FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Pitangueira Começando
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
eldocardoso

MensagemEnviada: Sex Jun 20, 2008 5:38 pm    Assunto: Pitangueira Começando Responder com citação

Bom pessoal, sou iniciante e pro meu primeiro bonsai sozinho escolhi uma Pitangueira. plantei a semente e atualmente ela está com mais ou menos 1 ano.

Estou pensado em transferi-la para um escorredor pra acelerar o crescimento. O problema que estou enfrentando é que não estou gostando do crescimento da muda e gostaria de saber se já posso realizar podas drásticas ou devo esperar ela crescer mais.

alguma fotos:

estou pensando em podar próximo do primeiro broto pra usá-lo como novo ápice só que estou com medo de ela ainda estar muito nova.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jun 20, 2008 7:05 pm    Assunto: Responder com citação

Elcardoso,

o crescimento da pitanga é assim mesmo. Se podar muito baixo pode ser que ela seque mesmo, mas o escorredor/mamadeira pode dar uma boa ajuda. Coloque no escorredor para uma resposta mais rápída. Depois de um crescimento melhor a poda terá mais resultado com uma brotação muito melhor.

T+
eldocardoso

MensagemEnviada: Sex Jun 20, 2008 8:57 pm    Assunto: Responder com citação

vlw darkaso,

deixa só eu ver se intendi... eu devo plantar primeiro no escorredor, esperar um pouco e proceder com a poda de educação certo?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jun 20, 2008 11:31 pm    Assunto: Responder com citação

Eldocardoso,
a dica do amigo Darkaso é interessante pois a colocação no escorredor tem a finalidade de fazer a planta crescer, engrossar. Se você podar logo, vai num primeiro momento frear o crescimento. Então é interessante deixar a planta crescer bastante antes de podar.
Poderia aproveitar agora que o tronco ainda é fino e usar arames para dar uma sinuosidade nele. Assim ele cresceria já com um movimento interessante. De fato no futuro a poda que pretendes fazer logo acima do primeiro galho é uma boa idéia pois aí iniciaria o processo de afunilamento do tronco.
Mas enquanto sua planta cresce eu sugiro que consiga em algum viveiro alguma muda mais "encorpada" para ir trabalhando e treinando.

abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jun 21, 2008 8:35 pm    Assunto: Responder com citação

Eldocardoso,

é exatamente como o Élio colocou. Não faça a poda até ela ter um calibre consierável para ter uma melhor brotação. Se podar agora atrasa o crescimento.

T+
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: