|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
paulobsb
|
Enviada: Sáb Jun 07, 2008 11:04 am Assunto: Mudas de Pitanga |
|
|
Olá pessoal...
Sou principiante na arte do Bonsai. Estou querendo começar pelas Pitangueiras, pois acho uma arvore muito bonita. Tenho algumas mudas e estou querendo plantar.
Será que tem algum substrato ideal para ela ?
Moro em Brasília será que tem algum substrato próprio para cada região ?
Agradeço por qualquer ajuda.
Abraços  |
|
|
 |
Gabriel do Carmo Colombo

|
Enviada: Dom Jun 08, 2008 3:12 pm Assunto: pitangueiras |
|
|
Olá paulo, moro em brasília também , com certeza nos veremos pelos encontros do bonsai clube de daqui...
mas então....sobre as pitangueiras, elas se adaptam bem ao clima do cerrado! Seria legal vc arrumar terra de cupinzeiro moída para misturar no substrato...tenho uma myrtus cerejeira que tem como substrato o seguinte: terra de cupinzeiro moída 20%, pedriscos 15%, terra vermelha 40% terra preta (alta concentração de matéria orgânica, mas sem adubo) 25%.....
mas seria legal misturar um pouquinho de areia, bem pouco mesmo...
mas não se preocupe, tenho certeza de que elas se adaptarão muito bem na maioria dos substratos. um detalhe importante com os pedriscos é....misture-os na terra, não os deixe concentrados no fundo do vaso ok!
sou iniciante também, então não se atenha nas minhas dicas...
abraço cara e qlqer coisa estamos aí... aia.colombo.gc@hotmail.com (msn) _________________ "O que permanece em si, por nada pode ser apreendido, pois nada habita. Nada há diante dele que possa apreendê-lo, pois está livre do que quer que esteja fora de si."
(Jacob Boehme) |
|
|
 |
paulobsb
|
Enviada: Seg Jun 09, 2008 7:02 pm Assunto: |
|
|
Vlw ...
Ja ti ADD no msn
Aii galera, se vocês tiverem mais algumas dicas eu agradeço
Paulo C. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Jun 10, 2008 3:13 pm Assunto: BONSAI |
|
|
Paulo, seria interessante se fosse informasse o tamanho ou idade das mudas de pitangueiras que vc dispõe. Se tiver fotos, poste, para que possamos avaliar melhor e indicar qual o caminho que vc terá que escolher para formar bonsai com qualquer ou com todas elas.
Aqui em Brasilia, como bem adiantou o Gabriel, temos um grupo de amigos, que se reune periodicamente para estudo e troca de informações, sendo que costumamos ainda trabalhar diversas plantas, de variadas espécies, inclusive nativas. Por enquanto, naõ temos um espaço fisico definido, sendo o clube apenas vitural (http://www.brasiliabonsaiclube.com.br), mas costumo marcar com antecedencia novos encontros, contatando os associados via fone celular/fixo, a critério.
Se tiver interesse em participar, ou comparecer a um próximo encontro para ver como é, faça contato: nickyfury@gmail.com ok?
E para não ficar apenas nas palavras, um bom substrato irá depender justamente do tamanho em que suas mudas encontram-se. Se forem novas e pequenas, então terá que conter basicamente:
- plantax ou bioplant (terra vendida pronta, usada por horticultores para germinação de sementes) 25%
- material ceramico (caco de telha ou de tijolo maciço) 25%
- terra granulada (terra de cupinzeiro, queimada) 35%
- casca de pinheiro (no parque da cidade tem aos montes no chão, é só recolher e fragmentar) 10%
- pedrisco (peneire areia, e retire as pedrinhas menores para aproveitar) 5%
Se forem mudas maiores, diminua a casca de pinheiro, aumente a de pedrisco, substitua o plantax por material ceramico.
Se forem troncos recolhidos (yamadori) da grossura do seu braço ou maior, plantax, areia grossa sem peneirar, casca de pinus.
Se forem sementes: areia grossa e plantax.
Bem, faça contato. Estamos sempre prontos a ajudar, ok?  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
paulobsb
|
Enviada: Ter Jun 10, 2008 9:41 pm Assunto: |
|
|
Estou muito grato de todas as informações disponíveis.
Eu concerteza vou fazer contato com vc ^^
E eu fiz um substrato com pedrisco de tijolos, pedrisco de areia lavada, e areia vegetal !
O bom é que os pedriscos de tijolos deixam uma umidade na terra, sendo bom para as mudas.
Espero que agente se encontre logo para trocarmos aprendizagem
Abraço a todos ! |
|
|
 |
Marcos Paulo Duarte 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Jun 10, 2008 10:10 pm Assunto: |
|
|
opa Paulo, tudo certo?
o pessoal aí já deu umas boas dicas
aí, o pessoal aí já deu umas boas dicas
e agora, amigo não precisa mais ficar desesperado procurando alguém que faz bonsai por aí, pelo jeito o pessoal já te acolheu e vai te dar umas boas ajudas pessoalmente _________________ e até mais
Estamos aqui para isso: ensinar o pouco que sabemos e aprender o muito que não conhecemos
Marcos |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|