|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Qua Maio 28, 2008 7:48 pm Assunto: Aspirantes a....pré-bonsai |
|
|
Olá a todos
Estes são alguns dos meus aspirantes a "projectos" de Bonsai
A cor....
Acer palmatum "deshojo" + palmatum "aureum"
Ambos com um alporque em curso, com anel completo, porque inicialmente deixei uma "ponte" e os danados têm uma facilidade enorme de redirecionar a seiva, já estavam em pleno processo de cicatrização ....assim resolvi arriscar.
Como têm este processo em curso, resolvi deixá-los livres, sem me preocupar com o tamanho das folhas, o que importa agora é canalizar todas as energias para o sistema radicular, até porque penso que quanto maiores são, melhor cumprem a sua função, se bem que se estimuladas, dariam menores e em mais quantidades...contudo, preferi não desperdiçar energia.
Ficus "carica"
Resultado de um pequeno rebento que apanhei numas férias em Agosto04, podia ser bem maior nesta altura, mas os recipientes onde andou foram sempre de dimensões reduzidas, agora herdou este, é um cilco vicioso que se cumpre, este passar de testemunho (de vaso ).
Como existiam duas figueiras no loca de onde a retirei, ainda não sei qual a cor dos figos ...pode ser que no próximo ano dê ares de sua graça.
Macieira; Acer campestre e carvalho "branco"
todos nascidos em casa...cada um deles pertencia a uma "ninhada" , os irmãos já foram entregues e espero que estejam bem de saúde.
Azálea...percurso deste ano.
Foto 02-02-08
estado em 18-02-08
foto de 24-05-08
Esta não sei se devido ao clima na minha zona, costuma ter uma floração continua...as petalas em determinadas ocasiões costuma apresentar raiados de cor rosa
Como podem ver, trabalho não falta...haja paciência (e engenho)
Cptos.
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Qua Maio 28, 2008 9:28 pm Assunto: |
|
|
Castro,
ótimas plantas; os dois Aceres são um caso à parte. Acho mui lindos apesar de não ter ainda muda de nenhuma variedade. Aqui na minha região o que se adapta melhor é provavelmente o Acer tridente.
Gostei também da forma e da cor do vaso da Azaléia cascata...
No mais belas plantas e bom trabalho...
Um abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Qua Maio 28, 2008 9:48 pm Assunto: |
|
|
Antônio,
boas plantas como estas serão bonsai muito bons. À medida que tiver progressos poderia colocar cada uma em um tópico para podermos acompanhar o crescimento e acabamento delas, com certeza vai valer a pena seguir seus direcionamentos para elas.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Rodrigo-RS 3.o PASSO

Registrado: 09/04/05 Idade: 44 Mensagens: 409 Localização: Vacaria RS
|
Enviada: Sáb Maio 31, 2008 4:50 pm Assunto: Re: Aspirantes a....pré-bonsai |
|
|
olá Antonio Castro
Bonitas plantas, muito saudáveis. tambem andei criando novas mudas de ulmus e acer deshojo, são as que eu gosto e se adaptam ao clima daqui,... apesar de que tenho 5 de serissa aos quais tenho que ter muito cuidado com estufas e muitos outros. _________________ Rodrigo |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Jun 01, 2008 6:13 pm Assunto: |
|
|
Olá Amigos,
Obrigado pelos comentários
Edson
aquele vaso é bonito, mas hoje constato ter sido um tremendo erro
é demasiado estreito e no bordo está ligeiramente abaulado para dentro o que vai ser um problema aquando do próximo transplante.
não o comprei para aquela planta em concreto, porque como tenh várias plantas em constante transformação vão herdando os vasos umas das outras, enquanto isso, nenhuma delas tem vaso definitivo...afinal praticamante ainda nem começaram a jornada desta nobre arte.
Alysson
Esperemos que sim, que esteja á altura disso, com muita perseverança; paciência e ajuda dos amigos, com certeza aumentará em muito as probabilidades de ser bem sucedido numa ou noutra, mesmo que estas se encontrem longe dos parâmetros comerciais
Eu tenho por habito fotografar todas elas pelo menos uma vez por mês, nem sempre acontece por causa do ritmo de vida, mas para compensar em alguns meses chego a fazê-lo 3 e quatro vezes, dependendo das circunstâncias...é uma pratica que venho fazendo desde meados de 2004 quando iniciei
Rodrigo,
Eu gosto bastante dessas espécies, pelo que tenho reparado pela natureza do meu próprio espaço este é mais adequado ás folhosas que ás escamiformes, de certa forma, tenho tido melhores resultados com as folhosas que das outras...
logo sabermos quais as limitações do mesmo é de extrema importância para a escolha das espécies a obtermos, no entanto com a experiência e algumas adaptações tudo se contorna e sempre será possivel adquirir outras espécies que de outra forma passariam mal...
eu vou tentando mesmo com aquelas onde tenho sido "menos bem" sucedido, mas cada vez mais estou a substitui-las por outras igualmente interessantes...porque também já entendi que por vezes não vale a pena pedir mais delas do que aquilo que lhes podemos dar...
Tudo de bom,
[ ]s
 |
|
|
 |
GERALDO INOCÊNCIO 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Jun 04, 2008 7:38 am Assunto: |
|
|
Castro,
Vasos com concavidades internas são sempre um problema na hora de trocar o substrato. Quanto às suas plantas, excelente material com certeza darão lindos bonsai, ainda mais não mão do amigo que é caprichoso e experiente.
Grande abraço do amigo Geraldo Inocêncio _________________ web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br |
|
|
 |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Sex Jun 06, 2008 11:56 am Assunto: |
|
|
Castro,
lindas plantas, futuro garantido como excelentes bonsai.
Parabéns pelo esmêro demonstrado em tuas plantas!
Ivanil |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Jun 06, 2008 11:56 am Assunto: |
|
|
Castro,
lindas plantas, futuro garantido como excelentes bonsai.
Parabéns pelo esmêro demonstrado em tuas plantas!
Ivanil |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Jun 06, 2008 7:20 pm Assunto: |
|
|
GERALDO INOCÊNCIO escreveu: | Castro,
Vasos com concavidades internas são sempre um problema na hora de trocar o substrato. Quanto às suas plantas, excelente material com certeza darão lindos bonsai, ainda mais não mão do amigo que é caprichoso e experiente.
Grande abraço do amigo Geraldo Inocêncio |
Olá Amigo Geraldo
Pois é vai ser um problema danado, ele é bastante estreito e com a compactação do solo, nem me quero lembrar
Muito obrigado pelo incentivo, gosto de fazer as coisas com capricho é verdade, mesmo profissionalmente sou assim, mas na arte de bonsai ainda estou bem longe da/dessa experiência , embora reconheça que todos os dias somos um pouco mais...
Amigo Ivanil
Obrigado pelos comentários, de facto por começar a trabalhar as árvores numa fase bem prematura (para alguns) , dá-me um gosto especial apreciar todos os seus desenvolvimentos, ainda que subtis...o que eles vão dar não sei, mas garantido...garantido, se houver sorte e saúde, é um excelente tempo/percurso que irei passar com elas....se forem bons já ficarei contente
[ ]s
 |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Jun 06, 2008 7:53 pm Assunto: |
|
|
Castro, caro amigo,
concordo contigo quando fala do prazer em trabalhar tuas plantas.
Estão mesmo sendo bem tratadas e isso é o que importa, Elas nos dão grandes alegrias ao perceber-mos que nos respondem na medida do cuidado e atenção que dispençamos a élas.
Um abraço - Ivanil |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|