FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Bonsai de Arame: não requer água nem adubo...
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 63
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Qui Jul 17, 2008 5:43 pm    Assunto: Bonsai de Arame: não requer água nem adubo... Responder com citação

Alô amigos!
É claro que o título é uma graça.
Mas trazido pelo grande mestre bonsaista Pedro Morales, ao Congresso de Porto Alegre, circulou entre nós o bonsai de arame.
Depois o mestre bonsaísta Roque Júnior trabalhou durante várias horas, nos intervalos e confeccionou um.
Abaixo segue a foto do bonsai que o Roque fez.


Semana passada tomei coragem e preparei 100 arames fininhos e também confeccionei um. Ele tem 11 cm de altura.
Confesso que achei um excelente exercício, inclusive servindo muito para aprender certos princípios de modelagem pois você pode optar onde quer colocar os galhos, não dependendo por exemplo da brotação da planta natural. Você pode fazer as curvas tanto do tronco como dos galhos, corrigir, refazer, visualizar, voltar atráz e fazer novamente. Com isso acaba-se aprendendo coisas úteis para o bonsai de verdade.
O consumo de um bonsai assim é de em torno de 30 metros de arame pois na finalização tem que se cortar toda a sobra.
Espero que gostem.... E pratiquem



abraços
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
edubessa
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 19/06/07
Mensagens: 168
Localização: campos dos goitacazes

MensagemEnviada: Qui Jul 17, 2008 8:48 pm    Assunto: Responder com citação

Cara muito,muito legal,também vou tentar só não sei se tenho esse talento artistico de vocês...
valeu....
_________________
EduBessa
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/09/04
Idade: 50
Mensagens: 3929
Localização: RECIFE - PE

MensagemEnviada: Qui Jul 17, 2008 9:50 pm    Assunto: Responder com citação

Laughing Laughing Laughing

Élio, muito bom!!! Também já fiz uns três bem parecidos com estes aí Laughing Laughing Laughing
_________________
Abraços

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 26/07/07
Idade: 57
Mensagens: 3373
Localização: Umuarama - PR

MensagemEnviada: Sex Jul 18, 2008 6:34 am    Assunto: Responder com citação

Élio,
os trabalhos são uma beleza; concordo que este é um ótimo exercício para a modelagem, assim como estudar os vários estilos e árvores através do desenho também ajuda no aprendizado...
Parabéns pelo trabalho.
Edson.
_________________
O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 21/12/05
Mensagens: 1504
Localização: coronel vivida pr

MensagemEnviada: Sex Jul 18, 2008 10:32 am    Assunto: Responder com citação

Elio,

muito interessante ...gostei ...só está faltando trançar o meu.

Ivanil
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 63
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Sex Jul 18, 2008 2:15 pm    Assunto: Responder com citação

Legal amigos Ivanil, Edson Alexandre e Edu!
Eu também gostei muito do exercício que esta técnica proporciona.
Edu tente mesmo pois eu também sou apenas um aprendiz e continuo "ajeitando" ele.
Ele está em cima de minha mesa de trabalho e de vez em quando olho e vejo que tem um "galhinho" que pode ser melhor posicionado, etc.. etão volto a mexer. E o bom é que ele nem dá bola prá isso. Coisa que não se pode fazer num bonsai de verdade, pois se ficar mexendo toda hora acaba matando a planta.
Só falta ainda escolher o vaso....rsrsrsrs

abraços
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 63
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Qua Jul 23, 2008 2:06 pm    Assunto: Responder com citação

Alô amigos

Vejam como no bansai de arame não se precisas esperar nova brotação par mexer... Lembrando do que o mestre Roberto Gerpe diz que: bonsai é compactação, resolvi fazer isso com este de arame. Claro, no fundo eu tava com vontade de continuar "mexendo" nele rsrsrsrs, então ele foi reduzido de 11 para 8,5 cm de altura. Vejam:



abraços
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Qua Jul 23, 2008 8:15 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Elio

Bom trabalho, excelente exame de paciência Very Happy

Elio Luis Secchi escreveu:
Lembrando do que o mestre Roberto Gerpe diz que: bonsai é compactação...

