a segunda tem um beleza maior. Rolling Eyes

Gostei das duas!
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Maio 05, 2008 9:20 pm    Assunto: Responder com citação

Grande Nickyfury,

a intenção maior não era uma discussão sobre as escolas, mas apenas uma visão, minha por sinal, de diferenças de forma prática e visual. Mas nem em sonho esperava uma aula de teoria como esta meu chapa. Com certeza já valeu a postagem. Valeu amigo.

Stokman,

como arte ainda assim pode apresentar uma complexidade muito grande. Mesmo sendo uma espressão de nossa alma ou emoções que pretendamos, existe muito o que se preocupar com as diretrizes para chegar ao fim objetivo, o bonsai.

Gustavo,

Se perceber podemos encontrar na natureza algumas mudanças em relação à planta que você entende ser mais natural. O normal é que os galhos mais baixos sejam maiores e mais largos, e não os galhos do meior do "leque'. Estes foram deixados miores propositalmente, mas pouco se encontra algo assim naturalmente.

T+
stokmann
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 06, 2008 1:42 pm    Assunto: Responder com citação

Darkaso, respeito sua opinião, porém discordo um pouco, pois em vários artigos e livros que li sobre o assunto, o bonsai é uma arte que surgiu na china inspirado em "mini árvores" que ocorrem na natureza, principalmente entre rochas, sendo então que o bonsai teve sua origem inspirada nisso, não são diretrizes que vão dizer se a pequena árvore é um bonsai ou não.

Abraço,
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Maio 06, 2008 7:02 pm    Assunto: Responder com citação

Stokman,

acho que estamos falando da mesma coisa. A arte bonsai foi inspirada na natureza. As diretrizes são um caminho de se dar essa naturalidade nas plantas. Elas são resultado de estudos dos chineses e posteriormente japoneses para se chegar ao bonsai. As diretrizes não dizem se a planta é ou não bonsai, pois podemos aplicá-las em uma muda mirrada e ainda assim ela não será bonsai. Só frizei que existe uma certa complexidade pois a simplificação exagerada pode dar a noção aos iniciantes de que bonsai é muito fácil, sendo que não é.

Abraços
stokmann
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 06, 2008 7:30 pm    Assunto: Responder com citação

darkaso, concordo com o que você falou na ultima mensagem, porém, apenas quiz frizar qual o racicinio que segui ao dar a minha opinião sobre o assunto. E com toda certeza o bonsai não é algo fácil e algo que se tem o resultado de um dia para o outro, são anos dedicados para ser ter um resultado satisfatório.

Um forte abraço,
sergioturbo10
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 06, 2008 9:15 pm    Assunto: Responder com citação

Estudem o livro de Naka e teremos uma boa ideia do que é o bonsai japones.
A coisa não é tão complicada não pessoal, é que alguns viajam demais....

abraços
Mateus 11:28-30
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei... (JESUS)

http://www.forumnow.com.br/vip/foruns.asp?forum=49366
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: