Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Qui Jun 19, 2008 1:54 am Assunto: Areia de gato |
|
|
Olá amigos,
alguém usa ou já usou areia de gato na composição do substrato?
Eu já vi essa matéria no fórum um vez mas agora não consigo achar
Um abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Lozzardo
Registrado: 10/05/06 Idade: 56 Mensagens: 47 Localização: SP-SP
|
|
|
 |
RAPHA2008
|
Enviada: Qui Jun 19, 2008 9:29 am Assunto: |
|
|
Olá Edson,
aproveitando que agora estou com mania de dar palpite em todos os tópicos passo um breve relato da minha experiência com areia de gato:
-já utilizei uma vez com algumas mudas. Não lembro a marca. Pouca quantidade pra dizer a verdade, só no terço final do vaso pra ficar aquele cascalho de drenagem. Mas em algumas semanas aquilo virou um bloco de argamassa empapada que não deixava água nenhuma passar. Então, minha experiência não foi boa.
-li o tópico que o Lozzardo indicou, com relato de pessoas que utilizam uma que não vira torrão e que estão tendo bons resultados. Mas ainda assim me fica a pergunta: por que correr o risco, quando a areia grossa de construção é tão mais barata e segura? Pelo sim, pelo não fico com a segunda.
Abraços,
Raphael. |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jun 19, 2008 9:47 am Assunto: |
|
|
Raphael,
eu também uso areia grossa de construção, um pouco de matéria orgânica tipo terra vegetal e pedriscos de tijolos/telhas triturados. Esses pedriscos são ótimos porque ao mesmo tempo em que proporcionam boa aeração das raízes ainda ajuda na retenção de umidade. O problema é que é chato e demorado o processo de trituração... mesmo quando a gente tritura com um martelo numa mão e uma boa cerveja na outra
Um abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Qui Jun 19, 2008 7:20 pm Assunto: |
|
|
Édson o tijolo moído é ótimo para reter umidade né??? Posso acrescentá-lo no substrato das minhas Jabus, então??? Pois retém umidade, correto??? _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jun 19, 2008 7:32 pm Assunto: |
|
|
Marcos,
pode sim! eu uso nas minhas... daria preferência para cacos de lajota, telha, tijolinho. Geralmente o tijolinho se decompõe primeiro. Os outros materiais você pode coar numa eventual troca de substrato e reutilizar...
Abraço.
Pedro Morales |
|
|
 |
|