|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Qui Jun 23, 2005 3:43 pm Assunto: Jacaré!!! |
|
|
E ai galera do Forum, é o seguinte ganhei um jacaré de um amigo meu, como nao tenho a foto dela vou tentar explicar o que fiz com ela e ver o que vcs acham, pois acredito que foi a melhor opção. Quando ela chegou em casa pude logo perceber o seu potencial, ela se encaixa perfeitamente no estilo Chokan (ereto formal), só que teve um problema os galhos estavam pouco ramificados... todos eles ai comecei a observar a arvore para ver a saida, e pude ver que na base de cada galho cresciam brotos que no futuro se tornariam otimos galhos e que daria para se trabalhar para conseguir uma coisa mais refinada, pois iria demorar muito para tentar conseguir brotações na parte posterior dos galhos entao optei por poda-los e deixar esses jovens galhos se desenvolverem. Agora comecei a fazer um controle dos brotos para que eles cresçam na mesma intensidade para que eu possa coloca-los da forma mais adequada ao estilo. Quando arrumar um maquina digital tirarei a foto dela e postarei no MINHA ARVORE SUA OPINIAO, para que psosam avalia-la. Do mais queria saber se fiz uma boa escolha, pois realmente os galhos nao ofereciam uma boa estetica para a arvore. T+.
Abraços:
Illex |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jun 23, 2005 6:00 pm Assunto: |
|
|
Oi Illex, tudo bem??
Olha, sem uma foto prá gente ver, fica difícil dar alguma opinião.
Pelo que pude entender, o único problema que você encontrou foi a pouca ramificação nos galhos, problema contornado através de podas, ou seja, uma redução do comprimento desses galhos para estimular o desenvolvimento dos brotos que, por sua vez, já existem.
Penso que é só esperar e ver como a planta irá reagir.
Gostaria de saber como você está fazendo o controle desses novos galhos para que os mesmos cresçam na mesma intensidade.
Um abração,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Qui Jun 23, 2005 6:30 pm Assunto: |
|
|
Amigo Sergivaldo,
Nos brotos maiores, ou seja, nas ramificações maiores eu estou fazendo uma poda de brotos novos enquanto que nos menores estou deixando crescer normalmente. Como se fosse um metsumi mais nao é. So para fortalecer mais os brotos menores e direcioar um outro para se tornar o ápice. Qualquer dica estou aberto a explicações e exemplificações. T+.
Abraços:
Illex |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jun 23, 2005 6:35 pm Assunto: |
|
|
Oi Illex,
Agora entendi perfeitamente como você está fazendo. Também acredito que essa técnica irá surtir efeito e, em pouco tempo, sua planta estará com uma copa bem mais compacta.
Só não esqueça de fotografar e compartilhar aqui, conosco.
Um abração,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Jun 23, 2005 8:02 pm Assunto: metsumi |
|
|
Illex,
O que é um metsumi???
Perdoe-me a ignorância...
Abraço!
Fábio |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jun 23, 2005 10:40 pm Assunto: Re: metsumi |
|
|
Amigo Fábio,
Metsumi é um metodo utilizado em folhosas para compactação e densificação de copa. Aqui segue alguns exemplos retirados do Luso Bonsai e que o amigo Valter Vaz postou:
Se nao etnender pelos exemplos me diga que explico melhor. T=.
Abraços:
Illex |
|
|
 |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Jun 23, 2005 11:58 pm Assunto: Illex |
|
|
Acho que entendi sim.
É uma pinçagem da gema do ramo, não é? |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|