Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
debora_atuy
|
Enviada: Qui Jun 12, 2008 10:51 pm Assunto: Ficus - falta um galho |
|
|
Oi pessoal,
Agora que consegui finalmente arrumar um fotolog decente, peço humilde ajuda aos meus amigos mais experientes.
Adquiri este pequeno ficus como exemplar normal. Não estava sendo vendido para bonsai. No entanto, a curvatura do tronco me chamou a atenção.
Só quando cheguei em casa senti falta de um galho no lado esquerdo da primeira curva do tronco. Pelo que li no site, o primeiro galho tm que sair do lado externo da curvatura, só que esse galho não existe. Não sei como corrigir isso. Dá pra estimular o nascimento de um ali?
Ah, sim. Tomei dois procedimentos com ele: coloquei no escorredor e fiz poda de folhas. Ainda não mexi nos galhos pois não escolhi a frente. Vou postar 4 fotos mais o ápice. Se alguém puder me dar uma sugestão ficaria muito agradecida, pois acho que essa é a melhor chance que eu tenho até o momento de finalmente acertar com um bonsai!
Obrigada
 |
|
|
 |
Lozzardo
Registrado: 10/05/06 Idade: 56 Mensagens: 47 Localização: SP-SP
|
Enviada: Sex Jun 13, 2008 7:38 am Assunto: |
|
|
posso estar enganado ou falando besteira, mas olhando para a 2ª e 4ª fotos, o caminho "mais fácil" seria um fukinagashi, começando pelo acerto da inclinação da planta no vaso. |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Sex Jun 13, 2008 10:36 am Assunto: |
|
|
Debora,
a sugestão do HOKIDASHI dada pelo Lozzardo, particularmente não acho uma boa escolha. A tua planta parece ser um Ficus boni ou ficus mandioquinha; aquele que detesta arame. Além disso, pelo menos nas mudas que tenho, é difícil conseguir uma folhagem abundante para fechar a copa, característica do estilo vassoura.
Sugiro então, a partir da terceira foto, tentar um MOYOGI (ereto informal) fazendo uma poda na marcação em amarelo e direcionando um novo ápice. Depois dessa poda certamente surgirão brotações mais baixas, que resolverão a falta de um galho naquela posição...
Segue a foto:
Espero ter ajudado...
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
debora_atuy
|
Enviada: Sex Jun 13, 2008 11:33 am Assunto: Moyogi |
|
|
Oi pessoal,
Comprei-o pensando num Mopogi mesmo. Por isso minha preocupação com o primeiro galho.
Será que brota mesmo?
Não preciso fazer nada em especial pra ajudar?
Obrigada |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sex Jun 13, 2008 7:37 pm Assunto: |
|
|
Débora,
seu fícus parece o boni mesmo. Com isto não dá para usar enxerto ou outra técnica para improvisar. Vai ter que ser como o edson sugeriu. A poda deve ajudar para sair um galho onde precisa, mas se não sair vai ficar bom ainda. Conduza como se o galho estivesse lá. Depois se ele sair aproveite, se não sair existem outras maneiras para conduzir o estilo sem este galho, mas vamos apostar no galho nascendo ali primeiro.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
debora_atuy
|
Enviada: Sáb Jun 14, 2008 4:11 pm Assunto: Tragédia |
|
|
Oi gente,
Descobri da pior forma possível que meu ficus é mesmo o boni. Não sei se dá pra Moyogi ou pra mais nada. fui tentar aramar e perdi vários galhos!
Inventei uma ancoragem improvisada (horrível, mas funcionou) para tentar salvar o que sobrou.
Também acentuei o S e mudei o ápice. Agora é rezar para brotar galhos, senão vou perder o trabalho.
A coisa ficou tão feia que já nem sei qual será a frente... |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sáb Jun 14, 2008 5:00 pm Assunto: |
|
|
Débora,
é possível aramar, mas tem que ser ainda jovem. O galho quando mais fino aceita a modelagem com arame fino e permite bons ângulos entre galho e tronco.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
debora_atuy
|
Enviada: Sáb Jun 14, 2008 7:40 pm Assunto: Estanho |
|
|
Darkaso,
eu cheguei a tal desespero que usei aqueles rolos de estanho super maleável de usar em soldas. Mesmo assim não deu.
A única coisa que funcionou foi essas ancoragens horrorosas da foto. Está estabilizado agora. Não vai quebrar mais nada.
só preciso escolher a frente e rezar para brotar galhos novos! Não perder esse exemplar, gostei demais do tronco! |
|
|
 |
debora_atuy
|
Enviada: Sáb Jun 14, 2008 7:45 pm Assunto: Frente |
|
|
Edson,
Depois da minha m... com o arame, parece que minha frente mudou. O que você acha dessa, agora com o S um pouco acentuado?
(claro, sempre supondo que vai brotar, vai brotar...)
 |
|
|
 |
|