|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Rodrigo-RS 3.o PASSO

Registrado: 09/04/05 Idade: 44 Mensagens: 409 Localização: Vacaria RS
|
Enviada: Ter Jul 08, 2008 3:26 am Assunto: Engorda no chão? |
|
|
Gostaria de saber a opinião de alguem que já tenha, ou tem como tecnica, plantar as mudas diretamente no chão.
Eu até hoje, nos moldes mais tradicionais, mantive em escorredor e mamadeiras, creio que o plantio direto no chão traga melhores resultados, apesar de se perder em harmonia devido a pouca mobilidade, controle de nutrientes.
Quanto ao manejo da planta, qual a melhor forma de manutenção das raizes? deixar crescer à vontade, efetuar podas periodicas, manter no escorredor, aplicar a alporquia depois de alguns anos?... o que vcs acham?
pretendo plantar diretamente no chão umas 10 mudas de ulmus, e 5 mudas de acer pal. deshojo.... plantas que aceitam bem o alporque , se nescessário.
agradeço opiniões _________________ Rodrigo |
|
|
 |
Wilson Fracassi 3.o PASSO

Registrado: 23/03/06 Idade: 55 Mensagens: 470 Localização: Jaú -S.P
|
Enviada: Ter Jul 08, 2008 7:53 am Assunto: |
|
|
Rodrigo,
Estou desenvolvendo mais de uma centena de mudas no chão. O que posso de dizer é que o chão é indicado para a formação do tronco. O desenvolvimento é sem dúvida muito mais rápido, porém é mais difícil de conduzir a copa. As aramações ficam mais difíceis e é preciso ficar atento pois o crescimento é rápido e o arame pode marcar.
Então tenho feito da seguinte maneira, deixo crescer livre por uma temporada inteira, ou seja aproximadamente 1 anos, depois faço uma poda e escolho um novo ápice, daí, repito o procedimento. Quando julgo que o tronco já esta desenvolvido, retiro praticamente todos os galhos e passo a planta para uma bacia ou vaso de treinamento. Neste momento começa o desenvolvimento da copa.
Tenho feito isso e não me arrependo. Comparando o chão com a mamadeira, o crescimento no chão é mais acentuado, além de dar menos trabalho, visto que planta no chão as regas podem ser mais espaçadas. Mas paga-se o preço de se ter raízes grossas e na hora de retirar, algumas espécies pedem sangria.
Em suma, acho que compensa. Neste final de semana fiz esta pergunta ao Hidaka, chão ou mamadeira ? E ele me disse que fora o Pinheiro Negro, que a mamadeira é mais recomendada, as outras espécies compensam ir para o chão, se dispuser de espaço e tempo.
Trabalho terás de qualquer maneira, tanto em um, quanto em outro método. O que o Hidaka me disse para ficar atento no chão é justamente na questão de ir trocando o ápice, caso contrário a planta tende a ficar com a mesma grossura de tronco de baixo até em cima, o que não é conveniente. Agora é com você, avalie. Eu particulmente acho que compensa, e muito.
boa sorte
Editado pela última vez por Wilson Fracassi em Ter Jul 08, 2008 10:42 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Ter Jul 08, 2008 8:57 am Assunto: |
|
|
Wilson, tinha algumas dúvidas quanto a isso e foram sanadas com este tópico do Rodrigo e a sua elucidativa resposta. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Ter Jul 08, 2008 8:26 pm Assunto: |
|
|
Rodrigo,
o método da mamadeira não é tradicional, o tradicional é o chão mesmo. a mamadeira é um método alternativo de grande eficiência para quem, como a maioria, não tem chão para plantar. O chão tem muitas desvantagens como o trabalho na hora de retirar do chão. Como citado pelo Wilson algumas exigem a sangria. No caso do escorredor é só cortar as raízes em volta e por no vaso de treinamento, podendo mesmo ser de bonsai, mas um pouco maior do que seria esteticamente apropriado. Mas com certeza o crescimento é maior no chão. Se fizer o alporque e depois plantar no chão deve conseguir um nebari melhor, mais radial. As mudas compradas em horto ou floriculturas possuem a raíz apical muito fortalecida e acaba roubando força das outras raízes quando colocada no chão, o que acontece de forma controlada por espaço menor nas bacias.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Rodrigo-RS 3.o PASSO

Registrado: 09/04/05 Idade: 44 Mensagens: 409 Localização: Vacaria RS
|
Enviada: Qua Jul 09, 2008 1:01 am Assunto: |
|
|
valeu darkaso, e valeu Wilson Fracassi, muito boa sua explicação Wilson vamos pro chão, acho que vai mais mudas do que o previsto. _________________ Rodrigo |
|
|
 |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Dom Jul 13, 2008 6:19 pm Assunto: |
|
|
Pessoal,
muito bem narradas as informações da colocação da planta chão-escorredor-mamadeira. Como disse o Junior minhas múvidas também foram sanadas.
Ivanil |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|