|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Felipe França
|
Enviada: Qua Jun 04, 2008 1:56 pm Assunto: desfolha total do ficus benjamina; pode? |
|
|
Olá para todos!
Tenho um ficus,alguns dizem q ñ pode desfolhar-lo total mente pq pode matar a planta e outros dizem q pode.
Alguem poderia me esclarecer se pode ou ñ pode!
aguardo resposta.
abraço!  |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Qua Jun 04, 2008 4:40 pm Assunto: |
|
|
beijamina não pode.
retusa pode.
tem topicos mostrando alternativas q contornam o problema de desfolha.
da um preocurada...
vo procurar se eu achar 1º posto o link aqui.
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
FrK_leal 3.o PASSO

Registrado: 19/07/05 Idade: 42 Mensagens: 589 Localização: Joinville - SC
|
Enviada: Qua Jun 04, 2008 4:56 pm Assunto: |
|
|
Uma boa dica, quando não se sabe se pode ou não, é fazer a desfolha cortando as folhas na metade ou menor...deixando ainda um pedaço da folha...quando surgirem as novas essa cortada seca e cai...é mais garantido.. _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
(Meu aquario é minha televisão)
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Jun 04, 2008 6:04 pm Assunto: bonsai |
|
|
Qualquer ficus aceita bem uma desfolha, desde que seja necessária, e esteja a planta bem saudável. Fazer desfolha unicamente visando a redução do tamanho das folhas requer certos requisitos, tais como:
- desfolhar primeiro os galhos mais vigorosos, mantendo os mais fracos com as folhas.
- começar pelos primeiros galhos, mantendo o apice sem desfolhar (apice, no caso, não é só o galho que continua crescendo puxando a força da planta, mas toda a parte que o cerca)
- só desfolhar o ápice após iniciada a brotação dos demais galhos, anteriormente desfolhados.
- manter a planta em local sombreado, ou quando muito, que receba apenas incidencia e calor solar até as 10/11 horas da manhã.
- diminuir a rega, aumentando, gradativamente, o aporte de adubação, principalmente com maior incidencia de nitrogenio.
- cortar galhos e ramas desnecessárias à formação estrutural. retirar galhos secos, podar raizes que se cruzam.
O ficus benjamina, após desfolhado seguindo os procedimentos acima, não deverá ser aramado, antes que seja reiniciada brotação vigorosa. Após isso, retira-se o excesso de novos brotos, mantendo apenas os necessários à formação, aramando-se então.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Diego Lima 1.o PASSO

Registrado: 24/04/08 Idade: 41 Mensagens: 119 Localização: recife-pe
|
Enviada: Qua Jun 04, 2008 7:21 pm Assunto: |
|
|
Na revista eletrônica A ARTE BONSAI tem uma entrevista muito interessante “A Desfolha - Uma Entrevista com Carlos Tramujas” onde Carlos tramujas comenta que os fícus em geral suportam bem a desfolha....dependendo do estado da planta e do período do ano eles suportam ate a poda, o transplante e a aramação tudo ao mesmo tempo...acho legal vc dar uma lida nesta matéria...ele da um exemplo em um fícus benjamina como se deve desfolhar a planta....e fala em desfolha em geral...
segue o link abaixo:
http://www.artebonsai.com.br/desf.htm _________________ "Eu Tenho Um Sonho" Martin Luther King, Jr. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|