Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
eldocardoso
|
Enviada: Sex Jun 20, 2008 5:38 pm Assunto: Pitangueira Começando |
|
|
Bom pessoal, sou iniciante e pro meu primeiro bonsai sozinho escolhi uma Pitangueira. plantei a semente e atualmente ela está com mais ou menos 1 ano.
Estou pensado em transferi-la para um escorredor pra acelerar o crescimento. O problema que estou enfrentando é que não estou gostando do crescimento da muda e gostaria de saber se já posso realizar podas drásticas ou devo esperar ela crescer mais.
alguma fotos:
estou pensando em podar próximo do primeiro broto pra usá-lo como novo ápice só que estou com medo de ela ainda estar muito nova. |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sex Jun 20, 2008 7:05 pm Assunto: |
|
|
Elcardoso,
o crescimento da pitanga é assim mesmo. Se podar muito baixo pode ser que ela seque mesmo, mas o escorredor/mamadeira pode dar uma boa ajuda. Coloque no escorredor para uma resposta mais rápída. Depois de um crescimento melhor a poda terá mais resultado com uma brotação muito melhor.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
eldocardoso
|
Enviada: Sex Jun 20, 2008 8:57 pm Assunto: |
|
|
vlw darkaso,
deixa só eu ver se intendi... eu devo plantar primeiro no escorredor, esperar um pouco e proceder com a poda de educação certo? |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Jun 20, 2008 11:31 pm Assunto: |
|
|
Eldocardoso,
a dica do amigo Darkaso é interessante pois a colocação no escorredor tem a finalidade de fazer a planta crescer, engrossar. Se você podar logo, vai num primeiro momento frear o crescimento. Então é interessante deixar a planta crescer bastante antes de podar.
Poderia aproveitar agora que o tronco ainda é fino e usar arames para dar uma sinuosidade nele. Assim ele cresceria já com um movimento interessante. De fato no futuro a poda que pretendes fazer logo acima do primeiro galho é uma boa idéia pois aí iniciaria o processo de afunilamento do tronco.
Mas enquanto sua planta cresce eu sugiro que consiga em algum viveiro alguma muda mais "encorpada" para ir trabalhando e treinando.
abraços _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sáb Jun 21, 2008 8:35 pm Assunto: |
|
|
Eldocardoso,
é exatamente como o Élio colocou. Não faça a poda até ela ter um calibre consierável para ter uma melhor brotação. Se podar agora atrasa o crescimento.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
|