FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Opniões e críticas sobre minhas mudas(FOTOS)
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Luizinho

MensagemEnviada: Seg Jun 16, 2008 9:25 pm    Assunto: Opniões e críticas sobre minhas mudas(FOTOS) Responder com citação

Olá pessoal, criei este tópico com a inteção de mostrar as fotos de minhas mudas e através delas obter a ajuda de vcs, em todos os sentidos, para q eu possa fazer meus Bonsai's!!!
Vou começar com a planta q eu tenho a maior esperança de conseguir algo, q é a Primavera(bougainvillea):

Tronco...

Pau Brasil:

Tronco...

Flamboyant Mirim, nessa eu fiz uma poda drástica e passei um pouco de pasta de dente no lugar do corte(ponto branco)...

e

Esse outro Flamboyant eu coloquei nessa posição pra ver se consigo incentivar o nascimento de outro galho...

Mais um Flamboyant...

e

Agora uma Murta...

Tronco...

Pitanga...

Tronco...

Ipezinho Amarelo...

Tronco...

E pra finalizar, esse é o local onde eu coloco todas as mudas(na sombra de outras plantas maiores)... está correto?!?

Peço a ajuda de vcs sobre tudo, substrato, aramação, adubação, transplante, qual melhor estilo adotar em cada um, etc... pois estou com muito medo de perder essas mudas e estou querendo começar o meu trabalho de verdade no início da primavera, daqui a uns 4 meses, por isso quero estar afiado daqui pra lá!!! Quem já fez algum Bonsai de alguma espécie dessas ai, por favor me ajude, e quem ñ fez me ajude cm puder!!!

Por favor, não levem em consideração o meu abuso pq principiante sabe como é neh...
Desde já, Obrigado...
Wink

~~> Ernesto Che Guevara.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
EZEQUIEL JUNIOR
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jun 17, 2008 10:28 am    Assunto: Responder com citação

Luizinho,

Não sei de qual região do Brasil vc está localizado, para dar sugestões mais específicas, pois o clima influencia grandemente nossas intervenções nas nossas plantas. Mas algo é certo, estamos no outono e em alguns dias inicia o inverno, daí as horas de luz reduz bastante, e a inclinação do sol faz com que a incidência de radiação solar nas plantas seja reduzida.
Não vou recomendar nada ao amigo, vou apenas dizer o que fiz com minhas plantas há algumas semanas como o início do outono. Simplesmente colquei todas ao sol, mesmo as mudas que ainda estão nos saquinhos, como as suas.
Algumas plantas paralizam seu desenvolvimento nessa época do ano, mas outras ainda crescem, mesmo que em baixa proporção. A falta de luz não é benéfica ao bom desenvolvimento das nossas plantas, tampouco o excesso.
Mas algo é certo, para iniciantes, como nós, o melhor é ter plantas saudáveis para que possamos trabalhar bem na primavera, mas nada impede de promovermos algumas intervenções no inverno, como podas e aramações em algumas espécies.
Com relação à aramação, ela deve ser usada para modelarmos nossas plantas, daí, o diâmetro do galho e sua resistência à modelagem devem ser levadas em consideração no momento da escolha do arame...
No site o atelier do bonsai tem muita matéria que poderá ajudá-lo quanto a isso. www.atelierdobonsai.com.br, assim como no site do sergivaldo, www.nativosdonordeste.com.br...

Leia bastante os tópicos aqui do fórum, e exercite ao máximo sua paciência, pois esta, sem dúvida alguma, deverá ser uma dádiva de todo bonsaista...

Espero ter contribuído com algo...
No mais, estamos aí...
Abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Luizinho

MensagemEnviada: Ter Jun 17, 2008 10:34 am    Assunto: Responder com citação

EZEQUIEL,
Muito obrigado pelas informações...
Eu estou no nordeste, num interior próximo a capital Baiana!!!

Vou seguir seus conselhos e depois esperar até a primavera!!!
Vlw

~~> Ernesto Che Guevara.
EZEQUIEL JUNIOR
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jun 17, 2008 10:41 am    Assunto: Responder com citação

Luizinho,

Tente fazer contato com o Glauco Bastos, aqui no fórum. Ele é de Salvador e o pessoal de lá está bem organizado, assim vc pode ter alguém por perto para poder ajudar melhor...

Abraço
Luizinho

MensagemEnviada: Ter Jun 17, 2008 10:44 am    Assunto: Responder com citação

Vlw, vou ver se consigo falar com ele!!!

Brigadão...

~~> Ernesto Che Guevara.
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jun 18, 2008 10:14 pm    Assunto: Responder com citação

Luizinho,

Não sei pq mas as fotos não estão disponíveis, tente colocar de novo, mas de qualquer forma vc escolheu algumas espécies difíceis de cultivar como bonsai, o pau-brasil demora muito para desenvolver e tb costuma ter apenas brotação vertical, eu inclusive tenho um que não sai do lugar a mais de 03 anos, rsrsrs. O Flamboyant é outra espécie tm difícil, mas não por causa da pouca brotação e sim por excesso, principalmente na vertical tb, além de não gostar de aramações, os galhos costumam secar quando aramados, sendo mais indicado tracionamento, inclusive no local do tracionamento maior(envergadura) podem acontecer brotações.
Já a primavera é uma das mais fáceis, sendo o único trabalho a poda de refinamento, pois tb tem uma forte e farta brotação em nossa região.
Na estação em que estamos(chuvas) eu aproveito para fazer transplantes e aramações em algumas espécies.
Substrato - utilizo 60 a 65% de areia grossa e 40 a 45% de substrato orgânico(não uso mais terra vegetal) para floríferas e frutíferas e 70 a 80% de areia grossa e 20 a 30% de substrato orgânico para Juníperos e Coníferas.
Adubação - como nós não temos inverno eu praticamente adubo o ano todo, apenas dando uma parada nos mêses um pouco mais frios(julho e agosto).
Quando conseguir visualizar as fotos eu poderei orientar melhor.
Abraços fraternos.
Luizinho

MensagemEnviada: Sex Jun 20, 2008 9:35 am    Assunto: Responder com citação

Vlw velho, vou colocar denovo...

Tronco...

Pau brasil...

Tronco...

Flamboyant Mirim, nessa eu fiz uma poda drástica e passei um pouco de pasta de dente no lugar do corte(ponto branco)...

e

Esse outro Flamboyant eu coloquei nessa posição pra ver se consigo incentivar o nascimento de outro galho...

Mais um Flamboyant...

e

Agora uma murta...

Es

e

Pitanga...

e

Ipezinho Amarelo...

Tronco...

E pra finalizar, esse é o local onde eu coloco todas as mudas(na sombra de outras plantas maiores)... está correto?!?

Está ai, me ajude por favor...

~~> Ernesto Che Guevara.
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jun 20, 2008 7:02 pm    Assunto: Responder com citação

Luizinho,

O que você coloca como flamboyant mirim parece mais com pau-ferro. As folhas do flamboyant, que tenho como muda do tamanho um pouco menor que a sua, são bem diferentes. O ipezinho é o ipê-mirim, bom para bonsai por florescer mais fácil, mas bem difícil pelo tamanho das folhas. A murta é bem mais fácil de conduzir, assim como a pitanga e a primavera. As outras são mais complicadas. Mas com estudo e paciência dá bonsai. Como estão todas muito novas ainda, seria melhor colocá-las no escorredor/mamaderia e iniciar a modelagem com um crescimento mais acelerado. Isto será muito importante para o pau-brasil, de crescimento lento é necessário dar espaço para crescer.

T+
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jun 20, 2008 10:13 pm    Assunto: Responder com citação

Luizinho,

Nem precisei dar minha opinião, o Darkaso já disse tudo, agora é só seguir os conselhos do homem, rsrsrs.
Abraços fraternos.
Luizinho

MensagemEnviada: Sex Jun 20, 2008 10:40 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado pessoal, qualquer dúvida eu posto novamente ai se vcs puderem me ajudar + uma vez eu agradeço muito!!!
Vou fazer tudo q vcs me disseram...
E sobre o Ipezinho... eu a peguei no viveiro do meu trabalho(Sec. de Agricultura) e o responsável pelas mudas me disse q era Ipezinho!!!
Mas eu vou dar uma pesquisada aqui pra ver se eu acho algo sobre isso...

Obrigado mais uma vez...

~~> Ernesto Che Guevara.
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jun 21, 2008 8:29 pm    Assunto: Responder com citação

Luizinho,

o nome pode mudar de acordo com a região. Pode ser a mesma espécie. Só o flamboyant é que não parece mesmo. Dê uma olhada.

T+
Marcos Paulo Duarte
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jun 22, 2008 4:54 pm    Assunto: Responder com citação

pode ser que seja o flamboyant mirim mesmo,
o flamboyant mirim(Caesalpinia pulcherrima) é parente do pau ferro e do pau brasil(Caesalpinia ferrea e C. echinata)

abraços

Estamos aqui para isso: ensinar o pouco que sabemos e aprender o muito que não conhecemos

Marcos
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Luizinho

MensagemEnviada: Dom Jun 22, 2008 5:06 pm    Assunto: Responder com citação

Mais uma vez minhas fts sumiram, será q é por causa do local q estou hospedando!?!?

Eu tô usando o fotolog terra...
Algum melhor q esse??!

Obrigado a todos novamente...

~~> Ernesto Che Guevara.
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jun 22, 2008 7:36 pm    Assunto: Responder com citação

Luizinho,

eu uso o http://www.imageshack.us/ , sempre foi bom. Não perdi nenhuma foto até hoje, mas por ser grátis não pode-se acessar a foto novamente. Não existe uma pasta com seu nome nem um link para a foto, a não ser que você cole o link da foto em um documento do word ou wordpad.

T+
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: