|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Glauco Bastos 5.o PASSO

Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
|
Enviada: Sex Maio 09, 2008 10:50 pm Assunto: Poda, desfolha, aramação e reenvase em um celtis. |
|
|
Caros amigos,
Adquiri recentemente este Celtis(é uma das plantas que sou fascinado por sua resistência e beleza) mas havia alguma coisa que estava me incomodando, primeiro a frente dele tinha um galho muito pescoçudo e nú tirando totalmente sua estética, segundo, o ápice não estava definido, parecia mais um estilo vassoura em um tronco de moyogi, rsrsrs, resolvi mandar brasa, fazendo poda de limpeza, aramação, desfolha e tb aproveitei para trocar o substrato.
Gostaria de opiniões, tanto para melhorar o que já fiz como também para criticar algo que tenha feito de errado.
Abraços fraternos.
Como estava (fundo).
Frente (parte alta pescoçuda)
Depois da desfolha para visualizar melhor, este galho de baixo vai ter que sair.
Ápice totalmente confuso, terei tive que fazer a retirada de vários galhos e puxar um galho de trás para ser o novo ápice.
Ápice aramado(da melhor maneira que consegui, rsrsrs).
Quando dei uma olhada nas raízes percebi que precisava urgentemente efetuar a troca de substrato e poda de raízes, as mesmas já estavam saindo pelos orifícios do fundo.(ao menos era sinal de que a planta estava saudável)
Retirei mais de 50% das raízes e desenbaracei o que pude.
Aqui o vaso já pronto esperando pela planta, com substrato contendo 50% de pedrisco e 50% de substrato orgânico(ecoterra), também deixei pronto o arame de fixação do bonsai no vaso.
Aqui o trabalho finalizado(ao menos por hora), terei que esperar agora as novas brotações e recuperação do sistema radicular, creio que esta planta tem futuro, que acham ?
Abraços fraternos, e espero críticas e sugestões pelo trabalho realizado. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE" |
|
|
 |
pauloventura 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Maio 10, 2008 12:47 am Assunto: |
|
|
Amigo Glauco!
Aqui chego eu com mais uma sugestão (Radical)ainda bem que é apenas uma sugestão hém?tenho certeza que muitas outras viram.
Sobre o que você ja fez na planta do jeito que estava p/o jeito que ficou
esta exelente e no caminho certo, poren vejo 2 problemas na sua planta
que aliás é uma espécie que tenho e gosto de trabalhar,1º os galhos saindo no dorso da curva 2º a distancia do 3º galho com a copa, e no meu ponto de vista os 2 são difíceis de resolver,a minha sugestão drástica
seria vc poda-la logo acima do 3º galho formando um moyoji baixo,onde ficaria amenizado o problema deste 1ºgalho,a outra solução seria vc deixa la evoluir para uma copa mais fechada sem mostrar muito o tronco
e ir ajustando os galhos.
G Abraço.Pv
ia me esquecendo que belo movimento de tronco tem este Celtis!!!!
Pv |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Maio 11, 2008 10:13 pm Assunto: |
|
|
Amigo Paulo,
Vc é terrível com a tesoura de poda, rsrsrs.
Obrigado pelas palavras de incentivo quanto ao trabalho já realizado, sempre fica uma dúvida se fizemos alguma besteira.
Bom, quando fiz esta poda e aramação foi justamente para tentar resolver estes 02 problemas que vc enumerou, no caso da segunda curva tem um galho saindo para a parte externa e o outro eu deixei para ser o galho de fundo, no intuito de dar profundidade à planta, e se eu fizer esa poda logo acima do 3º galho eu só terei 3 galhos para trabalhar, sendo um de cada lado e 01 de fundo, creio que demoraria muito para um restabelecimento e seria uma pena desperdiçar todo este movimento de tronco(como vc bem frisou). Quanto à distância do 3º galho para o ápice, este sim é um problema que me incomoda, e tentei resolver baixando alguns galhos para diminuir esta sensação de vazio, mas creio que seguirei seu segundo conselho em esperar novas brotações e tentar corrigir esta falha, irei fazer uma adubação orgânica forte para forçar uma brotação intensa e assim que der colocarei em uma bacia maior, dando assim condições para um desenvolvimento mais rápido, aí é só torçer para que nasçam galhos nos lugares certos :D .
Abraços fraternos.
Ps. Mais alguém tem alguma sugestão que não consegui visualizar ? _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Seg Maio 12, 2008 6:39 am Assunto: |
|
|
Oi Glauco
Penso bem parecido com o amigo Paulo, pois também acho que a 1ª parte do tronco com sinuosidade não está combinando em nada com a 2ª parte bem reta... visualmente há uma confusão de estilos!
