|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Adalberto

Registrado: 04/04/08 Idade: 49 Mensagens: 30 Localização: Sorocaba SP
|
Enviada: Qui Jun 12, 2008 7:04 pm Assunto: Semente de Tamarindus!!! |
|
|
Olá amigos do Forum , adquiri algumas sementes de tamarindus , elas servem para ser bonsais , ou melhor se plantar sera que vira um bonsai já ouviram falar em bonsai de tamarindus ?
As sementes são durissimas tem alguma tecnica de plantio que vcs me recomendariam desde já lhes agradeço
ADALBERTO S. ARRUDA. |
|
|
 |
GERALDO INOCÊNCIO 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Jun 12, 2008 8:42 pm Assunto: |
|
|
Adalberto,
Apesar de muito duras, as sementes de tamarindus nascem sem problemas, Plante em terra com matéria orgânica. Já ví um bonsai japónês com frutas muito antigo e bonito. Tenho dois de bom diâmetro, um enxertado que já floriu mas não vingou. O outro ainda não frutificou. Estou na esperança que pelo menos um frutifique.
Do amigo Geraldo Inocêncio _________________ web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Sex Jun 13, 2008 1:38 pm Assunto: |
|
|
Geraldo, aproveitando este tópico, quanto tempo demora em média para um tamarindo florir??
Tenho 2 mas não tive o prazer de ver floridos ainda.  _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Luizinho

|
Enviada: Sex Jun 13, 2008 9:29 pm Assunto: |
|
|
Adalberto,
Eu ñ sou fera nesses assuntos ñ, mas lendo algumas matérias descobri uns métodos muito interessantes para semestes...
Existem dois métodos: Embeber e Escarificar(aranhar, ralar, dar um pequeno corte).
- Embeber as sementes na água limpa por 24 horas (pode elevar a germinação a 80%)
- Escarificar o revestimento da semente (pode elevar a germinação a 85%).
- Escarificar e embeber a semente na água por 24 horas (pode melhorar a germinação a 92%).
Fiz isso com algumas semestes de tamarindo e em 1 semana + ou -, ela já brotou e com + ou - 3 semanas ela saiu pra fora da terra...
Se quiser ver a matéria completa click nesse link: http://www.fruticultura.iciag.ufu.br/tamarindo.htm  |
|
|
 |
Adalberto

Registrado: 04/04/08 Idade: 49 Mensagens: 30 Localização: Sorocaba SP
|
Enviada: Seg Jun 16, 2008 4:19 pm Assunto: Vlw Luizinho!!! |
|
|
Luizinho escreveu: | Adalberto,
Vlw Luizinho sobre a dica eu escarifiquei a semente com lixa 0,100 de madeira ,lí em um site , foi a medida que mais deu certo , depois plantei em um vazinho com terra vegetal , reguei o vazinho e vamos torcer pro pezinho de tamarindus crescer...Sobre regar a semente ou seja a terra vegetal a um tempo de rega ou não se rega a semente ....Se souber de alguma tecnica me avise meu amigo , so tinha uma semente de tamarindus não quero perdela ...
Obrigado
Eu ñ sou fera nesses assuntos ñ, mas lendo algumas matérias descobri uns métodos muito interessantes para semestes...
Existem dois métodos: Embeber e Escarificar(aranhar, ralar, dar um pequeno corte).
- Embeber as sementes na água limpa por 24 horas (pode elevar a germinação a 80%)
- Escarificar o revestimento da semente (pode elevar a germinação a 85%).
- Escarificar e embeber a semente na água por 24 horas (pode melhorar a germinação a 92%).
Fiz isso com algumas semestes de tamarindo e em 1 semana + ou -, ela já brotou e com + ou - 3 semanas ela saiu pra fora da terra...
Se quiser ver a matéria completa click nesse link: http://www.fruticultura.iciag.ufu.br/tamarindo.htm  |
|
|
|
 |
Luizinho

|
Enviada: Seg Jun 16, 2008 5:05 pm Assunto: |
|
|
Cara, olhe só!!!
Quando eu plantei as semestes, eu regava todos os dias porém ñ encharcava, e minha mudas sairam da terra rapidinho!!!
Eu as plantei em terra comum, veja:
e
Acho q vc ñ vai perder a semente se molhar, basta ñ encharcar e sim umedecer o solo!!!
Outra coisa importante q eu esqueci de mencionar antes, é q vc ñ deve plantar a semente muito profunda, vc deve coloca-la entre 1,5 a 2 cm de profundidade!!!
Boa Sorte...  _________________ "Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera."
~~> Ernesto Che Guevara. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|