Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Sergio M.M. Torres

Registrado: 04/04/07 Mensagens: 47 Localização: Rio de Janeiro - RJ
|
Enviada: Qui Jun 19, 2008 1:14 pm Assunto: Espinilho Mágico ? |
|
|
Bem Srs. Em primeiro lugar,gostaria de saber o nome real ou se é este mesmo de um arbusto que minha avó plantou na minha casa qdo eu era criança e que chamava de "Espinilho". É um arbusto de muitos galhos finos com espinhos e fôlhas miudas parecidas com as da jurema,inclusive os espinhos. Devem ser da mesma família pois são muito parecidas,a não ser pelas flôres que no espinilho são amarelas e pequeninas, de um perfume muito agradável. O formato da flôr é o mesmo da jurema e da caliandra,só que bem menor. A trinta e poucos anos atrás, minha avó resolveu cortar a planta porque estava muito grande e próxima ao muro.Pois bem, passaram-se 20 anos que minha avó faleceu e só agora a planta resolveu brotar no mesmo lugar e ja esta florindo.Gostaria de fazer uma alporquia nela com a finalidade de tentar fazer um bonsai dela.Seria isso possível. Minha avó dizia que qdo era jovem,na fazenda onde morava no Sul, fazia água-de-cheiro com as flores dessa planta,pq seu perfume é realmente mto cheiroso. Qualquer informação é mto bem vinda. Grande abraço. _________________ Sem Natureza,não há vida !!! |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Jun 19, 2008 6:07 pm Assunto: bonsai |
|
|
Que tal facilitar um pouco e postar fotos? Das folhas, do tronco cortado, dos galhos, das flores (se houver). Ajudaria bastante a todos.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Sergio M.M. Torres

|
Enviada: Qui Jun 19, 2008 6:39 pm Assunto: |
|
|
Caro Kifoury ! Desculpe se ñ escreví seu nome certo, é que sou péssimo de memória e mto atolado pra voltar a página anterior. Vc tem razão quanto as fotos,mas vou tentar. É pq achei minha descrição tão clara que por preguiça achei desnecessário as fotos e tb pq ñ sei postar direito. Só um detalhe, qdo esta ávore foi cortada, ñ sobrou nada, a ñ ser que raizes bem profundas tenham dormido estes anos todos, ou por coincidência algumas sementes tenham dormido e só a pouco tempo germinado.Mas amanhã eu tiro fotos e envio pra vcs. Grande abraço ! _________________ Sem Natureza,não há vida !!! |
|
|
 |
Sergio M.M. Torres

|
Enviada: Sex Jun 20, 2008 6:05 pm Assunto: |
|
|
Caro Nickfury aqui vão as img que vc pediu, espero que possam ser editadas numa boa visualização OK. Abraço !
[img] [/img] _________________ Sem Natureza,não há vida !!! |
|
|
 |
Sergio M.M. Torres

|
Enviada: Sex Jun 20, 2008 6:41 pm Assunto: |
|
|
Sergio M.M. Torres escreveu: | Caro Nickfury aqui vão as img que vc pediu, espero que possam ser editadas numa boa visualização OK. Abraço !
[img] [/img] |
[img] [/img]
[img] [/img]
[img] [/img]
[img] [/img] _________________ Sem Natureza,não há vida !!! |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sex Jun 20, 2008 7:32 pm Assunto: |
|
|
sergio,
pode ser acacia caven ou acacia farnesiana.
http://www.arbolesornamentales.com/nombreslatinos.htm
Dê uma olhada para ver se parece com alguma delas.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Sergio M.M. Torres

|
Enviada: Sáb Jun 21, 2008 12:23 am Assunto: |
|
|
Valeu Darkaso ! Inclusive há referência ao nome Espinillo em espanhol que é Espinilho em português. Vc matou a charada . A outra pergunta,qto a forma de propagação parece que só atraves das sementes o que inviabiliza a alporquia. O jeito é esperar pela maturação das vagens e colher as sementes. Mas como no bonsai pressa e ansiedade são emoções que o tempo despresa, só nos resta esperar . Talvez a alma da vó dê uma mãozinha, quem sabe né ? tudo é possível. Muito grato irmão, grande abraço ! _________________ Sem Natureza,não há vida !!! |
|
|
 |
pauloventura 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jun 21, 2008 7:13 pm Assunto: |
|
|
Caro amigo Sergio!
Esta espécie pode ser propagada p/ alporquia e é extremamente
rapida na emissão de raizes, em media 40 dias no final da pri/inicio do
verão,pode ser feito em galhos grossos com a vantagem que na alpor
quia ja não tem a raiz pivotante(o pião) cultivo esta variedade de acacia
em meu viveiro e faço mudas p/ bonsai dela todos os anos qualquer
duvida disponha ok;
G. abraço.
Pv |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Jun 21, 2008 8:24 pm Assunto: |
|
|
Sergio,
é como o Paulo escreveu, a alporquia vai bem. Aproveite para fazer muitas quando chegar a primavera, por volta do início de Setembro.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Sergio M.M. Torres

|
Enviada: Sáb Jun 21, 2008 9:12 pm Assunto: Folgo em saber disso ! |
|
|
Darkaso e Paulo ,
Vcs me deram um grande alento, mal posso esperar setembro para fazer as alporquias. Um bonsai de Espinilho deve ficar mto interessante. E já pensando nisso,poderia podar um dos galhos porque são mto compridos,para esperar que brotem e então fazer a alporquia em Setembro.Que acham ? e se o Paulo pudesse postar um de seus exemplares para aguçar minha anciedade eu ficaria mais empolgado do que ja estou. Grande abraço ! _________________ Sem Natureza,não há vida !!! |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Jun 21, 2008 9:21 pm Assunto: |
|
|
Sergio,
não sei se daria tempo para a recuperação. Até porque no inverno a diminuição da brotação acontece, então pode não surtir muito efeito. Deixe no tamanho que está, pode ser que consiga mais de uma alporquia no mesmo galho.
|
|
 |
pauloventura 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Jun 22, 2008 12:26 pm Assunto: |
|
|
Amigo Sergio!
Ai vai algunhas mudas do ano passado com o inicio de estilização
espero que te ajude a formar opinião,eu particularmente gosto da
especie principalmente no período de frutificação.qualquer coisa estamos
aqui ok.
G abraço.
Pv
 |
|
|
 |
Sergio M.M. Torres

|
Enviada: Dom Jun 22, 2008 6:33 pm Assunto: Nota 10 ! |
|
|
Valeu colega, muito bom msm. Se prestam muito bem pra bonsais.Parabéns tão mto bonitos ! Espero que até o fim do ano eu tenha formado pelo menos um. Grande abraço ! _________________ Sem Natureza,não há vida !!! |
|
|
 |
Sergio M.M. Torres

|
Enviada: Qua Jun 25, 2008 8:03 am Assunto: Pauloventura |
|
|
Alô Paulo Td bem ?
Mandei um e-mail privado pra vc sobre os Espinlhos da uma olhada aí .Abraço ! _________________ Sem Natureza,não há vida !!! |
|
|
 |
|