FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Troca de vaso de Acer palmatum agora no outono... Pode?
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Erik Wroblewski

MensagemEnviada: Ter Maio 06, 2008 9:53 am    Assunto: Troca de vaso de Acer palmatum agora no outono... Pode? Responder com citação

Bom dia a todos.

Há um mês atrás, mais ou menos, recebi de presente de minha esposa um Acer palmatum que, embora tenha um nebari que precise ser corrigido e uma copa que vai dar um pouco de trabalho para ajeitar, dará um excelente bonsai em poucos anos.

A planta já tem um tronco bem rugoso, o que me parece ser indicação de que não é uma planta muito nova, além do que, a vendedora informou que a árvore já estava com ela há três anos. Desde que chegou à floricultura, nunca fizeram troca de terra (não há mais bustrato no vaso, apenas raízes), e a planta tinha uma infestação de lesmas e tatus bola (que já foi eliminada). Mandei revelar as fotos que tirei dela há umas duas semanas atrás hj, e o negativo fica pronto amanhã. Np fim de semana vou escanear as fotos que ficaram boas e postar aqui.

MAs agora, a dúvida... Meu prédio possui uma área de jardim bem grande, onde alguns condôminos deixam suas plantas (orquídeas, temperos, etc...) a pleno sol ou em meio às àrvores. Embora quase nunca haja problemas, já ocorreu de plantas mais "raras" sumirem, especialmente orquídeas com uma boa floração, e por isso tenho receio de deixar os "bonsai" que adquiri lá embaixo.

No entanto, meu A. palmatum, desde que chegou no apartamento, está indo de mal a pior. Primeiro, grande parte de suas folhas fungaram, e as que não caíram tiveram de ser removidas. Ontem, percebi que ele parecia a maior maternidade de conchonilhas do mundo, e isso de dois dias pra cá, quando foi a última vez que o inspecionei. E, fora as conchonilhas, estava com uma camada de fungos espalhada pela parte superior do tronco. Claro, lá se foi minha tarde, limpando a planta e colocando ela em ordem. O que ainda me anima é que ela está repleta de flores, por quase todos os galhos e em boa parte do tronco tb.

Tb ganhei da minha sogra (que tem uma flora em Joinville, especializada em orquídeas) alguns vasos de cimento para bonsai, extremamente pesados, um inclusive uma "bandeja" redonda, de mais ou menos 50 cm de diâmetro por 8 ou 10 de altura, para onde eu iria tranplantar o A. palmatum na primavera, para que pudesse ficar no quintal (vai precisar de um carrinho para levar aquilo depois que estiver com substrato... rs). Mas como a planta anda "mal das pernas", queria saber se seria muito temerário transplantá-la agora, para que pudecesse receber vento e mais luz durante o dia, e se for possível, o que fazer.

Moro em Curitiba, e o clima aqui está um pouco frio, especialmente antes das 10:00hs e depois das 16:00hs (calculo que entre 10ºC e 15ºC), mas com um clima bem ameno e agradável entre as 11:00hs e 13:00hs (chuto entre 15ºC e 25ºC). Como o vaso de cimento é muito maior que o outro, creio que nem mexeria nas raízes da planta, apenas a colocaria no centro do vaso e preencheria o resto com substrato bem drenante, prendendo-a bem no vaso com um arame grosso.

Desde já muito grato pela atenção e por quaquer dica!

Um grande abraço a todos!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Erik Wroblewski

MensagemEnviada: Ter Maio 06, 2008 7:22 pm    Assunto: ... Responder com citação

Essas foram as fotos tiradas com um celular, cuja câmera tem a "imensa" resolução de 480x480 pixels, então não liguem a qualidade. Postei o link do álbum, pq é muiuto trabalhoso e chato colocar imagem por imagem aqui np fórum, sem contar que deixa a mensagem bem mais pesada.

Como o Google Picasa dá a opção de fazer o upload das imagens direto para o álbum da net, apenas selecionando a pasta que vc quer enviar, tb não dá trabalho nenhum. Eu recomento.