Eu particularmente faria um alporque logo acima do 3º galho e assim teria duas plantas para trabalhar, pois mesmo que você tente mascarar o problema (tronco reto e falta de galhos acima do 3º galho) vai continuar. A continuação do tronco na planta de baixo seria facilmente resolvida com as brotações do 3º galho, aramada e conduzida com a sinuosidade adequada
Tenho uma acerola que ganhei de um amigo com o mesmo problema, só que inverso, começa com o tronco reto e depois fica bem sinuoso ... o alporque já está progamado  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Maio 12, 2008 1:35 pm Assunto: bonsai |
|
|
Glauco, o estilo proposto e trabalhado nessa Celtis indica ser a planta um bonsai de linhas femininas. Logo, o vaso mais adequado é redondo, no máximo oval, o que harmonizaria melhor o trabalho, o conjunto, ok?
Eu sugiro acatar a idéia do alporque, feito pouco acima do terceiro galho, que seria convertido no novo apice de sua planta, aliás, agregando algo que falta: conicidade. Entretanto, a melhor época para alporque é no meio da primavera, então aguarde setembro para proceder, sem risco de perda, ok?
Na sequencia firmada por vc, quanto à estruturação da parte superior, vc retirou muitos galhos, mas ainda deixou galhos em excesso, que não estão bem posicionados, e em nada contribuem para uma definição clara da parte superior da copa.
Sugiro então deixar a planta no vaso em que vc replantou. Aguarde nova brotação, que se não iniciou deverá estar em vias de, e tão logo sinta que a brotação intensa preenche todos os espaços vazios, replante em uma bacia grande, com substrato bem drenante, cuidando de formar uma estrutura radial para as raizes.
O crescimento/desenvolvimento na bacia irão proporcionar: segurança para o alporque na primavera; aumento do diametro do tronco, bem como melhoria na conicidade a ser firmada a partir do galho que servirá de novo ápice.
Detalhe: todos os galhos que cortar, estaqueie, pois poderá obter novas plantas a partir deles. Se optar por acatar minha sugestão de usar uma bacia plastica grande, corte uma tabua redonda, para apoiar melhor a base do tronco e firmar melhor a estruturação do nebari radial. Distribua as raízes sobre a tabua, enterrando todo o conjunto.
Lembre-se: construir um bonsai de qualidade requer tempo e paciencia. Forma-se primeiro o tronco (o de sua planta está a meio caminho), em seguida o nebari, e por ultimo, os galhos.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Maio 13, 2008 12:07 am Assunto: |
|
|
Amigos Paulo, Alexandre e Nicky,
Vcs venceram, não tenho como ignorar uma sugestão vinda assim de vcs 03 ao mesmo tempo, creio que minha resistência foi vencida e irei fazer o alporque, principalmente pq ficarei com mais uma planta, rsrsrs, o problema é que só dará para fazer um Chokan com a planta de cima, creio que terei que reduzir mais alguns galhos para ficar proporcional, que acham ?
Nicky, sua sugestão já foi acatada, as brotações já começaram e esta semana mesmo eu já vou cortar a madeira de formato redondo e deixar a bacia de sobreaviso, rsrs, na realidade como o clima da Bahia é meio maluco tvz não precise esperar até setembro, mas esperarei a planta se recuperar completamente na bacia para pensar em fazer alguma coisa.
Agradeço pelos conselhos dos amigos, e com certeza se vcs não insistissem na alporquia creio que eu não faria, rsrsrs.
Abraços fraternos a todos.
Ps. Alguém tem alguma projeção para esta segunda planta que surgirá do alporque ? _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Maio 14, 2008 3:57 pm Assunto: bonsai |
|
|
Glauco, não é por ter em mãos um tronco reto que o nobre colega precise pensar apenas em formar um chokan, em termos de estilo. Observe na sequencia abaixo, o primeiro desenho, à esquerda, parte justamente de um tronco reto. Essa linha de trabalho, exaustivamente apresentada por Jonh Naka, preconiza uma técnica conhecida por deixar crescer e cortar, visando formar um bonsai estilo Moyogi:
Após determinado período de cultivo, seguindo essa orientação, observe um possível resultado:
Nessa linha de trabalho, há até mesmo uma motivadora persecusão visando formar os galhos, mostrados de cima no desenho abaixo, para que vc possa perceber sua correta distribuição:
Em bonsai, o que nos limita é não termos conosco o conhecimento necessário para avançar ainda mais na arte. Busquemos então esse conhecimento e teremos uma ferramenta potentissima para lidar com nossas plantas, principalmente as "dificeis", concorda?
No link abaixo, clicando em qualquer dos tópicos, o nobre colega terá em mãos uma boa ferramenta, que se não for potentissima, ao menos chega bem próximo disso, vez que aponta possíveis caminhos para solucionar alguns dos inumeros problemas com que lidamos em diversas fases ou etapas de cultivo de nossas plantas, visando formar um bonsai de qualidade:
http://www.bonsaiprimer.com/general/general.html _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Maio 14, 2008 11:32 pm Assunto: |
|
|
Caro Nicky,
Muito obrigado pelas dicas e melhor ainda é o site que vc me indicou, creio que ajuda bastante a abrir alguns horizontes. Vc tem completa razão, a melhor ferramenta para o bonsai é o conhecimento do que fazer e do que não fazer.
Abraços fraternos. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|