|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Rafael Damasceno
Registrado: 30/12/07 Idade: 36 Mensagens: 55 Localização: Rio de Janeiro - RJ
|
Enviada: Dom Maio 18, 2008 1:41 am Assunto: Ajuda com essas 4 mudas |
|
|
Saudações aos amigos bonsaístas!
Sou iniciante nessa arte, e estou nessa desde o início desse ano. Já gostava muito de plantas em geral antes, mas me atraí pela arte do bonsai há muito pouco tempo. Logo percebi que essa é bem mais complexa.
Comprei, então, algumas mudas para tentar começar do início, e fui estudando e cultivando ao longo desses 5 meses. Porém algumas dessas mudas começaram a apresentar problemas e/ou falta de desenvolvimento. Confesso que quando comprei, eu mexi bastante nas plantas. Troquei todas de vaso e substrato (isso em janeiro), mas infelizmente não sabia muito bem o que estava fazendo, rs!
Já conhecia o fórum há um bom tempo (até já postei algumas perguntas na seção de principiantes) então resolvi colocar aqui minhas principais dúvidas sobre algumas de minhas mudas.
Peço que me esclareçam e dêem opiniões sobre como prosseguir no cultivo dessas plantas, como adubação, troca de substrato e vaso, poda, luz etc.... Não economizem críticas, e podem rabiscar as fotos à vontade, se necessário!
1.
quando adquiri este ulmus ele era quase da mesma forma que é hoje (a não ser por algumas folhas que cresceram); ou seja, comprei logo após ele ter sido desfolhado. Isso foi em meados de janeiro. acabei trocando para esse vaso e mudando um pouco o substrato (adicionei mais pedriscos, misturados por baixo dessa terra). Até agora ele desenvolveu muito pouco, cresceram galhos demais em uns pontos e nada em outros. Acho que isso foi devido à troca de vaso e substrato na hora errada (quando troquei eu observei que as raízes desta eram muito pouco desenvolvidas)...
(o substrato é cerca de 70% pedriscos e 30% terra vegetal com humus de minhoca)
2.
Este ficus veio em um vaso menor. Me aconselharam tirar algumas folhas dele, e colocar num vaso maior, e hoje ele está assim (acho que não fez bem...). Tem algumas folhas caindo e poucas crescendo. O substrato é 50%terra vegetal + 30%areia + 20% compostagem
3.
Essa serissa é a mais saudável. Estou deixando ela crescer livremente, e até ja apresenta flores. O substrato é o mesmo do ficus
4.
A mais problemática parece ser essa caliandra. também está crescendo livremente. Coloquei uma foto tirada à noite, para que fique mais facil a visualização do formato. Há poucas semanas ela estava ótima, porém com o período de chuvas aqui no Rio de Janeiro, ela acabou ficando muito úmida (a terra está úmida ainda). Provavelmente foi por isso que caíram tantas folhas. O substrato é o mesmo das 2 anteriores.
Bom amigos, são estas as plantas. Podem perceber que eu sou iniciante MESMO...
Qualquer ajuda será muito bem vinda. Espero não ter sido muito incoveniente com o tamanho da mensagem!! rs
Obrigado pela paciência, fico no aguardo
abraço a todos |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Seg Maio 19, 2008 12:01 pm Assunto: |
|
|
el1041,
se você puder abrir um tópico com cada uma das plantas com mais fotos para mostrar a estrutura do tronco e galhos fica mais fácil opinar...
Um abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|