Bom, lá vai. Obrigado aí, pessoal!

http://picasaweb.google.com.br/Erik.Wroblewski/AcerPalmatum
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Maio 09, 2008 5:20 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Erik, vc está na cidade que considero se não a mais ideal, ao menos bem próxima disso para cultivar acer, qualquer que seja a variedade. Very Happy

Sendo assim, não tema fazer o procedimento que citou. Veja só: no fundo do vaso, antes de mais nada, verifique se há um bom orificio de drenagem. Se não houver algo maior que o fundo de um copo, faça um ou dois desse tamanho (se não, ao menos do tamanho do fundo de uma xicara de café, então). Very Happy

Lembre-se que a drenagem é sempre fundamental, para manter as raízes saudáveis e, através delas, toda a planta. Wink Após cobrir os orificios com uma tela plastica grossa, acrescente caco de telha ou de tijolo maciço. Uma camada de até um dedo é o bastante. Sobre isso, terra tipo plantax ou bioplant (ou outro nome, desde que seja o substrato vendido para horticultores germinarem sementes). Dessa vez, uma camada de dois ou tres dedos, misturada com mais caco de telha. Very Happy

Após proceder a isso, vá até a planta, retire-a do local em que se encontre, e SEM lavar as raízes, elimine o torrão, deixando apenas trinta por cento da terra original, se houver. Senão, ainda SEM lavar raízes, separe-as, com os dedos, formando um nebari o mais radil possível. Very Happy

Corte qualquer raiz mais grossa que seu dedo indicador, que esteja saindo da base do tronco para baixo (pivotante), aplicando no local uma boa pasta cicatrizante. Em seguida, deposite a planta sobre o substrato, prendendo-a bem com cordão de algodão, previamente passado pelos furos de drenagem (então, antes mesmo de colocar caco e terra, tão logo tenha posto as telas, ok?). Very Happy

Amarrar com o cordão é melhor que com arame, pois o cordão, com o passar do tempo, irá se decompor, sem prejudicar por estrangulamento as raízes da sua planta, enquanto a mantem firme até as raízes se fixarem bem no substrato. Very Happy

Fixada a planta, distribuida as raizes radialmente, cubra as raizes com mais substrato (plantax misturado com caco ceramico (telha ou tijolo maciço), carvão vegetal, casca de pinus). Cubra até um dedo acima da base das raízes (do nebari, ok?).

Em seguida, regue bem, mas bem mesmo, usando hormonio enraizante diluido em agua, mantendo a planta em local sombreado, longe de vento ou de chuva fortes, mas que receba luz e calor solar indiretos. Very Happy

O vaso deverá ficar acima do solo, apoiado sobre lajota, tijolo ou qualquer outra base, para que as raízes que sairem pelo orificio de drenagem não busquem o solo para "engorda". Wink

Adubação organica, tipo torta de mamona+farinha de osso, somente 45 dias depois do envase. Rega normal, se não chover, ao final da tarde (por volta das 16:30, considerando o "frio" que vc diz estar fazendo aí. Wink

Aramação, reestilização ou reestruturação aerea, só depois de 90 dias, quando observar a firmeza do rebrote por toda a planta. Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Evaldo Salustiano

MensagemEnviada: Sex Maio 09, 2008 7:47 pm    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

nickyfury

Uma duvida. Jabuticaba que esta em um saquinho de muda, com pouco mais que 20 cm de altura, posso passar para um escorredor, mantendo os torroes de terras, nessa epoca do ano?
E se posso , que tipo de substrato e mistura posso usar.
Erik Wroblewski

MensagemEnviada: Sáb Maio 10, 2008 8:49 am    Assunto: Caro Nickyfury Responder com citação

(Agora to imaginando aquele quartel da S.H.I.E.L.D cheia de bonsai por todo lado... hehehehehehehe)

Bom, muito obrigado pelas dicas. Amanhã vou fazer as mudanças em meu Acer. Acho que ele vai ficar bem melhor mesmo nesse vaso novo. Depois, posto as fotos pra vocês verem.

Precisando de qualquer coisa, é só dar um toque aí.

Um grande abraço!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: