Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Luca
|
Enviada: Qua Jun 18, 2008 3:53 pm Assunto: perda de folhas no ulmus |
|
|
Meu ulmus perdeu 90% das folhas em uma semana. isso é normal (dormência) ou não? _________________ Errar é melhor do que conseguir de primeira.
Aniversário: 20/10 |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Jun 18, 2008 5:30 pm Assunto: Inverno |
|
|
Luca
Completamente normal o Ulmus perder as folhas nesta época. Você pode até ajudar e eliminar o restante das folhas, tratando agora como "dormência" de inverno, sem adubação e menos água. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Qua Jun 18, 2008 7:03 pm Assunto: |
|
|
Ferreira na Jabuticabeira também é normal??? _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Qua Jun 18, 2008 10:14 pm Assunto: |
|
|
É NORMAL SIM...
acredito q vc deve diminuir as regas até a nova brotação aparecer assim q o o clima esquentar um pouco mais.
aqui em vitoria q não é tão frio e raramente as plantas perdem as folhas, tenho molhando de dois em dois dias ... sendo q em dias quentes chego a rega-las 2 vezes por dia.
vlw fih?!
to esperando a resposta quando ao nosso trabalho em conjunto.
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
Luca
|
Enviada: Seg Jun 30, 2008 5:38 pm Assunto: |
|
|
Tempo louco. a temperatura aumentou ,ele rebrotou ,a temperatura diminuiu de novo e ele perdeu folhas novamente. Isso é prejudicial para a planta?  _________________ Errar é melhor do que conseguir de primeira.
Aniversário: 20/10 |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Seg Jun 30, 2008 5:56 pm Assunto: |
|
|
Marcos Castilho escreveu: | Ferreira na Jabuticabeira também é normal??? |
Marcos, não acredito que seja normal isso em jabuticabeiras pelo fato de não serem plantas caducifolias, tvz algum stress sofrido pela planta como hídrico ou super-adubação, pode ter ocasionado a perda da folhagem, as minhas aqui estão td ok, até estou fazendo desfolha parcial para retirar as maiores, pelo fato da brotação ainda estar intensa.
Abraço,
Fabiano. _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
Marcos Paulo Duarte 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Jun 30, 2008 7:45 pm Assunto: |
|
|
oi
Marcos, realmente não é normal jabuticaba perder folhas em excesso, a que tem aqui, também está com folhas e brotando
Luca, bem confuso o clima mesmo, o meu ulmus só parou a brotação e as folhas ficaram meio escuras e sem brilho, apesar de estar verde ainda
mas brotar e perder denovo já não é muito normal, ele sofreu mais alguma alteração? _________________ e até mais
Estamos aqui para isso: ensinar o pouco que sabemos e aprender o muito que não conhecemos
Marcos |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Ter Jul 01, 2008 8:17 am Assunto: |
|
|
Meus ulmus já estão sem folhas a mais de 30 dias, aqui o frio chega antes e com mais intensidade.
Fabiano, possuo jabuticabeiras a alguns anos e sempre perdem folhas no inverno, tenho uma com 2mts de altura que perdeu 95% das suas folhas.
Aqui para mim é normal. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Ter Jul 01, 2008 7:43 pm Assunto: |
|
|
Pessoal,
vejo que existe opiniões diferenciadas quanto as folhas da jabuticabeira cair ou não durante o inverno.
Nas minhas mudas nada ocorreu por estarem protegidas da geada, porém uma árvore já adulta em meu quintal, algumas folhas mais do alto queimaram e estão caindo, mas apenas uma parte.
Amigo Junior,
Tenho um amigo que possui uma floresta de jabuticabeiras nativas numa fazenda e não me recordo de ter ocorrido isso por lá.
Acontece que em Vivida tivemos - 3 e tuas plantas sofreram uma intensidade de -5.5. O frio registrado ai deve estar provocando a queda total das folhas de tuas plantas.Aki algumas espécies já se encontram totalmente desfolhadas mesmo protegidas por plástico de estufa.
Um abraço - Ivanil |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Qua Jul 02, 2008 1:02 pm Assunto: |
|
|
Amigo Ivanil, as minhas não tem proteção por estufas...só em minha nova residência terei espaço, mas ainda vai demorar um pouquinho... _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Jul 02, 2008 3:01 pm Assunto: |
|
|
Caro Junior,
Ainda não possuo viveiro definitivo.Minhas plantas se encontram em prateleiras tipo escada usando tijolos e tábuas.Uso plástico transparente para estufa só nos dias mais frios ou com risco de geada e tenho obtido bons resultados sem ocasionar muito trabalho Se as plantas forem agrupadas enquanto perdurar o frio fica fácil sua proteção.O plástico que estou usando servirá para o fechamento do futuro viveiro nos dias mais frios do inferno.
Um abraço - Ivanil |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Qua Jul 02, 2008 3:45 pm Assunto: |
|
|
Amigos Júnior e Ivanil, o comportamento de jaboticabeiras na sua região não pode ser tomado como base natural da planta pq sabemos que não é "planta de frio", a nossa jabu.
Porém estamos sempre tentando adaptar as plantas no qual estimamos para nossa região por artifícios no qual não são naturais à mesma, como a estuf no inverno, por exemplo, da mesma forma tenho esse problema mas de forma oposta com os áceres e PN´s.
Digo isso pq a jaboticabeira não é planta caduca, mas se tem este comportamento aí, td bem, mas que não é normal , não é! Frio demasiado a fez ter esta desfolha, assim como podemos fazer através de stress hídrico, super-adubação em N, ...
Abraço,
Fabiano. _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Jul 02, 2008 6:24 pm Assunto: |
|
|
Amigo Fabiano,
na verdade o assunto do Tópico foi ref. perda das folhas do Ulmus postado pelo Luca mas a jabuticabeira roubou a cena.Ocorre que está havendo uma diferenciação no comportamento da jabuticabeira em algumas regiões tendo em vista o início do inverno.
Sabemos que a jabuticabeira requer uma quantidade maior de água que determinadas espécies, mas na falta dela suas folhas ficam sem brilho e com o tempo acabam caindo ,não sendo o problema registrado pelo amigo Junior.Como vc falou isso deve ter ocorrido pela baixa temperatura registrada naquele Município.
Em Vivida a jaboticabeira está bem aclimatada com o clima, isso é comprovado pela existência de algumas florestas nativas da espécie.
Um abraço - Ivanil |
|
|
 |
|