Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Franz Lopes 3.o PASSO

Registrado: 28/02/07 Idade: 50 Mensagens: 522 Localização: João Pessoa - PB
|
Enviada: Sáb Mar 29, 2008 6:00 pm Assunto: |
|
|
Amigo,
Como todos já colocaram, esta planta dispensa comentários... Dá pra ficar admirando as fotos por longo tempo...
É muito inspirador e motivador, especialmente para quem admira nossas espécies nativas...
Por isso te peço que não deixe de postar novas fotos dos futuros trabalhos e desenvolvimentos, OK.
A propósito, qual a espessura atual da base do tronco?
Parabéns pelo belíssimo trabalho...
Abraços. |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Seg Mar 31, 2008 10:28 am Assunto: |
|
|
Oi Franz...
Fico contente com seus comentários... valeu mesmo!...
Eu não sei exatamente as medidas da base, mas é algo próximo a 5cm de diâmetro de tronco, no ponto em que se define a "cintura", logo acima do nebari...
No ponto em que o nebari toca o susbstrato, é algo perto de 10cm...
Agora fiquei curioso e vou medir prá ter certeza...
Abraço,
Charles |
|
|
 |
GustavoLP 1.o PASSO

Registrado: 27/02/08 Mensagens: 121 Localização: Santa Maria - RS
|
Enviada: Seg Abr 07, 2008 8:53 pm Assunto: |
|
|
Charles,
Estou recolocando este tópico para cima, pois esta jabuticaba ficou na minha mente.
Queria saber se enquanto ela estava no escorredor, vc fazia a desfolha dela ou não precisou?
abraço _________________ ___________
"Uma mente que se abre a uma nova idéia jamais retornará ao seu tamanho original" (Albert Einstein). |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Ter Abr 08, 2008 11:09 am Assunto: |
|
|
Oi Gustavo, tudo bem?
Esta jabuticabeira está comigo há cerca de 3 anos e o responsável pelo seu desenvolvimento foi o grande Hidaka!....
Portanto, a maior parte do tempo que esta jabu passou na mamadeira, estava sob os cuidados dele...
Entretanto, mesmo quando era dele, eu acompanhei por uns bons anos este trabalho, e uma das coisas que ele fazia era exatamente a desfolha total, no mínimo 2 vezes por ano... as vezes 3...
Era nesses momentos que ele fazia as podas de galhos e aramações para definir a estrutura básica...
Depois que comecei a trabalhar esta jabu, eu continuo fazendo desfolha total 2 vezes ao ano, agora para trabalhar a estrutura secundária e terciária de galhos...
Pessoalmente, eu pratico desfolha total em todas as minhas jabu, não tanto visando redução de folhas, mas sim para permitir visualizar e trabalhar melhor a planta nas aramações mais elaboradas...
Abraço,
Charles |
|
|
 |
GustavoLP 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Abr 08, 2008 2:35 pm Assunto: |
|
|
Ok, fico muito agradecido pela resposta.
Eu tb tenho uma jabuticaba no escorredor, por isso, queria saber se a desfolha era essencial.
Agora entendi que é importante, além de fazer a aramação e definição da estrutura básica dela.
abração _________________ ___________
"Uma mente que se abre a uma nova idéia jamais retornará ao seu tamanho original" (Albert Einstein). |
|
|
 |
Jefferson Paulo 1.o PASSO

Registrado: 14/12/07 Idade: 42 Mensagens: 145 Localização: Trindade - Goias
|
Enviada: Seg Jul 21, 2008 11:22 am Assunto: |
|
|
Ola Charles,
Meu amigo essa sua jabu é um espetaculo, inspirado nela comprei uma com o tronco quaze na mesma espessura....Só que ela tem um defeito no nebari, tem raizes somente de 2 lados, você sabe me dizer se ela aceita enxertia por encostia?
Abraços e parabens pelo belo exemplar.....E quando der atualiza as fotos pra gente ficar babando...
Jefferson. _________________ Jefferson Paulo
Associação Goiana de Bonsai
www.agb-bonsai.com.br
 |
|
|
 |
GustavoLP 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Jul 21, 2008 12:43 pm Assunto: |
|
|
Amigo, Charles,
Aproveitando a deixa do amigo, gostaria de saber: você retirou a raiz pivotante dela antes de colocar no escorredor?
abraço. _________________ ___________
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Ter Jul 22, 2008 11:33 am Assunto: |
|
|
Amigo Charles primeiro não tinha visto o tópico ainda, mais já tinha ouvido falar dessa MAGNÍFICA Jabuticabeira. VOCÊ ESTÁ DE PARABÉNS com letras maiúsculas.
Que espetáculo de planta não tem o que tirar nem acrescentar só admirar e ficar orgulhoso por saber que existem pessoas com tamanha capacidade para desenvolver uma planta desse níveo e compartilhar ela aqui conosco.
Agora vou perguntar
Quando você retirou ela da mamadeira a raíz pivotante dela estava para baixo reto saindo do tronco??? Ou a raíz pivotante estava saindo dela pelos lados??? Outra pergunta. É que não tenho muita sorte com as Jabuticabeiras quase sempre meus Yamadori dessa espécie não vingam. Você após retirá-la da mamadeira utilizou qual enraizador para colocá-la no vaso em definitivo???
Charles ficarei muito grato se souber me responder. Desde já agradeço a sua preciosa atenção. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Qua Jul 23, 2008 10:03 am Assunto: |
|
|
Marcos,
assim como você, a Jabuticabeira é uma das minhas preferidas!!! Textura do tronco, tamanho das folhas, bela floração/frutificação, rusticidade e resistência são algumas das características dessa espécie.
Eu também já perdi um yamadori de jabu. Talvez por causa da inexperiência de iniciante... coisas como podar as raízes e manter a copa
ou mesmo tê-lo feito numa época pouco propícia...
Mais uma vez a PACIÊNCIA deve ser a "religião" do bonsaísta; como alguém já disse no fórum, perde-se muito mais plantas por impaciência que por qualquer outra razão...
Um abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Qua Jul 23, 2008 4:26 pm Assunto: |
|
|
É amigo Édson eu não tenho sorte com minha planta preferida mesmo. Aquela minha Jabu lembra de 12 anos que o gato urinou, pois é, infelizmente ela morreu .
Chamei até um agrônomo para dar uma olhada e quando ele viu disse: Algum animal urinou em sua planta. Aí confirmei que sim era um gato ele disse que não tinha mais o que fazer por ela. Ela secou até o tronco todinho. E olha que era meu primeiro Yamadori de Jabuticabeira que vingou.
Mas não desisto e encho todos que mexem com essa espécie de perguntas. No sítio do meu sogro tem mais de 200 Jabus com idade variada desde 1 mês a 30 anos que ainda dá para arrancar do solo.
Por isso pergunto tanto sobre raíz pivotante e outras coisas. Não desisto. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

Registrado: 14/02/08 Idade: 52 Mensagens: 1240 Localização: Cambuí / MG
|
Enviada: Qui Jul 24, 2008 10:33 am Assunto: Adubação |
|
|
Charles
Vc poderia me diser como adubava essa Jaboticabeira antes de ir para o vaso?
Quais os meses e o que usava no meses que adubava? Seria de grande ajuda, pois tenho 4 plantas que precisam desenvolver mais ainda e com sua ajuda acredito que irão bem...
Grande abraço
Rogério. |
|
|
 |
aristoteles
Registrado: 15/02/07 Mensagens: 60 Localização: Campina Grande - Paraíba
|
Enviada: Qui Jul 24, 2008 5:22 pm Assunto: |
|
|
As fotos não estão aparecendo |
|
|
 |
Muba 1.o PASSO

Registrado: 28/01/08 Mensagens: 116 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qui Jul 24, 2008 9:58 pm Assunto: |
|
|
Impressionante, parabéns!
Seu trabalho ta perfeito, é bonita até sem folhas e cheia de arames.
Inspirador, não lembro de ter visto uma jabu tao bonita!
Não deixe de nos brindar com fotos , quando ela tiver cheia de folhas!
Todos nós vamos esperar! _________________ Abraço! |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 42 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Seg Out 13, 2008 2:23 pm Assunto: |
|
|
Tenho lido muitos tópicos, e esse em especial me chamou antenção, maravilhoso trabalho.
E agora, como estariua a jabu? |
|
|
 |
MAYHE

|
Enviada: Sáb Out 18, 2008 1:33 am Assunto: |
|
|
eaee como ela esta de noticias
lindo trabalho parabens |
|