Sabe, eu já tenho visto/lido bastantes vezes esta frase do Sr. Roberto Gerpe, na net...citam-na por inumeras vezes, mas como não conheço a pessoa nem o contexto em que ela foi colocada, percepciono-a de uma outra forma, do que aquela que normalmente é exposta...ou estou enganado o Caro amigo tambem percebeu como eu.
"Bonsai é compactação" entendo essa frase como um consolidar/reduzir/comprimir num todo e normalmente vejo-a citada aliada a exemplos que são precisamente o contrário, árvores demasiado altas, tentando levar á letra a citação num único objectivo, uma copa Larga e Farta (neste caso também compacta) será que ele quereria dizer isso ou aquilo que o Caro entendeu (e eu Confused) como uma redução geral da estrutura Rolling Eyes

Será que alguém o conhece e poderia indagar e saber qual o sentido da sua frase? caso seja de algum interesse, é claro...
Afinal podem/podemos estar a fazer uma má/menos boa interpretação e com certeza também ele terá interesse e ver que a suas palavras (ainda que meras palavras) se façam acompanhar do sentido correcto, de acordo com sentido com que ele as proferiu.

[ ]s

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 63
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Qui Jul 24, 2008 2:21 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Castro, amigo de além mar...
Ontem ainda estive lembrando de você ao ler seu artigo na página inical deste fórum sobre "regras". Satisfação em ter sua opinião neste tópico.

Sobre a colocação do Roberto, de fato, fico meio estranho ao "tentar" falar por ele. Melhor seria se em alguma oportunidade eu pudesse questionar que ele mesmo explicasse de forma mais didática esta sua opinião sobre compactação. Mas nas duas oportunidades em que ele falou isso para mim, foram em demosntrações que ele estava fazendo e eu questionando o porque de certas coisas.
Entendi, da forma como você parece ter entendido também. Ou seja: compactar é trazer a folhagem e os ramos o mais próximo possível da "extrutura" básica da planta que é o Nebari/tachiagari, ou do tronco principal como um todo. Compactar é o contrário de ter plantas "pescoçudas" ou de galhos longos com folhagem, mesmo que compacta, só nas pontas. Em demonstrações de coníferas isso é feito através da técnica de "guro-guro, como o amigo bem conhece, mas na prática seria mais indicado fazê-lo através da poda/pinçagem e brotação.
Bem isso apenas para dizer o que eu, mero aprendiz, entendi. Talvez às avessas...
Quem sabe esse seria um tema para abordagem em um tópico específico para abrir opinião aos mais experientes...

abraços
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Qui Jul 24, 2008 5:52 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Elio, Amigo de além mar... Very Happy

Como é óbvio ouvir outras opiniões é sempre importante, por essa frase ser tantas vezes empregue aliado a ideias e projectos em curso...fiquei com a curiosidade de saber realmente, qual o sentido em que foi utilizado já que a sua interpretação é um pouco ambigua.

Não tem mal algum ser utilizada pelo Amigo ou qualquer Outro Wink
Eu simplesmente desde a primeira vez que a li entendi-a da forma que o caro Amigo tambem entendeu e, achei curioso por ser esta a primeira vez que li algo contrário aquilo que é costume...com certeza deverei/deveremos estar equivocados Confused sei lá Embarassed.

No entanto fez muito bem em não prestar demasiada atenção ás palavras naquele momento, como disse são meras palavras e ao não focar muita atenção nelas, fez algo mais importante...absorveu/disfrutou em pleno a demonstração, que é seguramente muito mais enriquecedor, afinal o nosso cerebro não consegue executar duas tarefas ao mesmo tempo Wink.
Mas se a oportunidade surgir e houver essa possibilidade...gostaria de saber.

Qual é que foi o tópico que leu, já são tantos Confused,...espero que não leve muito a letra algo que tenha dito..afinal não sou dono de razão e tenho tanta estrada para percorrer como qualquer outro, ok Smile.

Abraço

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil